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Planejamento da Demanda Pode Melhorar a Supply Chain?
Como o planejamento da demanda pode melhorar a cadeia de abastecimento?
Para maximizar a rentabilidade, as cadeias de abastecimento (Supply Chain) precisam ser tão eficientes quanto possível.
Um planejamento preciso da demanda é fundamental para garantir que as cadeias de abastecimento sejam eficientes em termos de estoque e, em última instância, de receita.
O que é Planejamento da Demanda?
Planejamento da demanda é um processo de gestão da cadeia de suprimentos de previsão, ou previsão, da demanda por produtos para garantir que eles possam ser entregues e satisfazer os clientes.
O objetivo é encontrar um equilíbrio entre ter níveis de estoque suficientes para atender às necessidades dos clientes sem ter um excedente.
Uma grande variedade de fatores pode influenciar a demanda, incluindo mudanças na força de trabalho, mudanças econômicas, clima severo, desastres naturais ou eventos de crise global.
Quais são os aspectos do planejamento da demanda?
O planejamento da demanda abrange vários aspectos, sendo as três áreas principais:
1 – Gerenciamento do Portfólio de Produtos
A administração do portfólio de produtos supervisiona o ciclo de vida geral do produto, começando com a introdução de um novo produto até seu planejamento de fim de vida.
Em muitos casos, as linhas de produtos são interdependentes, e entender como novos produtos podem influenciar a demanda por outros produtos é importante para entender o mix geral de produtos necessário para maximizar a participação no mercado.
2 – Previsão estatística
Usando dados históricos, a previsão estatística cria previsões da cadeia de suprimentos com algoritmos estatísticos avançados.
Nesta área, é importante determinar a precisão de cada modelo, identificar aberrações e exclusões e compreender as suposições.
Os turnos sazonais (pense no surto de compras de férias que ocorre entre outubro e dezembro para os varejistas, ou o aumento nas vendas de equipamentos de estaleiro nos meses da primavera) também podem ser avaliados com previsões estatísticas.
3 – Gestão da Promoção Comercial
A promoção comercial ou eventos de marketing podem influenciar a demanda, especialmente na indústria varejista.
O objetivo de uma promoção comercial é ajudar uma marca a se conectar com um cliente, muitas vezes através de uma doação na loja, desconto ou promoção, e estes eventos podem impactar a demanda por um produto.
Por que o planejamento da demanda é importante?
Se o produto não estiver disponível para os clientes comprarem porque está fora de estoque, as empresas perdem receita e, com o tempo, podem perder o cliente para um concorrente.
Por outro lado, ficar sentado em um estoque não utilizado implica em custos desnecessários de espaço e de produção.
Com o planejamento da demanda, os líderes empresariais podem ficar à frente das mudanças do mercado e tomar decisões mais proativas, ao mesmo tempo em que respondem às necessidades de seus clientes.
Melhores práticas para o planejamento da demanda
O planejamento da demanda é um processo de múltiplas etapas, dependente das ferramentas, informações e processos corretos.
Muitas vezes, pode haver nuances únicas no processo, com base no posicionamento do produto, necessidades de estoque e objetivos organizacionais, mas algumas melhores práticas a ter em mente incluem:
Implementar o Software Certo
Há uma infinidade de opções quando se trata de sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), portanto, escolher o certo pode ser complicado.
Ao considerar o software ERP, é importante examinar a capacidade da ferramenta para lidar com as nuances da previsão, bem como a reputação do fornecedor, a capacidade de relatórios, e a transparência e confiabilidade das previsões que produz.
Coleta e preparação de dados
Os dados impulsionam o planejamento da demanda, agora mais do que nunca.
A visibilidade em tempo real dos movimentos de estoque, juntamente com relatórios de métricas que pintam um quadro claro e a mineração e agregação de dados que podem identificar áreas para melhoria ou reação podem ajudar a criar uma modelagem mais ágil dos processos.
Definir modelos de processos
A falta de um processo definido para um ciclo de planejamento da demanda leva ao caos.
Confundir o processo com informações que são simplesmente um conjunto de fatos amplamente conhecidos em torno de uma organização é muito comum, tornando difícil responsabilizar alguém, prejudicando assim o desempenho geral.
Para a maioria das empresas, as etapas do processo de planejamento da demanda são algo como isto:
- Preparação dos dados;
- Previsão inicial;
- Incorporação da inteligência de mercado;
- Consideração das metas de vendas e relatórios financeiros para conciliar as previsões de baixo para cima com as previsões financeiras e de vendas de cima para baixo;
- Refinar uma previsão final;
- Monitoramento de desempenho baseado em análises em tempo real.
Implementar e monitorar
Os planejadores de demanda bem sucedidos geralmente projetam uma versão piloto do plano usando dados históricos, ou análise descritiva, como base.
Eles também fazem ajustes regulares e têm uma equipe de pessoas dedicadas exclusivamente a elaborar o plano, implementá-lo, reduzir erros e enviesamentos, e projetar processos para execução.
O Futuro do Planejamento da Demanda na Cadeia de Suprimentos
Como muitas necessidades comerciais, a cadeia de abastecimento e o planejamento da demanda estão se tornando digitais.
Os avanços nas aplicações de aprendizagem de máquinas dentro da cadeia de fornecimento estão possibilitando a adaptação e atualização de previsões em tempo real, permitindo que o estoque funcione mais enxuto, sem perder a marca na demanda.
Para profissionais da cadeia de fornecimento, o entendimento de como utilizar arquiteturas empresariais digitais e a implementação de inteligência artificial e programas de aprendizado de máquinas que podem ajudar a otimizar uma abordagem enxuta, ágil e orientada a dados revelará novas maneiras de cortar custos nas operações, aumentar a receita e oferecer uma maior vantagem competitiva.
Uma cadeia de fornecimento mais bem conectada significa que o planejamento da demanda pode ser conduzido ainda mais no momento.
Quando bem implementado, o planejamento da demanda pode ser um processo fundamental para impulsionar a rentabilidade de uma cadeia de abastecimento.
Agora conte para a gente: com está o planejamento da demanda de sua empresa?
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