Novos Olhares e Perspectivas para o Departamento de Compras

Novos Olhares e Perspectivas para o Departamento de Compras

As mudanças aconteceram com muito mais velocidade após a Pandemia. O Departamento de Compras precisou se adaptar as novas formas de comprar e se relacionar com os fornecedores e clientes internos . O mundo ficou digital e os relacionamentos mais distantes e com uma velocidade muito maior do que antes no atendimento e resolução de problemas.

A área de compras deixou de ser apenas um departamento com foco em redução de custos e passou a ser visto como um departamento estratégico e vital para as empresas, onde com a falta de matéria prima no mercado e a demanda por produtos e equipamentos para o combate ao vírus , passou a ser cada vez mais exigido e valorizado. O comprador passou a ter que buscar junto ao fornecedor uma relação de parceria e o olhar passou a não ser somente custo e sim um olhar voltado à responsabilidade social e à sustentabilidade e sem causar rupturas no processo produtivo das empresas. Outro foco que passou a ter muita importância é o da econômica circular, ou seja, produtos que possam ter uma vida útil maior gerando assim uma menor extração de recursos naturais e geração menor de lixo no planeta.

Ainda no tópico de relacionamento junto ao fornecedor, o departamento de compras passou a ter uma relação eficaz e um gerenciamento inteligente junto ao fornecedor que passou a ter uma participação no dia a dia do comprador apoiando no desenvolvimento de novos produtos e auxiliando em treinamentos on line para um uso correto dos produtos, evitando desperdícios pelo mal uso pela falta de capacitação.

A transformação digital também chegou ao departamento de compras , onde a necessidade de ferramentas e plataformas digitais tornaram-se fundamentais para um papel de Strategic Sourcing para mitigar riscos e gerenciamento de todo o processo , desde a compra até a entrega. Aprendemos também que as previsões de compras não podem deixar de considerar os fatores internos e externos e não mais a longo prazo e sim cada vez mais a curto prazo , pois com todas as variáveis que esta pandemia nos mostrou, a nossa capacidade de transformação precisa ser cada vez mais rápida e as mudanças na forma de produção e trabalho também. Assim, o olhar do comprador precisa ser sempre para o futuro, mas não mais para um futuro distante e sim para um futuro dentro desta nova realidade que a Pandemia está nos ensinando a cada dia e nos desafiando a estar cada vez mais apto para as transformações.

 

Gerente de Compras de Indiretos na TRACK&FIELD | + posts

Vinte anos de experiência na área de Suprimentos, Compras e Gestão de Contratos;
Data Driven;
Experiência em gestão de equipes multidisciplinares ;
Experiência nos seguimentos de varejo, saúde, entretenimento, elétrica e hidráulica;
Busca de oportunidades de TCO com fornecedores e clientes internos;
Implementação de catálogo eletrônico e portal de fornecedores;
Experiência em negociações através da metodologia de Strategic Sourcing;

 

 

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img
Duarte Luis Pereira
Duarte Luis Pereira
Vinte anos de experiência na área de Suprimentos, Compras e Gestão de Contratos; Data Driven; Experiência em gestão de equipes multidisciplinares ; Experiência nos seguimentos de varejo, saúde, entretenimento, elétrica e hidráulica; Busca de oportunidades de TCO com fornecedores e clientes internos; Implementação de catálogo eletrônico e portal de fornecedores; Experiência em negociações através da metodologia de Strategic Sourcing;    

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui