Índice do artigo
Entrevista com Stefanie Brito
Blog na Garage entrevistou a Stefanie Schvartzman Brito – Head de Compras Gympass, sobre o tema Perspectivas de Compras para o Mercado 2023.
Pergunta 1
Blog Na Garage: Avaliando 2022, quais seriam as principais lições aprendidas em Supply Chain?
Stefanie Schvartzman Brito: Planejamento e gestão de contratos continua sendo uma área de aprendizado contínuo que nos ajuda a ter uma visão do consumo mais adequado e a oportunidade de enxugar itens ou serviços que possam ser substituídos ou cortados.
Mas acredito que a principal lição são os SLAs acordados e a medição da qualidade das entregas dos serviços prestados. Se faz muito importante estressar o tópico com o fornecedor e colocar em contrato toda e qualquer entrega desejada assim como multas e penalidades por baixa performance.
Pergunta 2
Blog Na Garage: Na sua opinião, quais principais fatores podem impactar 2023?
Stefanie Schvartzman Brito: O cenário econômico global instável trará reajustes maiores e contratos de menor duração, devido às incertezas da inflação e câmbio.
Teremos um ano desafiador com a previsão de recessão de muitas economias que irá afetar todos os países no geral.
Pergunta 3
Quais seriam as principais preocupações ou pontos de atenção devemos ter em Supply Chain ao longo de 2023?
Stefanie Schvartzman Brito: As principais preocupações serão garantir os desafios de orçamentos que todos terão com a instabilidade que 2023 promete.
Um bom planejamento feito a várias mãos com os clientes internos poderá ajudar a buscar savings de novas fontes, garantindo que Supply terá o devido tempo e suporte na busca de oportunidades ainda não exploradas.
Contratos indexados e dependentes do câmbio serão os mais afetados.
Pergunta 4
Blog Na Garage: E falando sobre as perspectivas? O que esperar de 2023 para Supply Chain?
Stefanie Schvartzman Brito: Será um ano desafiador, mas com muitas oportunidades de “organizar a casa”.
Quanto maior o desafio externo, maior se faz a necessidade de olhar para dentro e trabalhar com mais eficiência nos processos internos.
Acredito que será um ano para avaliar com mais critérios as entregas dos parceiros atuais e explorar oportunidades com os fornecedores estratégicos garantindo maiores volumes e menores preços.
Também pode ser uma oportunidade para fornecedores locais sendo alternativas para as importações.
Pergunta 5
Blog Na Garage: Quais seriam as grandes tendências em tecnologias?
Stefanie Schvartzman Brito: Automatizar processos e controles continua em alta, pois traz mais eficiência em processo e uma dependência menor de mão de obra.
Acredito que para 2023 as tendencias estão maiores nas áreas de Fintech trazendo mais facilidades e controle no processo de pagamentos.
Também enxergo oportunidades em ferramentas e-procurement e em fornecedores mão de obra terceirizada, pois as grandes empresas conseguem ter mais flexibilidade nas contratações durante a instabilidade do período.
Pergunta 6
Blog Na Garage: Como sua empresa está se preparando para o novo ano?
Stefanie Schvartzman Brito: A meta e garantir o orçamento. A empresa esta focada em olhar os custos no detalhe e priorizar as parcerias estratégicas.
O foco de 2023 será em eficiência, gestão e networking para garantir as melhores entregas e enxugar qualquer gordura em contratos vigentes. Fortalecer as parcerias existentes e buscando centralizar volume para diminuir os reajustes de preços.
Pergunta 7
Blog Na Garage: Quais dicas você poderia dar para os profissionais de Compras em relação ao que vem aí em 2023?
Stefanie Schvartzman Brito: Conhecimento em ferramentas financeiras e plataformas de compras são tendências e sempre serão bem-vindas no currículo de um profissional da área.
Compras está se tornando cada vez mais estratégico nas empresas, ganhando força e mostrando o poder de ajudar no planejamento de budget e controle de gastos.
Acredito que os profissionais da área devem focar em conhecer mais sobre ferramentas de gestão e controle, dashboards e e-procurement que conseguem deixar os processos mais encorpados e transparentes.
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.