Como montar um Excelente Mapa Comparativo em Compras

Como montar um Excelente Mapa Comparativo em Compras

Primeiro, compare sempre bananas com bananas.

O segundo passo para elaborar um excelente mapa é definir os critérios de premiação.

Peça sempre uma proposta comercial e uma técnica.

Liste todos os critérios e pesos que são importantes para você antes de começar a comparar as propostas.

1 – Preço e TCO

O preço é sempre um fator importante a ser considerado.

Certifique-se de comparar o preço dos produtos ou serviços de diferentes fornecedores, incluindo impostos e taxas.

Dentro do TCO, não esqueça do frete (logística), durabilidade, rendimento, lead time, impacto no estoque, serviço pós venda, SLA`s etc

2 – Qualidade

A qualidade do produto ou serviço é outro fator importante a ser considerado.

Considere de novo o TCO além dos requisitos técnicos, o desempenho e as características do produto ou serviço.

3 – Prazo de Entrega

O lead time de entrega é importante se você precisa do produto ou serviço com urgência.

Compare os prazos de entrega de diferentes fornecedores.

4 – Garantia

A garantia é importante se você precisar de reparos ou substituições no futuro.

Compare os períodos de garantia de diferentes fornecedores além do que está e não está coberto.

5 – Reputação do fornecedor

Pesquise a reputação do fornecedor antes de fazer uma compra, cheque sempre as referências.

6 – Suporte ao cliente

Certifique-se de que o fornecedor ofereça um bom suporte ao cliente caso você tenha alguma dúvida ou problema.

7 – Prazos de pagamentos

Cheque se os fornecedores oferecem opções de pagamento que sejam convenientes para você. Busque sempre o território negativo.

8 – Aderência a RFP

Muito importante analisar se as propostas estão realmente aderentes a sua RFP, se for necessário dê um novo prazo para todos reverem as mesmas para atender a sua solicitação

9 – Isonomia, Compliance e Transparência

Certifique-se que o tratamento dado a todos é realmente igualitário.

Seja sempre full compliance e transparente no processo informando o cronograma do passo a passo aos participantes.

Avalie também os critérios relacionados ao ESG.

10 – Compare bem os dados

Assegure-se de comparar os dados de diferentes fornecedores e em relação a todos os seus critérios e requisitos incluindo certificações.

11 – Organizando os dados

Uma vez que você tenha coletado dados de fornecedores, você precisa organizá-los de forma que sejam fáceis de comparar.

Você deve criar um Mapa Comparativo amigável com um gráfico para facilitar a visualização dos dados.

12 – Envolva os Clientes internos na avaliação técnica principalmente

Converse com o cliente interno e pegue o feedback sobre a proposta técnica e qual é o ranking do ponto de vista dele.

13 – Seja paciente e tenha atenção aos detalhes

Pode levar algum tempo para coletar todos os dados necessários e criar um mapa comparativo completo.

Muita atenção aos detalhes, eles fazem toda a diferença.

Dessa forma você terá um excelente Mapa Comparativo.

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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