<\/span><\/h2>\nComo voc\u00ea viu nos artigos 1, 2 e 3, atrav\u00e9s do Spend Analysis<\/strong> \u00e9 poss\u00edvel identificar:<\/p>\n\n- Os fornecedores mais cr\u00edticos da empresa em volume financeiro e f\u00edsico<\/li>\n
- Os itens respons\u00e1veis pelo maior volume de gastos da empresa<\/li>\n
- Sazonalidade, tend\u00eancias de pre\u00e7o e volume de compras num per\u00edodo<\/li>\n
- Erros na codifica\u00e7\u00e3o de itens (SKUs)<\/li>\n
- Cesta de moedas (Real, D\u00f3lar, Euro, etc.)<\/li>\n
- Origem e destino das compras (log\u00edstica)<\/li>\n
- Gastos Negoci\u00e1veis x N\u00e3o Negoci\u00e1veis<\/li>\n<\/ul>\n
Diferente do que muitos pensam, empresas de qualquer porte ou setor podem implantar a metodologia de Spend Analysis e colher seus resultados<\/strong>.<\/p>\nEntretanto, para fazer essa an\u00e1lise de gastos deve-se respeitar algumas etapas e seus respectivos processos a seguir.<\/p>\n
<\/span>1\u00ba DIAGN\u00d3STICO DE GASTOS<\/strong><\/span><\/h3>\n\n- Gerar Base de Dados de Compras<\/li>\n
- Sanear a Base de Dados (gastos negoci\u00e1veis x n\u00e3o negoci\u00e1veis)<\/li>\n
- Categorizar e Sub Categorizar a Base de Dados<\/li>\n
- Avaliar a Base de Dados por Categorias e Sub Categorias (tend\u00eancias e sazonalidades)<\/li>\n<\/ul>\n
<\/span>2\u00ba MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES<\/strong><\/span><\/h3>\n\n- Analisar as pr\u00e1ticas de compras da empresa (Spot<\/em>, Contrato, Urg\u00eancias, etc.)<\/li>\n
- Identificar Oportunidades por Categoria ou Sub Categoria (brainstorming<\/em>)<\/li>\n
- Avaliar Riscos e A\u00e7\u00f5es de Mitiga\u00e7\u00e3o por Categoria ou Sub Categoria (brainstorming<\/em>).<\/li>\n<\/ul>\n
<\/span>3\u00ba ESTRAT\u00c9GIA DE COMPRAS<\/strong><\/span><\/h3>\n\n- Estudar a complexidade do Mercado Fornecedor<\/li>\n
- Conhecer o Plano de Neg\u00f3cios da Empresa<\/li>\n
- Gerar Curva ABC (80\/20), Matriz Kraljic, Matriz Beroe, entre outras<\/li>\n
- Definir estrat\u00e9gia por Categoria e Sub Categorias.<\/li>\n<\/ul>\n
<\/span>4\u00ba PREVIS\u00c3O DE RESULTADOS<\/strong><\/span><\/h3>\n\n- Estimar a Redu\u00e7\u00e3o de Custo por Categoria e Sub Categoria<\/li>\n
- Definir Crit\u00e9rios para Estrat\u00e9gia<\/li>\n
- Priorizar Categorias e Sub Categorias<\/li>\n
- Estabelecer o Baseline de cada Categorial, Sub Categoria, Produto ou Servi\u00e7o.<\/li>\n<\/ul>\n
<\/span>5\u00ba PLANEJAMENTO & EXECU\u00c7\u00c3O<\/strong><\/span><\/h3>\n\n- Identificar e envolver os principais Stakeholders<\/em><\/li>\n
- Estabelecer a participa\u00e7\u00e3o e responsabilidades de cada Stakeholder<\/em><\/li>\n
- Definir Cronograma de Execu\u00e7\u00e3o das Estrat\u00e9gias<\/li>\n
- Implanta\u00e7\u00e3o das Estrat\u00e9gias de Compras.<\/li>\n<\/ul>\n
<\/span>6\u00ba FEEDBACK & CONTROLE<\/strong><\/span><\/h3>\n\n- Definir marcos de Avalia\u00e7\u00e3o de Resultados<\/li>\n
- Diligenciar o Desenvolvimento da Estrat\u00e9gia de Compras<\/li>\n
- Mapear inconsist\u00eancias na Estrat\u00e9gia<\/li>\n
- Corrigir inconsist\u00eancias na Estrat\u00e9gia<\/li>\n
- Registrar Resultados<\/li>\n
- Comunicar Resultados.<\/li>\n<\/ul>\n
