Como Suprimentos e o Financeiro podem atuar melhor juntos e rumo ao 4.0

Como suprimentos e o financeiro podem atuar melhor juntos e rumo ao 4.0

Em um recente estudo com CPOs e profissionais de finanças, compras e marketing em mais de 200 empresas sobre seus relacionamentos entre si.

A pesquisa descobriu que 66% dos profissionais de finanças acreditam que as equipes de compras são um obstáculo aos objetivos gerais de seus negócios.

Na verdade, dados adicionais do estudo mostraram que apenas um 30 % dos entrevistados do setor financeiro acredita que Procurement realmente ajuda na redução de custos – a grande maioria a vê como uma função de apoio a iniciativas lideradas por finanças.

Por outro lado, o setor de compras pensa melhor nas finanças. 46% dos entrevistados disseram ter um relacionamento ‘muito próximo’ com finanças, em comparação com 22% do pessoal de finanças dizendo o mesmo sobre Procurement

A boa notícia é que isto está mudando e para melhor!!!!

Existem algumas maneiras pelas quais o papel do Financeiro e Procurement pode levar a um maior sucesso em uma organização.

Mas e as barreiras comuns à colaboração!

Muitos departamentos financeiros questionam… 

Se o departamento de compras pode fazer seu trabalho corretamente e com sucesso.

Mindsets tradicionais muitas pessoas têm medo da mudança e se perguntam por que deveriam mudar a maneira como sempre fizeram as coisas. Isso não é diferente para departamentos em organizações.

Falta de comunicação 

A maioria dos departamentos de uma organização se mantém isolada e se pergunta se é realmente necessário conversar com outros departamentos para seu próprio sucesso.

Qualidade de serviço 

Outra barreira para a colaboração entre os departamentos financeiro e de compras de uma organização é que eles se perguntam se o outro departamento agregará valor ao seu trabalho.

Alinhar em KPIs

As equipes de finanças e aquisições devem entender as metas umas das outras e o raciocínio por trás delas. Isso não é importante apenas para o bem da equipe de finanças. Na verdade, os membros da equipe de compras devem ser capazes de identificar e compreender o retorno sobre o investimento de suas escolhas e ações. Isso ajuda a aquisição a adotar alguns dos valores que orientam as decisões financeiras. A equipe de aquisições pode então demonstrar o impacto positivo que alcançaram – por exemplo, por meio de reduções de custos ou prevenção de custos – o que dá suporte aos KPIs de finanças.

Esclareça quem é responsável por quê

A colaboração tranquila entre duas equipes requer que ambos os lados entendam quem é responsável por quê. Para uma colaboração mais eficiente, os membros da equipe de compras e finanças devem estar alinhados sobre quem é responsável por cada atividade principal.

Esteja ciente e empático com a posição do outro lado.

 

 

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso em Procurement

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso...
spot_imgspot_img
Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui