O dia a dia do Supply Chain

O dia a dia do Supply Chain

A área de Supply Chain, ou Cadeia de Suprimentos, para mim, é uma das mais dinâmicas dentro da empresa, sendo responsável pelo planejamento, análise, organização de demanda e da necessidade de compra (matéria prima ou o produto final), considerando sempre:

1) as melhores condições de qualidade, entrega, e, custo;

2) assegurando uma logística eficiente (seja internacional ou local) dentro do prazo de entrega acordado;

3) atendendo, e, superando, as expectativas, do cliente final (interno ou externo), do começo ao fim de toda gestão do processo produtivo.

O profissional desta área, quase sempre, está inserido, em um cenário bastante desafiador, onde precisará driblar muitas variáveis, que surgem no caminho, como a inflação interna no Brasil, pandemias, variação cambial, guerras, falta ou atraso de materiais, entre outros.

Ter resiliência, foco e agilidade, para pensar “fora da caixa” e trazer soluções inovadoras, e obter resultados diferentes junto aos acionistas, é um trabalho que exige estratégia e dedicação.

Também com o objetivo de apoiar outros departamentos internos da companhia, na busca pelas melhores e mais diversificadas alternativas do que existe no mercado, mapeando fornecedores disponíveis, gerenciando risco, administrando contratos, a fim de manter o equilíbrio entre custo e receita, garantindo uma cadeia de abastecimento segura, saudável e sustentável, para todos os materiais diversos envolvidos no fluxo da gestão da cadeia produtiva.

Apesar de tantos desafios, o dia a dia traz muitos aprendizados, trocas de informação, entre os profissionais que aqui atuam, tendo essencialmente um time multidisciplinar, eficaz, focado e atualizado, para agir em prol às várias frentes do negócio, seja como planejador da demanda, comprador de materiais e/ou serviços (nacionais ou importados), especialistas de produtos, profissionais de importação & exportação, ou, ainda, pessoas das áreas de recebimento, expedição, e, logística.

Enfim, trabalhar com Supply Chain é se sentir vivo!

Uma área extremamente apaixonante, sensível, crítica, e, analítica, que está focada na resolução de problemas & melhorias, trazendo soluções para às outras demais áreas internas, valor agregado aos processos, e, ao core business, focada nas pessoas, na redução de custos e despesas, e, na agilidade de toda cadeia produtiva, e, claro, na maior satisfação do cliente.

 

 

 

 

Procurement Manager, Gerente de Compras, Strategic Sourcing Manager, Supply Chain Manager | + posts

I am a Professional with more than 18 years of experience into Procurement & Supply Chain (Import, Facilities, Demand Planning) areas.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Importância do Saneamento de Cadastros de Materiais e Serviços

Importância do Saneamento de Cadastros de Materiais e Serviços Devemos...

Inovação aberta em compras: a importância da colaboração e parcerias estratégicas

Inovação aberta em compras: a importância da colaboração e...

Soft Skills: A Diferença Entre Estagnação e Realização

Soft Skills: A Diferença Entre Estagnação e Realização Eu tenho...

A importância do Compliance em Compras

A importância do Compliance em Compras Antes de iniciar esta...

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de Compras!

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de...
spot_imgspot_img
Luciana Morais
Luciana Morais
I am a Professional with more than 18 years of experience into Procurement & Supply Chain (Import, Facilities, Demand Planning) areas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui