Aprender não tem idade: o equilíbrio entre motivação e curiosidade para mover-se rumo ao aprendizado

Aprender não tem idade: o equilíbrio entre motivação e curiosidade para mover-se rumo ao aprendizado

Todas as vezes em que estou desenhando uma solução de aprendizado para um de nossos clientes, ou ainda, durante um dos treinamentos da PG, trago para a minha audiência os desafios de mover adultos para o aprendizado.

O adulto, diferente da criança, precisa de um objetivo. Crianças estão ávidas por aprender, descobrir o mundo e seus cérebros são imensos HDs com muito espaço livre.

Já nós, adultos, estamos selecionando aquilo que será gravado. E como fazer essa escolha? Entendendo qual a vantagem ou objetivo em gravar aquele novo fato em nosso HD.

Esse é o primeiro dos 6 princípios da Andragogia: A necessidade do aprendiz de saber (Andragogia é a ciência de orientar adultos no processo de aprendizagem. Essa teoria foi publicada em 1973 por Malcolm Knowles, educador americano).

Desde o início da pandemia da COVID-19, a vida de todos mudou significativamente.

As restrições de movimento, a preocupação econômica e a preocupação com a saúde tornaram a vida difícil para muitos de nós quando o tema é gestão do tempo e consumo de informações.

Um dos efeitos colaterais discutidos é o impacto na educação de adultos e todo esse novo espectro de desafios que se apresentou diante de nós.

Encontrar equilíbrio entre as responsabilidades de trabalho, cuidados com a casa e a família, e o aprendizado pode ser um dos maiores desafios na atualidade, pois essas atividades competem entre si em busca de um espaço dentro de um dia com apenas 24 horas.

Além disso, a falta de interação social que muitos adultos experimentam pode tornar o aprendizado menos atraente.

Entretanto, as barreiras para o uso da tecnologia no ensino foram implodidas e assim pudemos acessar conteúdos que antes estavam a milhares de quilômetros de distância.

Passamos a fazer cursos livres, formações e graduações sem sair de nossas casas, usando celulares e computadores como sala de aula.

Mas, por que tudo isso ainda não é capaz de nos mover pra o aprendizado? Porque é preciso querer.

E pra querer, é preciso pensar qual o objetivo  daquele aprendizado: qual das minhas dificuldades será resolvida?

Eu sempre uso o exemplo da Carteira de Motorista: Naquelas infinitas aulas teóricas, nas voltas no quarteirão e nas balizas você aprende a passar no exame.

Aprender a dirigir, vem depois. E só acontece se você quiser e perceber que pra chegar mais rápido, sair, viajar e experimentar a sensação de filme com “janelas abertas, vento e música alta”, só tirando o carro da garagem e enfrentando aquelas 5 pistas cheias de carros, caminhões e motos.

Pra aprender, é preciso aproveitar a estrada e pensar no que te espera do outro lado.

Então, pra aprender sobre a Metodologia Estratégica de Compras, é preciso pensar que você deseja percorrer caminhos testados e que alguém já percorreu um dia para assim, executar um Strategic Sourcing com resultados incríveis!

Temos que idealizar a oportunidade de levar nossos problemas para a aula e encontrar alguém que tem os mesmos e melhor, que já os solucionou e vai dividir essa informação conosco.

É preciso lembrar que a partir da experiência de outra pessoa você vai construir a sua com novas estradas, caminhos e saídas. E vai construir novas relações também!

É preciso resgatar a curiosidade e perguntar mais vezes “Como será que…….”, que é a pergunta que já fizemos tantas vezes quando crianças.

Adultos que possuem uma mente curiosa tendem a se interessar por assuntos diversos e buscar informações e conhecimentos em muitas áreas.

A curiosidade pode estimular a criatividade e a imaginação, além de ser uma fonte de motivação para aprender novas habilidades e conhecimentos.

A curiosidade nos leva a percorrer caminhos e chegar em lugares inesperados e incríveis. E portanto, a curiosidade nos leva para o aprendizado.

Eu te convido a deixar sua curiosidade se manifestar e fazer uma breve lista mental de coisas que deseja descobrir, caminhos que almeja percorrer e soluções que deseja encontrar e construir no seu dia a dia.

E se quiser me contar quais itens fazem parte da sua lista, vai ser uma alegria poder te ouvir e ajudar a desenhar o mapa para percorrer essa jornada!

Mariana Barreto
Head PG Education | + posts
spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Procurement de Salto – Entrevista com Danielle Sampaio

Procurement de Salto - Entrevista com Danielle Sampaio Olá ComprAmores, Simplesmente...

SLA Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço em Compras!

SLA Service Level Agreement - Acordo de Nível de Serviço em Compras Os...

A gestão eficaz dos clientes internos

A gestão eficaz dos clientes internos A Gestão dos clientes...

O que se espera do profissional de Compras em 2024?

O que se espera do profissional de Compras em...

10 Competências que todo comprador de sucesso precisa ter

10 Competências que todo comprador de sucesso precisa ter Como...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui