S&OP – Como aumentar a competitividade do negócio e a satisfação de seu cliente?

S&OP – Como aumentar a competitividade do negócio e a satisfação de seu cliente?

S&OP (Sales & Operation Planning) ou Planejamento de vendas e operações.

Em um cenário de alta volatilidade, mudanças regulatórias e rápida transformação tecnológica, o processo de S&OP se tornou essencial para suportar o negócio na resposta rápida e assertiva às mudanças macroeconômicas e de mercado.

Um dos principais objetivos do S&OP é o equilíbrio da oferta e demanda, ponderando as variáveis de custo, eficiência e atendimento ao cliente.

Esse é um desafio importante para a gestão da cadeia de suprimentos (SCM) quando o planejamento ocorre em silos funcionais e sem sincronia.

O S&OP provê uma visão holística do planejamento por meio da integração, visibilidade e colaboração de todos os elos da cadeia de ponta a ponta.

A inclusão das capacidades e restrições da operação otimizam o processo e potencializam os resultados esperados.

Simples em teoria, mas na prática a implementação e execução pode ser um processo complexo.

O processo de S&OP possui um ciclo de execução mensal em 5 etapas

  1. Coleta de dados
  2. Planejamento da demanda
  3. Planejamento da cadeia de suprimentos
  4. Pré-S&OP (avaliação de cenários, conciliação e ajustes) e;
  5. Reunião executiva de S&OP.

Promover uma execução consistente e de qualidade dessas etapas gera discussões e decisões mais ágeis, flexíveis e assertivas, além de estarem alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.

Independente do nível de maturidade, a implementação do processo S&OP deve ser gradual para garantir mudanças culturais efetivas.

Mesmo com o treinamento adequado é importante considerar a curva de aprendizado e adaptação a mudança.

Descentralizar e compartilhar decisões é uma das principais alterações propostas. Se a equipe não estiver engajada e comprometida com os objetivos, as reuniões podem tornar-se improdutivas e o modelo fadado ao fracasso.

Entretanto, a implementação de uma tecnologia que suporte o processo de planejamento é imprescindível para promover a visibilidade, colaboração, simulações confiáveis de cenários em horizontes mais curtos de avaliação e agilidade nas decisões.

Selecionar o software mais aderente aos seus requisitos de negócio é um fator determinante para obter resultados duradouros.

Principais desafios

  • Engajamento e mudança cultural
  • Papéis e responsabilidades claros
  • Conexão entre as decisões táticas e o nível de execução operacional
  • Dados disponíveis, confiáveis e atualizados
  • Redução de planilhas e sistemas legados no processo de planejamento

Começar com um piloto oferece às empresas a oportunidade de aprimorar a governança e tornar o processo mais participativo, aderente a realidade e as estratégias do negócio.

Atualmente, a cadeia de suprimentos ganhou protagonismo estratégico na alavancagem dos resultados das empresas.

O processo de S&OP permite gerenciar de forma integrada o planejamento da cadeia de suprimentos de ponta a ponta com maior resiliência, agilidade e eficiência, gerando retornos sustentáveis significativos na satisfação do cliente e aumento da receita e lucratividade.

Quer saber mais sobre como a Procurement Garage pode contribuir na jornada de transformação da cadeia de suprimento da sua empresa?

Entre em contato conosco pelo Whatsapp: https://procurementgarage.com/whdcom

Gostou do conteúdo? Compartilhe e deixe seu comentário.

+55 11 4040-7391 | comercial@procurementgarage.com | Website | + posts

A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística.

Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img
Procurement Garage
Procurement Garagehttps://procurementgarage.com/
A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística. Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui