Entrevista com Mariana Reis – Especialista em Gestão de Carreiras

Entrevista com Mariana Reis – Especialista em Gestão de Carreiras

Entrevista com Mariana Reis – Especialista em Gestão de Carreiras | Headhunter | Palestrante | Autora do livro “Tô me formando, e agora?”

PERGUNTA 1

BLOG NA GARAGE: Mariana, primeiramente é um prazer fazer essa entrevista com você. Lembro muito bem o início da sua carreira e hoje me orgulho de ver sua evolução e autoridade quando o assunto é Gestão de Carreira. Conta um pouco pra gente sobre a sua trajetória profissional.

MARIANA REIS: Eu que agradeço, Léo, pelo convite. Para mim, é um prazer estar aqui hoje contando um pouquinho mais da minha experiência e compartilhando direcionamentos práticos de carreira para ajudar os profissionais a se inserirem e a se destacarem no mercado.

Eu sou formada em administração de empresas pela IBMEC, comecei a minha carreira na Indústria de óleo e gás na área de recursos humanos com passagens por duas multinacionais depois fiz uma internacionalização da minha carreira onde tive a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos em Barcelona e fiz o mestrado em gestão de projetos.

Em Barcelona  comecei a trabalhar em uma startup onde atuava como Headhunter Global, recrutando para o mercado europeu e asiático e, literalmente, entrevistando e conduzindo processos seletivos em todos os continentes, em mais de 20 países.

Essa experiência me trouxe algo muito valioso, que foi o entendimento de não só como o mercado nacional busca nos talentos, mas como o mercado internacional também funciona e o que as empresas a nível global estão buscando hoje nos candidatos.

Quando eu voltei para o Brasil eu fundei a empresa UPTALENT, onde nós somos um hub de soluções em RH para o mercado de trabalho.

Nós temos soluções corporativas para empresas de treinamento & desenvolvimento, palestras, oficinas, recrutamento e seleção e também temos um forte portfólio para pessoa física onde já contribuímos com a transição de carreira de profissionais em mais de 19 países nas empresas mais desejadas pelo mercado.

Eu sou completamente apaixonada por contribuir com a inserção e o desenvolvimento de talentos no mercado de trabalho.

PERGUNTA 2

BLOG NA GARAGE: Nos dia de hoje falamos muito sobre Inteligência Artificial e outras evoluções tecnológicas que vêm mudando as relações profissionais. Como você percebe essa influência e como o profissional, seja jovem ou mais experiente, deve encarar essa realidade?

MARIANA REIS: Eu acredito que a inteligência artificial será uma das tecnologias que mais vai impactar o mercado de trabalho daqui pra frente.

Então, como no passo já tivemos que nos adaptar para diversas outras tecnologias, teremos que olhar para IA como uma nova parceira estratégica da nossa carreira. Não acredito que temos que ter medo da nova tecnologia, mas sim buscar qualificação.

Olhe hoje para sua área de atuação. Existe já algum curso de inteligência artificial aplicada à sua área de atuação? Se sim, faça esse curso, porque está comprovado que a inteligência artificial pode aumentar muito a nossa produtividade, a nossa entrega, para que a gente tenha mais tempo para exercitar a nossa visão estratégica, a nossa criatividade deixando a IA com atividades rotineiras.

Então, é olhar para essa tecnologia como uma oportunidade, uma parceira estratégica que somado à nossa competência, pode nos permitir ter mais tempo para atuar cada vez mais de forma estratégica e não que vai tomar o lugar de quem estiver aberto para ela.

Vai tomar o lugar sim de quem não tiver flexibilidade, adaptabilidade e não se movimentar agora. Eu acho que a questão é, não espera esse tema crescer mais, não espera evoluir, se antecipe e chegue você junto com essa tendência.

PERGUNTA 3

BLOG NA GARAGE: Pegando um gancho no tema “Fluência na Linguagem Digital”, quais são as habilidades técnicas mais valorizadas pelo mercado e que todo profissional precisa desenvolver para ser bem sucedido?

MARIANA REIS: Para mim, uma das competências técnicas mais desejadas pelo mercado são:

Gestão de projetos: Nós temos uma mudança de governança no mundo, passando de uma gestão matricial para uma gestão projetizada. Tudo é projeto hoje dentro das empresas, então eu vejo uma grande ascensão de conhecimento de metodologias ágeis de gestão de projetos.

Segundo ponto Gestão de Riscos: uma visão crítica para mitigar risco, então gestão de risco também vejo como uma das principais pautas do mercado de trabalho, essa necessidade do colaborador de sempre ao tomar uma decisão pensar também nos riscos envolvidos e como mitigá-los.

Gestão de processos: não existe inovação sem processo. Criatividade é comportamento, inovação é processo. Então, como todos nós estamos sendo cobrados por ser profissionais inovadores, você precisa melhorar o processo, você precisa ter uma visão crítica da sua rotina, fazendo ela muito bem mas nunca se conformando.

Avalie a sua rotina e pense: como eu posso fazer isso de uma melhor forma? Então, um olhar crítico para a melhoria de processos. Uma visão analítica também, hoje em dia a gente vive em um “boom” de informação, muita gente está chegando no dado, mas não sabe transformar esse dado em informação e o que difere o dado de informação? CENÁRIO.  então falta essa leitura de cenário, conectar os dados com fatores macro, econômicos, políticos, tendências, riscos para uma tomada de decisão assertiva.

