A utilização dos dados para melhores tomadas de decisão em Compras.

A utilização dos dados para melhores tomadas de decisão em Compras.

Tomar decisões é uma rotina nas atividades dos Profissionais de Compras, seja na seleção de fornecedores, seja em negociações internas com requisitantes e gestores.

Na área de Supply Chain, as decisões precisam ser muito bem pensadas e avaliadas, uma vez que podem gerar impactos financeiros, de qualidade e prazo de entrega na empresa, o que traz grande responsabilidade para gestores e demais colaboradores de Compras e Logística.

Com a velocidade dos avanços tecnológicos, a famosa “Lei de Moore”, os aplicativos para análise de dados para tomadas de decisão têm ganhado cada vez mais destaque nos negócios, em especial em Suprimentos, como por exemplo o Power BI.

Porém, não basta obter dados e gerar gráficos e dashboards altamente dinâmicos e interativos, é preciso saber o que fazer com esses dados nas negociações e tomadas de decisões, visando a otimização de resultados.

Dentre os benefícios da tecnologia para tomadas de decisão em Supply Chain, podemos destacar:

  • Agilidade: análise de dados em tempo real para decisões “just in time”
  • Redução de falhas: a precisão dos dados coletados possibilita que as decisões sejam tomadas com margens de erro muito menores, pois fornece uma visão mais clara e ampla sobre as tendências de mercado, históricos de preço, variação de estoque, etc.
  • Previsibilidade: por meio dos softwares disponíveis hoje em dia, é possível analisar os dados coletados e os gráficos gerados preventivamente, avaliar causas e efeitos com antecipação, gerar planos para mitigação riscos, agir para evitar rupturas de estoque, antecipar-se a aumentos de preço, rever estratégias de compras e etc.
  • Inovação: quando falamos em inovação em Supply Chain, lembramos da importância de identificar novos fornecedores continuamente, produtos e serviços alternativos, sempre pensando em trazer vantagens competitivas para a empresa.

Nos dias atuais, as empresas estão buscando e valorizando o profissional que sabe aliar o uso da tecnologia com as atividades operacionais, para respostas rápidas às demandas urgentes como também às oscilações do mercado.

O papel do Profissional de Compras dentro desse cenário de contínua evolução tecnológica é manter-se em constante processo de aprendizado (lifelong learning) e estar por dentro das inovações aplicadas à Supply Chain.

Aliado a isso, desenvolver sua visão analítica para interpretação e análise de dados, manusear esses dados para extrair informações acuradas, e, logicamente, saber utilizar a tecnologia para planejar estratégias de compras alinhadas aos objetivos da empresa.

Busque se atualizar sobre as tendências tecnológicas aplicadas ao Supply Chain, aprenda a utilizá-las e aplique-as na sua rotina de trabalho visando, primeiramente, gerir os seus índices de performance (KPI) e seus resultados.

A partir do uso da inovação a favor da sua carreira, seus resultados vão voar.

Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

Metaverso: hype, realidade ou futuro?

Metaverso: hype, realidade ou futuro? O conceito Metaverso ganhou força na consciência coletiva em outubro...

What Does Neuromining Mean?

What Does Neuromining Mean? Neuromining is the process of applying various behavioral intelligence and machine learning...

A importância das Curvas ABC, XYZ, PQR e 123...

A importância das Curvas ABC, XYZ, PQR e 123 na Logística A gestão da Logística...

7 maneiras de usar a estratégia de compras da...

7 maneiras de usar a estratégia de compras da sua empresa para aumentar a...

Transparência nos processos de BID: lembre-se, estamos em um...

Transparência nos processos de BID: lembre-se, estamos em um jogo infinito! Quem nunca se deparou...

Gestão de riscos de contratos de serviços

Gestão de riscos de contratos de serviços A gestão de riscos de contratos é um...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui