Modelo de Pesquisa NPS para Avaliar a Satisfação dos Clientes Internos

Modelo de Pesquisa NPS para Avaliar a Satisfação dos Clientes Internos

A medição da satisfação dos clientes internos é crucial para o sucesso de qualquer organização.

A insatisfação dos clientes internos pode levar a diversos problemas, como:

  • Ineficiência
  • Retrabalho
  • Atrasos;
  • Comunicação deficiente;
  • Baixa produtividade;
  • Falta de engajamento;
  • Riscos e erros;
  • Falhas de segurança;
  • Rupturas no fornecimento.

O Modelo NPS

O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica utilizada para medir a fidelidade do cliente.

A pesquisa NPS é simples e eficaz, consistindo em uma única pergunta normalmente quando se trata de clientes externos.

Mas é fundamental ter massa crítica, ou seja pelo menos 30 pessoas respondendo a pesquisa.

“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar o nosso departamento de Compras a um colega?”

O Modelo de NPS para Clientes Internos

Para avaliar a satisfação dos clientes internos, o NPS pode ser adaptado da seguinte maneira:

1 – Pergunta principal

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar [nome do departamento/serviço] a outro departamento/equipe?

2 – Perguntas complementares

  • O que você mais gosta de [nome do departamento/serviço]?
  • O que você menos gosta de [nome do departamento/serviço]?
  • Há algo que [nome do departamento/serviço] possa fazer para melhorar sua experiência?
  • Que tipo de suporte você gostaria de receber de [nome do departamento/serviço]?

3 – Segmentação da pesquisa

A pesquisa NPS pode ser segmentada por departamento, equipe ou tipo de serviço para identificar áreas específicas de melhoria.

4 – Cálculo do NPS

O NPS é calculado subtraindo a porcentagem de detratores (notas 0 a 6) da porcentagem de promotores (notas 9 e 10). Os neutros (notas 7 e 8) não são considerados.

5 – Interpretação do NPS

  • NPS acima de 70: Excelente nível de satisfação.
  • NPS entre 50 e 70: Bom nível de satisfação, mas há espaço para melhorias.
  • NPS abaixo de 50: Nível de satisfação insatisfatório.

6 – Ações de melhoria

Os resultados da pesquisa NPS devem ser utilizados para identificar áreas de melhoria e implementar ações corretivas.

Mantenha os clientes internos informados sobre as melhorias implementadas.

Os Benefícios do NPS para Clientes Internos

  • Melhora a comunicação e colaboração entre departamentos.
  • Aumenta a produtividade e a eficiência.
  • Reduz custos e riscos.
  • Melhora o moral e a motivação dos colaboradores.
  • Promove uma cultura de feedback e melhoria contínua

Detalhes Importantes

É importante comunicar os resultados da pesquisa NPS a todos os colaboradores e implementar ações de melhoria com base nos feedbacks recebidos

  • O NPS é apenas uma métrica, e outras ferramentas devem ser utilizadas para avaliar a satisfação dos clientes internos

Utilize a expertise da Procurement Garage para implementar o modelo e gestão da Pesquisa de NPS às necessidades específicas da sua área e organização.

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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