6 Passos para Acelerar a sua Jornada Lean

6 Passos para Acelerar a sua Jornada Lean

Líderes em organizações de todos os setores estão sempre procurando “acelerar” a  transformação em seu negócio. E, não tem nada de errado nisso. A velocidade com que as coisas acontecem não nos permite sermos tolerantes com a morosidade de antigamente.

O desafio do Lean é fazer com que os custos sejam reduzidos e a produtividade aumente, mas isso não ocorre da noite para o dia. Existem muitos obstáculos a serem superados.

Falo muito sobre dar um passo de cada vez, mas podemos ser ágeis passando por todas as etapas e para isso existem algumas maneiras básicas de acelerar sua jornada Lean. Listei os 6 passos para você acelerar sua jornada Lean. Veja:

Foque na Mudança de Comportamento

Lean é sobre pessoas. Toda mudança de negócios bem-sucedida e sustentável começa com a alta gerência (equipe de liderança). A mudança de comportamento só é possível se a cultura empresarial exigir uma nova maneira de enxergar as coisas. Isso é difícil, porque as pessoas se sentem confortáveis ​​com o jeito que estão. Você deve estabelecer uma base para que as mudanças possam acontecer. Seja facilitador da mudança!  Uma nova cultura enxuta não se desenvolverá, a menos que a equipe de liderança da organização esteja disposta a modelar e ser o exemplo dos novos comportamentos.

Líderes precisam Liderar

O comprometimento implacável do líder ou da liderança é o requisito básico para que você tenha sucesso na jornada Lean. O papel dos líderes é criar um ambiente que promova a melhoria contínua, fazendo perguntas norteadoras, apoiando as equipes enquanto testam hipóteses e comemorando melhorias, tanto no desempenho quanto no processo.

A prática dos princípios de gerenciamento enxuto exige uma mudança de mentalidade: da de um supervisor para a de um professor e treinador. Os líderes devem, por exemplo, garantir que os princípios Lean estejam sendo aplicados com o objetivo certo: Maximizar de maneira sustentável a entrega de valor ao cliente.

Um Kaizen por dia

Os eventos Kaizen são uma poderosa ferramenta de aprimoramento, porque as pessoas têm o poder de apresentar novas idéias para ajudar os negócios. Os funcionários são incentivados a usar toda a sua criatividade na solução e melhoria de problemas. O objetivo do kaizen é envolver todos os dias, em todos os lugares, na realização de melhorias simples. Essas pequenas melhorias devem, necessariamente, aumentar a produtividade e resultar em uma extraordinária e interminável transformação dos processos. As empresas que usam Kaizens descobriram que isso motiva seu pessoal, que geram “energia” extra entre aqueles que trabalham na área, produzindo na maioria das vezes ganhos imediatos em produtividade e qualidade.

O Kaizen também melhora a capacidade das pessoas de pensar, julgar e tomar decisões baseadas em fatos. O Kaizen ensina aos líderes como desenvolver outras pessoas para que possam ajudar a melhorar rapidamente os negócios. Então, está esperando o que para fomentar o Kaizen no seu negócio?

Pense bastante, Aja rápido

Se você não fizer nada, nada muda. Pense bem, analise bastante, se planeje! Mas pelo amor de Deus, resolveu ir adiante, Aja Rápido. A única cura para a inatividade é a ação. É por isso que o primeiro passo para criar uma cultura bem-sucedida de execução é criar um viés em direção à ação. Tire suas equipes das salas de conferência e entre no gemba. Faça com que levantem a bunda da cadeira! A partir daí, determine um tempo de resposta rápido, faça com que eles façam rapidamente um mapa do fluxo de valor e análises de causa raiz ​​e compartilhem seus sucessos e lições aprendidas imediatamente.

Envolva a todos na Jornada

A chave para implementar qualquer nova ideia ou conceito é o treinamento. Deve ser um treinamento de cima para baixo, para que todos estejam na mesma página. Quanto mais compreensão do que é o Lean, melhor. Você deve envolver todos do seu negócio na jornada, você não vai querer alguém de fora (conhece aquela historia da laranja ruim né?). Além disso, deve ficar claro para o time o porque de estarem implementando e os benefícios esperados, segundo estudos do Lean institute isso aumenta em mais de 60% a probabilidade de você conseguir a adesão e de a jornada dar certo.

Envolvendo a todos você garante que cada um é responsável pela transformação e não apenas empurra o trabalho para outra pessoa.

Foque na Solução e não em Ferramentas

Um dos erros mais comuns que as empresas cometem ao iniciar uma transformação Lean é tentar fazer muita coisa de uma só vez: “Vamos usar todas as ferramentas necessárias para dar certo!” Já ouviu essa frase?

Essas iniciativas de “uso ferramental” são longas, caras e muitas vezes acabam paralisadas sob o peso de sua própria ambição.

O Lean possui muitas “ferramentas” diferentes: Existem algumas ferramentas que podem e devem ser usadas em qualquer iniciativas, ex. VSM, Kanban, SMED, A3 e por aí vai. Mas o que vai fazer toda a diferença é a abordagem correta para seguir com a jornada. Começando uma análise estruturada das necessidades, oportunidades e desafios da empresa. Uma vez identificadas essas oportunidades e possíveis soluções, aí sim, são utilizadas as ferramentas que resolverão os problemas. Em outras palavras, os problemas identificam as ferramentas que serão usadas e não o contrário.

Siga esses passos e te garanto que sua jornada não só sairá do papel como também será mais ágil.

 

 

 

Fundador da Eyesight X | + posts
spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui