Como Suprimentos e o Financeiro podem atuar melhor juntos e rumo ao 4.0

Como suprimentos e o financeiro podem atuar melhor juntos e rumo ao 4.0

Em um recente estudo com CPOs e profissionais de finanças, compras e marketing em mais de 200 empresas sobre seus relacionamentos entre si.

A pesquisa descobriu que 66% dos profissionais de finanças acreditam que as equipes de compras são um obstáculo aos objetivos gerais de seus negócios.

Na verdade, dados adicionais do estudo mostraram que apenas um 30 % dos entrevistados do setor financeiro acredita que Procurement realmente ajuda na redução de custos – a grande maioria a vê como uma função de apoio a iniciativas lideradas por finanças.

Por outro lado, o setor de compras pensa melhor nas finanças. 46% dos entrevistados disseram ter um relacionamento ‘muito próximo’ com finanças, em comparação com 22% do pessoal de finanças dizendo o mesmo sobre Procurement

A boa notícia é que isto está mudando e para melhor!!!!

Existem algumas maneiras pelas quais o papel do Financeiro e Procurement pode levar a um maior sucesso em uma organização.

Mas e as barreiras comuns à colaboração!

Muitos departamentos financeiros questionam… 

Se o departamento de compras pode fazer seu trabalho corretamente e com sucesso.

Mindsets tradicionais muitas pessoas têm medo da mudança e se perguntam por que deveriam mudar a maneira como sempre fizeram as coisas. Isso não é diferente para departamentos em organizações.

Falta de comunicação 

A maioria dos departamentos de uma organização se mantém isolada e se pergunta se é realmente necessário conversar com outros departamentos para seu próprio sucesso.

Qualidade de serviço 

Outra barreira para a colaboração entre os departamentos financeiro e de compras de uma organização é que eles se perguntam se o outro departamento agregará valor ao seu trabalho.

Alinhar em KPIs

As equipes de finanças e aquisições devem entender as metas umas das outras e o raciocínio por trás delas. Isso não é importante apenas para o bem da equipe de finanças. Na verdade, os membros da equipe de compras devem ser capazes de identificar e compreender o retorno sobre o investimento de suas escolhas e ações. Isso ajuda a aquisição a adotar alguns dos valores que orientam as decisões financeiras. A equipe de aquisições pode então demonstrar o impacto positivo que alcançaram – por exemplo, por meio de reduções de custos ou prevenção de custos – o que dá suporte aos KPIs de finanças.

Esclareça quem é responsável por quê

A colaboração tranquila entre duas equipes requer que ambos os lados entendam quem é responsável por quê. Para uma colaboração mais eficiente, os membros da equipe de compras e finanças devem estar alinhados sobre quem é responsável por cada atividade principal.

Esteja ciente e empático com a posição do outro lado.

 

 

Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um...

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um software de E-procurement 01 - Full...

As 10 competências essenciais do profissional de compras

As 10 competências essenciais do profissional de compras No último Fórum Econômico Mundial realizado em...

Procurement e o 5G?

Procurement e o 5G? O 5G permite que as empresas executem operações com mais eficiência,...

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos Conheça as tendências inovadoras em tecnologia...

Revenue Management – Gestão de Rentabilidade – Receitas

Revenue Management - Gestão de Rentabilidade - Receitas Pesquisas que integram preços e gestão de...

ESG em Procurement?

ESG em Procurement? Afinal, como devemos abraçar e fazer acontecer? 15 tópicos importantes para...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui