Por que o compartilhamento de conhecimento é importante no local de trabalho?

Por que o compartilhamento de conhecimento é importante no local de trabalho?

O compartilhamento de conhecimento no trabalho pode ser definido como o processo de transferência de conhecimento entre colaboradores, seja sobre assunto relacionados à própria empresa ou fora dela.

Assim ocorre instintivamente nos bate-papos no cafezinho onde contamos sobre o filme que assistimos no final de semana ou o restaurante novo que inaugurou na cidade, dividir aquilo que se aprende em experiências profissionais contribui genuinamente com o clima organizacional.

As organizações com uma cultura de compartilhamento de conhecimento são aquelas que naturalmente se tornam mais eficazes e com maior capacidade de inovar.

Para os colaboradores, o compartilhamento de conhecimento é tão importante quanto.

Dentre muitos benefícios, podemos destacar:

MOTIVAÇÃO

Quando as pessoas são estimuladas a compartilhar conhecimento e contribuir com o desenvolvimento da equipe, a motivação pelo aprendizado aumenta e o departamento torna-se mais colaborativo e eficiente.

ESPÍRITO DE EQUIPE

O espírito de equipe se desenvolve quando as pessoas aprendem umas com as outras, dividem conhecimentos e experiências.

Especialmente quando uma pessoa percebe que pode fazer melhor o seu trabalho por meio de uma comunicação acessível, sem barreiras e preconceitos.

Enquanto que a exposição dos pontos fortes pode encorajar os demais da equipe, partilhar os pontos fracos, cria vínculos.

E como menciona a escritora best-seller, Brené Brown: “Vulnerabilidade é o berço da inovação, criatividade e mudança.”

PRODUTIVIDADE

Quando as pessoas compartilham suas experiências positivas, ou seja, dividem resultados de sucesso, isso torna a equipe mais motivada e produtiva.

Porém quando participamos experiências negativa e mal sucedidas, nossos pares aprendem conosco, desenvolvem novas formas de pensar e agir, e evitam repetir o mesmo erro.

Isso gera evolução na mentalidade profissional e inovação.

CONEXÃO

Ao compartilhar informações, você genuinamente demonstra preocupação com seus colegas de trabalho.

Esse ato verdadeiro de empatia e solidariedade conecta as pessoas em torno de objetivos comuns, sejam conexões profissionais como pessoais.

Esse vínculo gera unidade e aqueles que ainda não se sentem conectados, buscam formas de se juntar aos demais através do mesmo propósito.

AUTORIDADE

Dividir conhecimento gera autoridade e visibilidade na empresa.

Quando você demonstra domínio sobre um assunto, espontaneamente as pessoas passam a reconhecê-lo como uma fonte confiável de informação e passam indicá-lo para outras pessoas.

Sua exposição aumenta em proporção que você compartilha a sua especialização.

Esse reconhecimento na empresa é muito mais sólido do que qualquer título descrito no currículo. É sobre isso que as pessoas vão lembrar de você.

RECONHECIMENTO

Para muitos, o maior benefício de compartilhar informação é se sentir ouvido. Para outros, é receber conhecimento de alguém.

Quando isso ocorre, a sensação de reconhecimento pelo seu trabalho e pela sua dedicação, gera motivação por melhores resultados.

Em consequência, sua valorização por pares e líderes é inevitável. Espontaneamente as oportunidades surgem quando seu nome passa a ecoar na mente daqueles que decidem dentro da empresa.

Pense nisso, desenvolva-se continuamente e compartilhe o que aprendeu.

Forte abraço, vem comigo e vamos voar!

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 3

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 3 Nos dois primeiros...

Podemos ir além de pedir descontos e negociar estrategicamente!

Podemos ir além de pedir descontos e negociar estrategicamente! Embora...

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 2

Implementação do FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 2 No...

5 estratégias para Compras e Contratações para a área de Marketing!

5 estratégias para Compras e Contratações para a área...

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais – Parte 1

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais - Parte 1 FRAME AGREEMENT...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui