Índice do artigo
A utilização dos dados para melhores tomadas de decisão em Compras.
Tomar decisões é uma rotina nas atividades dos Profissionais de Compras, seja na seleção de fornecedores, seja em negociações internas com requisitantes e gestores.
Na área de Supply Chain, as decisões precisam ser muito bem pensadas e avaliadas, uma vez que podem gerar impactos financeiros, de qualidade e prazo de entrega na empresa, o que traz grande responsabilidade para gestores e demais colaboradores de Compras e Logística.
Com a velocidade dos avanços tecnológicos, a famosa “Lei de Moore”, os aplicativos para análise de dados para tomadas de decisão têm ganhado cada vez mais destaque nos negócios, em especial em Suprimentos, como por exemplo o Power BI.
Porém, não basta obter dados e gerar gráficos e dashboards altamente dinâmicos e interativos, é preciso saber o que fazer com esses dados nas negociações e tomadas de decisões, visando a otimização de resultados.
Dentre os benefícios da tecnologia para tomadas de decisão em Supply Chain, podemos destacar:
- Agilidade: análise de dados em tempo real para decisões “just in time”
- Redução de falhas: a precisão dos dados coletados possibilita que as decisões sejam tomadas com margens de erro muito menores, pois fornece uma visão mais clara e ampla sobre as tendências de mercado, históricos de preço, variação de estoque, etc.
- Previsibilidade: por meio dos softwares disponíveis hoje em dia, é possível analisar os dados coletados e os gráficos gerados preventivamente, avaliar causas e efeitos com antecipação, gerar planos para mitigação riscos, agir para evitar rupturas de estoque, antecipar-se a aumentos de preço, rever estratégias de compras e etc.
- Inovação: quando falamos em inovação em Supply Chain, lembramos da importância de identificar novos fornecedores continuamente, produtos e serviços alternativos, sempre pensando em trazer vantagens competitivas para a empresa.
Nos dias atuais, as empresas estão buscando e valorizando o profissional que sabe aliar o uso da tecnologia com as atividades operacionais, para respostas rápidas às demandas urgentes como também às oscilações do mercado.
O papel do Profissional de Compras dentro desse cenário de contínua evolução tecnológica é manter-se em constante processo de aprendizado (lifelong learning) e estar por dentro das inovações aplicadas à Supply Chain.
Aliado a isso, desenvolver sua visão analítica para interpretação e análise de dados, manusear esses dados para extrair informações acuradas, e, logicamente, saber utilizar a tecnologia para planejar estratégias de compras alinhadas aos objetivos da empresa.
Busque se atualizar sobre as tendências tecnológicas aplicadas ao Supply Chain, aprenda a utilizá-las e aplique-as na sua rotina de trabalho visando, primeiramente, gerir os seus índices de performance (KPI) e seus resultados.
A partir do uso da inovação a favor da sua carreira, seus resultados vão voar.
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.