Novos Olhares e Perspectivas para o Departamento de Compras

Novos Olhares e Perspectivas para o Departamento de Compras

As mudanças aconteceram com muito mais velocidade após a Pandemia. O Departamento de Compras precisou se adaptar as novas formas de comprar e se relacionar com os fornecedores e clientes internos . O mundo ficou digital e os relacionamentos mais distantes e com uma velocidade muito maior do que antes no atendimento e resolução de problemas.

A área de compras deixou de ser apenas um departamento com foco em redução de custos e passou a ser visto como um departamento estratégico e vital para as empresas, onde com a falta de matéria prima no mercado e a demanda por produtos e equipamentos para o combate ao vírus , passou a ser cada vez mais exigido e valorizado. O comprador passou a ter que buscar junto ao fornecedor uma relação de parceria e o olhar passou a não ser somente custo e sim um olhar voltado à responsabilidade social e à sustentabilidade e sem causar rupturas no processo produtivo das empresas. Outro foco que passou a ter muita importância é o da econômica circular, ou seja, produtos que possam ter uma vida útil maior gerando assim uma menor extração de recursos naturais e geração menor de lixo no planeta.

Ainda no tópico de relacionamento junto ao fornecedor, o departamento de compras passou a ter uma relação eficaz e um gerenciamento inteligente junto ao fornecedor que passou a ter uma participação no dia a dia do comprador apoiando no desenvolvimento de novos produtos e auxiliando em treinamentos on line para um uso correto dos produtos, evitando desperdícios pelo mal uso pela falta de capacitação.

A transformação digital também chegou ao departamento de compras , onde a necessidade de ferramentas e plataformas digitais tornaram-se fundamentais para um papel de Strategic Sourcing para mitigar riscos e gerenciamento de todo o processo , desde a compra até a entrega. Aprendemos também que as previsões de compras não podem deixar de considerar os fatores internos e externos e não mais a longo prazo e sim cada vez mais a curto prazo , pois com todas as variáveis que esta pandemia nos mostrou, a nossa capacidade de transformação precisa ser cada vez mais rápida e as mudanças na forma de produção e trabalho também. Assim, o olhar do comprador precisa ser sempre para o futuro, mas não mais para um futuro distante e sim para um futuro dentro desta nova realidade que a Pandemia está nos ensinando a cada dia e nos desafiando a estar cada vez mais apto para as transformações.

 

Duarte Luis Pereira
Vinte anos de experiência na área de Suprimentos, Compras e Gestão de Contratos; Data Driven; Experiência em gestão de equipes multidisciplinares ; Experiência nos seguimentos de varejo, saúde, entretenimento, elétrica e hidráulica; Busca de oportunidades de TCO com fornecedores e clientes internos; Implementação de catálogo eletrônico e portal de fornecedores; Experiência em negociações através da metodologia de Strategic Sourcing;    

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um...

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um software de E-procurement 01 - Full...

As 10 competências essenciais do profissional de compras

As 10 competências essenciais do profissional de compras No último Fórum Econômico Mundial realizado em...

Procurement e o 5G?

Procurement e o 5G? O 5G permite que as empresas executem operações com mais eficiência,...

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos Conheça as tendências inovadoras em tecnologia...

Revenue Management – Gestão de Rentabilidade – Receitas

Revenue Management - Gestão de Rentabilidade - Receitas Pesquisas que integram preços e gestão de...

ESG em Procurement?

ESG em Procurement? Afinal, como devemos abraçar e fazer acontecer? 15 tópicos importantes para...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui