As principais habilidades e competências de compras

As principais habilidades e competências de compras

1 – Gestão Estratégica

A Gestão Estratégica se baseia no conhecimento aprofundado desse mercado e oferece insights para as empresas.

Profissionais de compras com essa habilidade podem influenciar organizações sobre tamanho de mercado, crescimento projetado, concorrência e lucratividade do setor.

2 – Gerenciamento de categoria

O objetivo do Gerenciamento de Categorias é atuar como uma unidade de negócios e se concentra em produzir resultados de curto, médio e longo prazos, alinhados com as expectativas do cliente interno.

Mas mantendo sua posição estratégica e independente.

3 – Gerenciamento de projetos

A habilidade de gerenciamento de projetos é inestimável não apenas para profissionais de compras, mas também para profissionais de qualquer setor.

Trata-se basicamente de iniciar, planejar, executar, controlar ou seja rodar o PDCA e PMObok.

Esta habilidade se concentra em atingir metas especificadas dentro de um tempo especifico como em OKRs por exemplo.

4 – Gestão de Relacionamento

O Gerenciamento de Relacionamento é uma habilidade estratégica necessária aos profissionais de compras para manter um relacionamento contínuo com os clientes e fornecedores. Seja B2B ou B2C.

Tenha o SRM na agenda e com foco em Alianças Estratégicas além do ESG.

5 – Habilidades de Negociação

Boa habilidade de negociação é uma característica indispensável para um profissional de sucesso.

Também é parte integrante da gestão de relacionamento; interações formais e informais do dia-a-dia e para a negociação de acordos com economia e avanço estratégico em mente.

6 – Experiência financeira

Você pode ter todas as habilidades de gerenciamento, mas se não estiver interessado em avaliação financeira de suas categorias e fornecedores, você está perdendo boas oportunidades ou correndo riscos.

Avaliar suas habilidades em métricas e relatórios e como você criará uma estratégia de negócios irá determinar o sucesso ou não de sua performance.

7 – Habilidades analíticas

Em nossa vida cotidiana, muitas vezes estamos presos em encontrar soluções para problemas comuns. Essa habilidade como profissional de compras é básica e essencial.

Reserve um tempo para desenvolver esse traço analítico em suas transações diárias.

Um especialista no assunto com habilidades analíticas sempre tem vantagem sobre os demais.

8 – Conhecimento de Tecnologia

Há uma infinidade de soluções da nova era que estão simplificando os negócios, principalmente a função de compras. A compreensão da tecnologia compreendendo e-Procurement, RPA, Inteligência Artificial, Machine Learning, Big Data, Blockchain, Digital Twins etc, é essencial.

9 – Orientado para resultados

Todos nós temos nossos padrões de excelência. Mas para nós profissionais de compras, é imperativo que comparemos com os padrões do setor – Benchmarking sempre que possível.

A capacidade e a motivação para atingir e superar suas metas eleva seu posicionamento estratégico para um outro nível.

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