\u00c9 muito importante ressaltar que toda e qualquer implanta\u00e7\u00e3o estrat\u00e9gica em Compras deve estar associada ao Plano de Neg\u00f3cios<\/strong> da empresa.<\/p>\nCabe ao Comprador aferir se a estrat\u00e9gia de aquisi\u00e7\u00e3o de produtos e contrata\u00e7\u00e3o servi\u00e7os est\u00e1 alinhada com o Plano de Neg\u00f3cios<\/strong> da empresa para aquele determinado per\u00edodo.<\/p>\nO Comprador precisa conhecer o Plano de Neg\u00f3cios<\/strong> da sua organiza\u00e7\u00e3o e se antecipar na busca pelas melhores solu\u00e7\u00f5es no mercado fornecedor, valid\u00e1-lo ou recomendar melhorias.<\/p>\nPara isso, algumas perguntas sobre o Plano de Neg\u00f3cios<\/strong> precisam ser respondidas:<\/p>\n\n- Quais produtos e servi\u00e7os que se deseja vender?<\/strong><\/li>\n
- Por quanto tempo se deseja vender esses produtos e servi\u00e7os?<\/strong><\/li>\n
- Qual volume desejado para venda desses produtos e servi\u00e7os?<\/strong><\/li>\n
- Em que mercados (geogr\u00e1ficos) deseja-se vender esses produtos e servi\u00e7os?<\/strong><\/li>\n
- Qual a margem esperada na venda desses produtos e servi\u00e7os?<\/strong><\/li>\n
- Quais clientes ser\u00e3o atendidos por esses produtos e servi\u00e7os?<\/strong><\/li>\n<\/ul>\n
Mediante essas respostas o Comprador percebe onde a empresa est\u00e1 e onde deseja chegar, e a partir desse ponto, deve buscar meios eficientes para suportar o Plano de Neg\u00f3cios.<\/p>\n
Uma vez que voc\u00ea percebe o seu papel estrat\u00e9gico no neg\u00f3cio da empresa e age com esse prop\u00f3sito nas intera\u00e7\u00f5es com o mercado, consequentemente gera os melhores resultados e \u00e9 reconhecido.<\/p>\n
Pense nisso!<\/p>\n
Forte abra\u00e7o do seu Mentor de Carreira em Compras.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
As fases de implanta\u00e7\u00e3o do Spend Analysis Como voc\u00ea viu nos artigos 1, 2 e 3, atrav\u00e9s do Spend Analysis \u00e9 poss\u00edvel identificar: Os fornecedores mais cr\u00edticos da empresa em volume financeiro e f\u00edsico Os itens respons\u00e1veis pelo maior volume de gastos da empresa Sazonalidade, tend\u00eancias de pre\u00e7o e volume de compras num per\u00edodo Erros […]<\/p>\n","protected":false},"author":65,"featured_media":2362,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[22],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/blognagarage.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2360"}],"collection":[{"href":"https:\/\/blognagarage.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/blognagarage.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blognagarage.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/65"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blognagarage.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2360"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/blognagarage.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2360\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":2361,"href":"https:\/\/blognagarage.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2360\/revisions\/2361"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blognagarage.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/2362"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/blognagarage.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2360"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/blognagarage.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2360"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/blognagarage.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2360"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}