PERGUNTA 4

BLOG NA GARAGE: Quando falamos sobre recolocação ou até mesmo primeiro emprego, o LinkedIn é o melhor caminho para atrair as empresas? O que o profissional deve atentar na gestão do seu perfil no LinkedIn?

MARIANA REIS: O Linkedin é a maior rede social profissional do mundo. Então, quem não tem Linkedin ativo hoje, perde uma oportunidade diária de se conectar com alguma oportunidade melhor de carreira. Então, para mim, é imprescindível estar no Linkedin.

Todos os recrutadores do mundo utilizam essa ferramenta para recrutar. Então, é muito comum se você está bem posicionado na plataforma que recrutadores cheguem até você, te convidando para participar de processos eletivos.

Recomendo que vocês se preocupem com três grandes processos no Linkedin.

  1. Preenchimento correto do seu perfil: Preencha da melhor forma possível com muita palavra -chave da sua área de atuação.
  2. Expansão da sua rede de relacionamento. Uma vez que seu perfil está super bem preenchido, você começa a expandir o seu relacionamento, adicionar pessoas, lembrando que Linkedin não é para melhor amigo.Você pode e deve adicionar pessoas que você não conhece, mas que é da sua área ou tem interesse em comum com você.
  3. Engajar, gerar conteúdo, movimentar a plataforma. Não adianta só ter o Linkedin preenchido, quanto mais você movimenta mais o seu nome é projetado para o mercado e mais oportunidades podem de conectar com você. No meu livro, “Tô me formando, e agora?” eu compartilho o passo a passo para você ter um Linkedin estratégico que chama a atenção dos recrutadores.

PERGUNTA 5

BLOG NA GARAGE: E o famoso CV? Quando faço seleção de profissionais, recebo diferentes modelos que me deixam um pouco confuso… Existe alguma forma mais interessante de escrever o currículo que desperte a atenção do avaliador? O que deve ter e que não deve ter no CV?

MARIANA REIS: O seu currículo hoje para atrair a atenção dos recrutadores e dos líderes, ele precisa ser assertivo, então se você está em início de carreira, tenta manter em uma página no máximo duas, e se você já tem mais anos de carreira, mesmo assim, tente não passar de duas páginas, ele precisa ter muita palavra-chave da sua área de atuação para ele poder vencer os sistemas de recrutamento, os robôs.

Além disso acredito que currículo bom tem número, então traga números para tangibilizar as suas conquistas e  resultados número é uma das melhores formas para vender autoridade também.

Conte as principais rotinas da sua área de atuação, a parte mais importante do seu currículo é como você está descrevendo a sua experiência, principalmente as últimas, que é o que o mercado está mais atento, então descreva as suas experiências profissionais com detalhes.

Faça uma boa curadoria das suas informações, porque hoje estamos vivendo no mercado muito assertivo, então não é sobre colocar tudo no seu currículo mas selecione de forma estratégica os pontos que mais vão te conectar com o próximo passo da sua carreira.

PERGUNTA 6

BLOG NA GARAGE: Para muitos profissionais o momento da entrevista ainda é um pesadelo! Existem segredos ou atalhos para o sucesso na hora da entrevista?

MARIANA REIS: O primeiro passo para se preparar para uma entrevista é responder a pergunta: Quais são as suas top 5 forças e fraquezas dividas em técnicas e comportamentais? depois que você tiver isso no papel traga um caso prático que tangibilize esse atributo que você está se auto afirmando Parece óbvio mas eu vejo que muitos profissionais não passam nas Entrevistas porque desconhecem os seus próprios atributos ou querem vender algo que nem eles mesmos acreditam que são.

Se  prepara para responder à pergunta “Me conte um pouco sobre” tenha uma narrativa interessante, estudo também sobre a  empresa: concorrentes, clientes, setor..

E responda quais as suas motivações de “Por que essa empresa e não nenhuma outra do mercado?” são perguntas imprescindíveis para suas próximas entrevistas.

PERGUNTA 7

BLOG NA GARAGE: Para fechar nossa entrevista, que frase você gostaria de deixar para nossos leitores, profissionais de Compras, Logística e Supply Chain?

MARIANA REIS: Duas frases importantes que eu sempre uso é “Nunca se acomode na sua Fortaleza” uma vez que você Identifique Qual é o seu ponto forte nunca pare de investir em cursos, relacionamentos e tempo para melhorar aquilo que você já é o melhor.

Você tem que destacar o seu ativo e mitigar o risco do seu passivo. Não passe uma vida inteira e uma carreira apenas tentando melhorar uma fraqueza. O segundo ponto é “Nunca Transfira a responsabilidade da sua para mim uma empresa ou instituição”se não você vai acordar todos os dias para viver o projeto de vida do seu chefe, da eu equipe, de todos menos o seu.

E é impossível ser feliz e realizado com a sua carreira de acordando para viver todos os dias o projeto de vida que todos tem para você menos você. O meu desejo é que vocês possam viver única e exclusivamente o projeto de vida e o projeto de carreira que vocês tem para vocês. Contem comigo nessa jornada.

 

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui