Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias

O Blog na Garage entrevistou o Ramon Farias – Fundador da Escola do BEN (Eyesight), Membro do Conselho da FIRJAN e Especialista na Metodologia Lean.

PERGUNTA 1

BLOG NA GARAGE – Ramon, primeiramente muito obrigado por dedicar alguns minutos do seu tão concorrido dia para conversar com o BLOG NA GARAGE e todos os nossos leitores.

RAMON FARIAS –  Grande Leo, o prazer é meu em poder fazer parte desse Blog que tem ajudado tanta gente a entender como se posicionar no mercado. E, mais ainda por estar aqui com você que além de amigo, é um profissional de alta performance. Sempre aprendo com você meu caro!

PERGUNTA 2

BLOG NA GARAGE – Para começar nosso bate-papo, como surgiu Compras na sua vida e quais foram seus maiores desafios e realizações?

RAMON FARIAS – Minha jornada na área de compras começou de maneira inesperada durante meu primeiro emprego em uma empresa de pequeno porte. Enquanto trabalhava em um projeto, percebi a importância estratégica das decisões de compra para o sucesso da empresa.

Fascinado pela complexidade e pelo impacto direto no resultado final, decidi me aprofundar nesse campo desafiador. Mas voltei a esse mundo depois de passar pela área de planejamento, lá na TechnipFMC.

Meus maiores desafios incluíram aprender a lidar com fornecedores diversos, negociar contratos vantajosos e garantir o fornecimento oportuno e eficiente de materiais e serviços essenciais para as operações da empresa. Além disso, entender as complexidades legais e regulatórias relacionadas às compras foi uma curva de aprendizado constante.

No entanto, ao longo do tempo, desenvolvi habilidades sólidas de negociação, análise de mercado e gerenciamento de relacionamento com fornecedores. Implementei processos mais eficientes, reduzindo custos e aumentando a qualidade dos produtos e serviços adquiridos pela empresa, principalmente atrelando técnicas de melhoria contínua.

Minhas maiores realizações incluem a implementação bem-sucedida de estratégias de sourcing que resultaram em economias significativas para a empresa, a criação de parcerias estratégicas com fornecedores-chave e o reconhecimento pela minha capacidade de otimizar os processos de compras para melhorar a eficiência operacional da organização. Principalmente, trazendo um bocado de projetos para empresa.

Em suma, minha jornada na área de compras tem sido repleta de desafios estimulantes e realizações gratificantes, que me levaram a crescer profissionalmente e a contribuir de forma significativa para o sucesso da empresa.

PERGUNTA 3

BLOG NA GARAGE – Sei que uma das suas grandes paixões é a Metodologia Lean. Como, quando e por que você se interessou por essa área?

RAMON FARIAS – Meu interesse pela Metodologia Lean começou quando trabalhava na Orange Business.

Um colega chamado Dieter Goebel me introduziu a esse mundo. Conforme aprendia mais, percebia as oportunidades que o Lean oferecia para melhorar processos e aumentar a eficiência.

Desde então, tenho sido um defensor dessa abordagem, buscando constantemente aplicá-la para impulsionar a excelência operacional nas organizações.

PERGUNTA 4

BLOG NA GARAGE – Como você tem notado a adoção das práticas Lean nas empresas brasileiras?

RAMON FARIAS – A adoção das práticas Lean nas empresas brasileiras tem sido desafiadora, com muitas enfrentando dificuldades na implementação devido à resistência à mudança, falta de compreensão dos princípios Lean e problemas na sustentação das melhorias.

Apesar disso, algumas organizações têm alcançado sucesso notável ao investir em liderança comprometida, treinamento dos funcionários e uma cultura organizacional voltada para a melhoria contínua.

Essas empresas destacam-se por uma abordagem pragmática e adaptativa à implementação do Lean, resultando em operações mais eficientes e ágeis (mais são exceções).

PERGUNTA 5

BLOG NA GARAGE – E na área de Compras, é possível utilizar o Lean? Quais são os benefícios?

RAMON FARIAS –  Sim, é totalmente possível e altamente benéfico aplicar os princípios do Lean na área de Compras. Ao adotar uma abordagem Lean nas operações de compras, as empresas podem colher uma série de benefícios significativos.

Primeiramente, a implementação do Lean na área de Compras pode resultar em uma redução significativa de desperdícios, como excesso de estoque, atrasos de fornecimento e processos ineficientes de compra. Isso leva a uma otimização dos processos, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.

Além disso, a abordagem Lean na área de Compras pode promover uma maior colaboração com os fornecedores, resultando em relacionamentos mais estratégicos e parcerias de longo prazo.

Isso pode levar a negociações mais vantajosas, melhor qualidade de produtos e serviços adquiridos e uma resposta mais ágil às mudanças no mercado.

Ao eliminar atividades que não agregam valor e concentrar os esforços em áreas-chave, as equipes de Compras podem se tornar mais ágeis e focadas em atender às necessidades da organização de maneira eficaz.

PERGUNTA 6

BLOG NA GARAGE – O setor de Compras exige uma formação diversificada, independente da graduação e do setor de mercado em que o profissional atua. Como professor e atuando há muito tempo em Supply Chain, quais são as habilidades fundamentais para o Comprador diante do chamado mundo BANI?

RAMON FARIAS – No contexto do mundo BANI, onde a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade são predominantes, os compradores precisam desenvolver habilidades essenciais para navegar nesse ambiente desafiador.

Isso inclui uma capacidade aguçada de adaptação e flexibilidade para lidar com mudanças rápidas e imprevisíveis, uma mentalidade analítica e orientada para dados para tomar decisões embasadas, habilidades de comunicação eficazes para negociar e colaborar com uma ampla gama de partes interessadas e um forte foco na inovação e resolução de problemas para enfrentar os desafios emergentes de forma criativa e proativa.

Além disso, a capacidade de construir e manter relacionamentos estratégicos com fornecedores confiáveis e de confiança é fundamental para garantir o sucesso no ambiente dinâmico do mundo BANI.

PERGUNTA 7

BLOG NA GARAGE – Para concluir nossa entrevista, que frase inspiradora você gostaria de deixar para nossos leitores, profissionais de Compras, Logística e Supply Chain?

RAMON FARIAS –  Seja duro com processos e gentil com as pessoas.

Meu amigo tudo gira em torno das pessoas, você quer crescer como profissional e pessoalmente? Seja humilde e gentil.

Obrigado pela oportunidade e até a próxima.

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Inovação aberta em compras: a importância da colaboração e parcerias estratégicas

Inovação aberta em compras: a importância da colaboração e...

Soft Skills: A Diferença Entre Estagnação e Realização

Soft Skills: A Diferença Entre Estagnação e Realização Eu tenho...

A importância do Compliance em Compras

A importância do Compliance em Compras Antes de iniciar esta...

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de Compras!

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui