Importância do Saneamento de Cadastros de Materiais e Serviços

Importância do Saneamento de Cadastros de Materiais e Serviços

Devemos dar muita Importância a um Cadastro de Materiais e Serviços bem Saneado e com Governança!

Na área de Compras, a qualidade e a confiabilidade das informações do cadastro de materiais são pilares fundamentais para o sucesso das operações.

Um cadastro bem saneado e com governança robusta garante diversos benefícios, como:

1 – Tomada de Decisões Estratégicas

Um cadastro, centralizado, único e confiável elimina discrepâncias e inconsistências, multiplicidades de itens, obsolescência e fornecendo uma visão precisa da demanda, dos estoques e dos gastos com materiais.

Isso permite decisões estratégicas mais assertivas, como otimização de compras, redução de custos e identificação de oportunidades de negócio.

2 – Análise Avançada de Dados

Com um cadastro estruturado, é possível realizar análises avançadas de dados, como identificação de itens com alto valor agregado, tendências de consumo e gargalos na cadeia de suprimentos.

Essas análises além do Spend Analysis fornecem insights valiosos para a otimização das estratégias de compras e a tomada de decisões mais inteligentes.

3 – Melhoria na Eficiência Operacional

Um cadastro bem estruturado agiliza diversos processos de compras, como requisições, cotações, pedidos e acompanhamento de entregas além de evitar o retrabalho.

Evita também erros nos processos de Compras e facilita a elaboração das RFXs (RFIs, RFPs, RFQs) e até o Edital de Compras e porque não falar na elaboração do Contrato!

Isso reduz o tempo de ciclo de compras, libera recursos para atividades estratégicas e aumenta a produtividade da equipe.

4 – Conformidade Legal e Fiscal – Taxonomia

Tendo toda a taxonomia, NCM e em conformidade com as leis e normas fiscais garante segurança jurídica para a empresa e evita multas e sanções.

Com as informações corretas no cadastro, é possível realizar o gerenciamento fiscal de forma eficiente, otimizando impostos e sua contabilidade.

5 – Governança e Controle

A governança define regras para o cadastramento de novos itens, assegura o correto uso de PDMs (padrão descritivo de materiais), os fluxos de aprovações internas até a aprovação final do novo cadastro. E isso pode ser feito de forma Sistêmica.

6 – Integração com Outros Sistemas

Um cadastro bem estruturado facilita a integração com outros sistemas da empresa, como ERP, e-Procurement, MRP e CRM, otimizando o fluxo de informações e automatizando tarefas repetitivas.

7 – Uma Gestão de Cadastro (MDM Master Data Management) eficiente e inteligente

Pode contribuir com até 20% mais produtividade nos Sourcings além de contribuir para uma redução de custos de até 8%!

Investir em projetos de saneamento e governança de cadastros de materiais e serviços deveria ser uma prioridade nas empresas.

Infelizmente, essa importância é muitas vezes subestimada ou até mesmo ignorada o que traz graves consequências para todo o processo de Compras, entre outros impactos conforme mencionado.

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Compras Inclusivas

Compras Inclusivas Se sua empresa está engajada em práticas ESG...

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente Quando...

Tendências de compras 2025

Tendências de compras 2025 À medida que avançamos para um...

15 Dicas para Lidar com Conflitos e com Clientes Difíceis

15 Dicas para Lidar com Conflitos e com Clientes...
spot_imgspot_img
Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui