A importância do Sistema de Gestão Integrado para Suprimentos

A importância do Sistema de Gestão Integrado para Suprimentos

Responda com sinceridade: quão bem organizado é a gestão de compras da sua empresa?

Você sabe exatamente quanto gasta com cada fornecedor?

E como os preços evoluem ao longo do tempo?

Quais fornecedores atenderam ao OTIF?

Como anda a gestão de estoque?

Hoje em dia muitas empresas ainda administram suas compras através de planilhas no Excel. Cada comprador trabalha do seu jeito e salva seus trabalhos no próprio HD!

Perece mentira, mas isso ainda acontece em 2022!

Lógico que Sistemas de Gestão Integrado (ERP – Enterprise Resource Planning) como SAP e ORACLE, por exemplo, podem ser muito onerosos para pequenas e médias empresas, mas hoje em dia já existem diversos e bons ERPs nacionais acessíveis e simples de usar, muitos até semelhantes a aplicativos de celular.

Se a empresa realmente entende o Setor de Compras como responsável na busca por redução de custos através de planejamento e estratégia, trazendo resultados relevantes no fluxo de caixa e evitando gastos desnecessários para a organização, é fundamental que os registros históricos estejam devidamente guardados em uma plataforma que possibilite aos gestores definir a melhor forma de negociação, planejar compras e estoque, e gerir eficientemente seus fornecedores.

Para uma organização que percebe Compras como um setor estratégico, sendo o principal caminho para gerar maior produtividade e maior margem de lucro no final de cada mês, é ideal investir em um sistema de gestão ERP.

A partir da sua implantação, caberá ao setor de Compras também garantir a integridade dos dados e informações imputadas.

Em adição a essa garantia, o gestor de compras deverá suprir seu time com treinamentos intensivos na plataforma de ERP para que se torne realmente um sistema de gestão unificada e evitando registros de compras em paralelo.

Todos devem entender o Sistema de Gestão Integrado como uma ferramenta muito eficaz na coleta e análise de dados, pois é capaz de segmentar e cruzar indicadores.

Além disso, cabe ao Gerente de Suprimentos utilizar o ERP para a padronização de processos, monitoramento, redução de custos e controle financeiro, e através de suas funções, gerar indicadores de performance (KPIs) que tragam respostas imediatas para tomadas de decisão.

Entender esses sistemas como ferramentas de inteligência de dados tornará Compras um departamento com visão mais abrangente e tornando a organização mais competitiva e a frente de seus concorrentes.

Mas não se esqueça que a gestão de qualquer ERP depende de pessoas, e que essas pessoas precisam ser cuidadosas na ocasião da entrada de dados, do contrário o sistema responderá de forma imprecisa e se tornará mais uma ferramenta com alto potencial e baixo desempenho.

Como diz um gringo amigo meu: “Shit in, Shit out!” 😊

Pense nisso!

Forte abraço do seu Mentor de Carreira em Compras.

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Inovação aberta em compras: a importância da colaboração e parcerias estratégicas

Inovação aberta em compras: a importância da colaboração e...

Soft Skills: A Diferença Entre Estagnação e Realização

Soft Skills: A Diferença Entre Estagnação e Realização Eu tenho...

A importância do Compliance em Compras

A importância do Compliance em Compras Antes de iniciar esta...

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de Compras!

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui