Planejamento de demanda em compras. Torne-se relevante para a cadeia de suprimentos

Planejamento de demanda em compras. Torne-se relevante para a cadeia de suprimentos

Para que uma cadeia de suprimentos seja eficiente, todas as empresas participantes precisam planejar bem suas demandas, isto é, devem ter foco na gestão de estoques, estabelecer relações de parceria e visar a redução de custos, pois o posicionamento de uma organização dentro da cadeia de suprimentos pode impactar o das que relacionam com ela.

Quando uma organização assume um posicionamento no mercado baseado em um bom planejamento de demanda, proporciona ciclos recorrentes de negócios entre compradores e fornecedores.

Quem possui ofertas de compra sabe que terá garantias de fornecimento, de cumprimento de prazos e produtos de qualidade.

E, vice-versa, quem fornece produtos e serviços sabe que terá oportunidades e demandas. Ou seja, as empresas que planejam suas demandas se tornam mais atrativas dentro da cadeia de suprimentos.

Para os fornecedores, é uma forma de encontrar um equilíbrio entre ter níveis de estoque suficientes para atender às necessidades dos clientes sem sobras ou desperdícios, afinal, muitos fatores podem influenciar a cadeia de suprimentos, incluindo mudanças na força de trabalho, mudanças econômicas, clima severo, desastres naturais ou crises globais.

Do lado dos compradores, essa proximidade com fornecedores viabiliza negociações com melhores resultados, confiabilidade e também abre a possibilidade de desencadear inovações e processos de cocriação, até porque os negócios são voláteis e novas demandas podem surgir e, assim, serão prontamente atendidas.

Para planejar demandas é importante levar em consideração dois pilares.

Um deles é a gestão por categorias de compras, em que se acompanha o ciclo de vida e o histórico de cada categoria de compras ao longo do tempo.

Há aquisições que são, por exemplo, sazonais e outras que são permanentes, ou seja, o estoque não pode zerar nunca.

Ao desenvolver esse olhar atento às necessidades da área de compras, as empresas podem compartilhar com o mercado suas expectativas de demandas ou mesmo antecipá-las para que as negociações ocorram cada vez mais no padrão “ganha-ganha”.

Outro ponto é acompanhar as tendências do mercado. Analisar com frequência dados estatísticos da cadeia de suprimentos ajuda a antecipar e prevenir riscos como faltas de matérias primas em períodos de alto consumo ou mesmo encontrar boas oportunidades de compras em baixas temporadas de vendas.

Em resumo, beneficiam-se as empresas que observam criteriosamente a relação entre altas e baixas de ofertas e demandas.

Por outro lado, o planejamento de demandas de compras tende a ser uma boa estratégia para fazer uma gestão adequada de estoques, evitando a falta de fornecimento, pagar mais caro por um item caso se esgote no mercado ou mesmo custos com produções desnecessárias.

Agir assim significa adotar uma postura mais proativa e estratégica dentro da cadeia de suprimentos.

Por fim, vale observar que um planejamento de demandas pode ser potencializado com o uso de tecnologias e sistemas.

A transformação digital certamente agiliza a inteligência de mercado e facilita o gerenciamento de dados e informações, com o propósito de gerar relatórios, análises e métricas que trazem agilidade para essa atuação em rede, estabelecendo fluxos de comunicação e ação éticos e transparentes para todas as empresas participantes da cadeia.

+55 11 4040-7391 | comercial@procurementgarage.com | Website | + posts

A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística.

Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso em Procurement

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso...
spot_imgspot_img
Procurement Garage
Procurement Garagehttps://procurementgarage.com/
A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística. Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui