O Lean está com os dias contados em sua empresa!!!

O Lean está com os dias contados em sua empresa!!!

Tirando aquelas empresas que tem por cultura a redução de desperdícios e a melhoria contínua, a maioria (quase que esmagadora) das empresas que hoje falam em Lean, começaram a pensar em Lean após a crise de 16. Será que to falando bobagem?

A crise fez com que muitas empresas começassem a enxergar o Lean como uma solução para suas perdas, uma luz no fim do túnel para sua improdutividade.

Mas aquela crise forte se foi, principalmente pela alta do Óleo, e agora o que enxergavam como solução passa a ser pra muitos Custo.

Mas quais são os sinais que podem nos alertar sobre a forma como nossa empresa está caminhando? Será que conseguimos identificar estes sinais que apontam que nosso processo de melhoria vai morrer?

Listei aqui apenas 3 pontos que podem ser usados para avaliar se uma organização está prestes a fracassar em sua jornada Lean e algumas reflexões de como podemos evitar que isso ocorra.

Pense comigo!

1 – VISÃO

A Organização não tem uma visão clara do estado futuro que deseja alcançar, traduzida em atividades tangíveis. A visão pode não existir ou, se isso acontecer, não está claro para todos o que isso realmente significa.

Como os colaboradores se sentem na organização? Inspirados ou confusos com as mensagens da liderança? Tudo isso faz com que não haja foco no objetivo que é melhorar continuamente, pois não sabemos o que é necessário melhorar.

Uma forma de remediar este problema é definir uma visão convincente do futuro, ter uma missão concisa e compreensível, e traduzi-la em Objetivos Estratégicos claros para que reflitam claramente a visão.

Quando você olha seus objetivos, você consegue entender onde a empresa que chegar em um, dois ou mais anos?

2 – A JORNADA LEAN NÃO É PARTE INTEGRANTE DA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS DE SUA EMPRESA

O Programa Lean não é parte integrante da execução da visão de negócios, mas, em vez disso, é visto como um conjunto de ferramentas e técnicas de aprimoramento que os “especialistas em Lean” oferecem. Conversas e discussões em torno do Programa Lean estão repletas de argumentos sobre as metodologias, como Lean vs. Six Sigma (ou vs. Design Thinking, vs. Lean Startup, vs. Agile, etc.). Vai no Google pow!!!

A jornada Lean é uma responsabilidade de TODA a EMPRESA, e não! Não é um conjunto de ferramentas e técnicas, é mudança de comportamento!

O Programa Lean deve ser integrado como parte da Estratégia de Negócios, o desenvolvimento de materiais, políticas e procedimentos deve ser feito através do Hoshin da equipe, com o foco principal sendo o treinamento e a mentalidade do “Gemba”. O Lean é praticado diariamentetransformando a cultura da empresa.

Mas será que sempre ouço quando dou um pulo no café que, eu nasci assim, eu cresci assim….Gabrieeeela?

3 – LÍDERES DO AR CONDICIONADO E TERNOS ENGOMADOS

Líderes que passam a maior parte do tempo em seus escritórios e reuniões, sem interação real com os colaboradores, não tiram suas bundas das cadeiras não saem das suas salas com ar condicionados, não agregam valor ao negócio. (pode ser duro mas é a realidade)

Políticas, procedimentos e comunicações são enviados para os colaboradores, uma vez no ano se cascateia os objetivos, mas não há nenhum sinal visível da liderança fazendo as próprias mudanças que estão pedindo que sejam feitas. (Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço, sabe?)

A resolução de problemas é realizada remotamente e-mails e mais e-mails e nenhuma conexão, nenhuma mão na massa. Será que isso acontece de fato?

Cara, se a liderança não garantir um tempo para ir no Gemba e interagir com os colaboradores, provavelmente sua empresa não irá atinjir os objetivos propostos.

Tirar a bunda da cadeira é essencial, é aí que o valor é adicionado e é assim que se enxerga e se entende as barreiras ao fluxo de valor para o cliente, isso só é possível se estiverem próximos a ele. (Já ouviu falar em cliente interno?)

Esse elemento está intimamente ligado à Liderança Ativa (chefe tem aos montes), quanto mais tempo um Líder mostrar que se importa, mais alta a probabilidade de sucesso de sua jornada.

A jornada pela melhoria é árdua e contínua (como o nome mesmo já diz), se a ideia de implementação do Lean for algo apenas para gerar lucro, apenas para um momento ou apenas porque estamos passando por uma crise, saiba que mais cedo ou mais tarde seu processo irá naufragar (pule fora o quanto antes deste barco).

Lean é transformação de comportamento e cultura! É pra sempre e todo dia: Devemos acordar pela manhã sempre pensando no Lean nosso de Cada dia!

Se você ou sua empresa tem feito diferente ou se você conseguiu identificar outros pontos de atenção…PELO AMOR DE DEUS….Compartilhe com a gente!!! 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um...

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um software de E-procurement 01 - Full...

As 10 competências essenciais do profissional de compras

As 10 competências essenciais do profissional de compras No último Fórum Econômico Mundial realizado em...

Procurement e o 5G?

Procurement e o 5G? O 5G permite que as empresas executem operações com mais eficiência,...

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos Conheça as tendências inovadoras em tecnologia...

Revenue Management – Gestão de Rentabilidade – Receitas

Revenue Management - Gestão de Rentabilidade - Receitas Pesquisas que integram preços e gestão de...

ESG em Procurement?

ESG em Procurement? Afinal, como devemos abraçar e fazer acontecer? 15 tópicos importantes para...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui