Como o planejamento da demanda pode melhorar a cadeia de abastecimento?

Planejamento da Demanda Pode Melhorar a Supply Chain?

Como o planejamento da demanda pode melhorar a cadeia de abastecimento?

Para maximizar a rentabilidade, as cadeias de abastecimento (Supply Chain) precisam ser tão eficientes quanto possível.

Um planejamento preciso da demanda é fundamental para garantir que as cadeias de abastecimento sejam eficientes em termos de estoque e, em última instância, de receita.

O que é Planejamento da Demanda?

Planejamento da demanda é um processo de gestão da cadeia de suprimentos de previsão, ou previsão, da demanda por produtos para garantir que eles possam ser entregues e satisfazer os clientes.

O objetivo é encontrar um equilíbrio entre ter níveis de estoque suficientes para atender às necessidades dos clientes sem ter um excedente.

Uma grande variedade de fatores pode influenciar a demanda, incluindo mudanças na força de trabalho, mudanças econômicas, clima severo, desastres naturais ou eventos de crise global.

Quais são os aspectos do planejamento da demanda?

O planejamento da demanda abrange vários aspectos, sendo as três áreas principais:

1 – Gerenciamento do Portfólio de Produtos

A administração do portfólio de produtos supervisiona o ciclo de vida geral do produto, começando com a introdução de um novo produto até seu planejamento de fim de vida.

Em muitos casos, as linhas de produtos são interdependentes, e entender como novos produtos podem influenciar a demanda por outros produtos é importante para entender o mix geral de produtos necessário para maximizar a participação no mercado.

2 – Previsão estatística

Usando dados históricos, a previsão estatística cria previsões da cadeia de suprimentos com algoritmos estatísticos avançados.

Nesta área, é importante determinar a precisão de cada modelo, identificar aberrações e exclusões e compreender as suposições.

Os turnos sazonais (pense no surto de compras de férias que ocorre entre outubro e dezembro para os varejistas, ou o aumento nas vendas de equipamentos de estaleiro nos meses da primavera) também podem ser avaliados com previsões estatísticas.

3 – Gestão da Promoção Comercial

A promoção comercial ou eventos de marketing podem influenciar a demanda, especialmente na indústria varejista.

O objetivo de uma promoção comercial é ajudar uma marca a se conectar com um cliente, muitas vezes através de uma doação na loja, desconto ou promoção, e estes eventos podem impactar a demanda por um produto.

Por que o planejamento da demanda é importante?

Se o produto não estiver disponível para os clientes comprarem porque está fora de estoque, as empresas perdem receita e, com o tempo, podem perder o cliente para um concorrente.

Por outro lado, ficar sentado em um estoque não utilizado implica em custos desnecessários de espaço e de produção.

Com o planejamento da demanda, os líderes empresariais podem ficar à frente das mudanças do mercado e tomar decisões mais proativas, ao mesmo tempo em que respondem às necessidades de seus clientes.

Melhores práticas para o planejamento da demanda

O planejamento da demanda é um processo de múltiplas etapas, dependente das ferramentas, informações e processos corretos.

Muitas vezes, pode haver nuances únicas no processo, com base no posicionamento do produto, necessidades de estoque e objetivos organizacionais, mas algumas melhores práticas a ter em mente incluem:

Implementar o Software Certo

Há uma infinidade de opções quando se trata de sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), portanto, escolher o certo pode ser complicado.

Ao considerar o software ERP, é importante examinar a capacidade da ferramenta para lidar com as nuances da previsão, bem como a reputação do fornecedor, a capacidade de relatórios, e a transparência e confiabilidade das previsões que produz.

Coleta e preparação de dados

Os dados impulsionam o planejamento da demanda, agora mais do que nunca.

A visibilidade em tempo real dos movimentos de estoque, juntamente com relatórios de métricas que pintam um quadro claro e a mineração e agregação de dados que podem identificar áreas para melhoria ou reação podem ajudar a criar uma modelagem mais ágil dos processos.

Definir modelos de processos

A falta de um processo definido para um ciclo de planejamento da demanda leva ao caos.

Confundir o processo com informações que são simplesmente um conjunto de fatos amplamente conhecidos em torno de uma organização é muito comum, tornando difícil responsabilizar alguém, prejudicando assim o desempenho geral.

Para a maioria das empresas, as etapas do processo de planejamento da demanda são algo como isto:

  • Preparação dos dados;
  • Previsão inicial;
  • Incorporação da inteligência de mercado;
  • Consideração das metas de vendas e relatórios financeiros para conciliar as previsões de baixo para cima com as previsões financeiras e de vendas de cima para baixo;
  • Refinar uma previsão final;
  • Monitoramento de desempenho baseado em análises em tempo real.

Implementar e monitorar

Os planejadores de demanda bem sucedidos geralmente projetam uma versão piloto do plano usando dados históricos, ou análise descritiva, como base.

Eles também fazem ajustes regulares e têm uma equipe de pessoas dedicadas exclusivamente a elaborar o plano, implementá-lo, reduzir erros e enviesamentos, e projetar processos para execução.

O Futuro do Planejamento da Demanda na Cadeia de Suprimentos

Como muitas necessidades comerciais, a cadeia de abastecimento e o planejamento da demanda estão se tornando digitais.

Os avanços nas aplicações de aprendizagem de máquinas dentro da cadeia de fornecimento estão possibilitando a adaptação e atualização de previsões em tempo real, permitindo que o estoque funcione mais enxuto, sem perder a marca na demanda.

Para profissionais da cadeia de fornecimento, o entendimento de como utilizar arquiteturas empresariais digitais e a implementação de inteligência artificial e programas de aprendizado de máquinas que podem ajudar a otimizar uma abordagem enxuta, ágil e orientada a dados revelará novas maneiras de cortar custos nas operações, aumentar a receita e oferecer uma maior vantagem competitiva.

Uma cadeia de fornecimento mais bem conectada significa que o planejamento da demanda pode ser conduzido ainda mais no momento.

Quando bem implementado, o planejamento da demanda pode ser um processo fundamental para impulsionar a rentabilidade de uma cadeia de abastecimento.

Agora conte para a gente: com está o planejamento da demanda de sua empresa?

Venha para Procurement Garage e conheça mais sobre como podemos ajudar sua empresa.

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