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Como montar um Excelente Mapa Comparativo em Compras
Primeiro, compare sempre bananas com bananas.
O segundo passo para elaborar um excelente mapa é definir os critérios de premiação.
Peça sempre uma proposta comercial e uma técnica.
Liste todos os critérios e pesos que são importantes para você antes de começar a comparar as propostas.
1 – Preço e TCO
O preço é sempre um fator importante a ser considerado.
Certifique-se de comparar o preço dos produtos ou serviços de diferentes fornecedores, incluindo impostos e taxas.
Dentro do TCO, não esqueça do frete (logística), durabilidade, rendimento, lead time, impacto no estoque, serviço pós venda, SLA`s etc
2 – Qualidade
A qualidade do produto ou serviço é outro fator importante a ser considerado.
Considere de novo o TCO além dos requisitos técnicos, o desempenho e as características do produto ou serviço.
3 – Prazo de Entrega
O lead time de entrega é importante se você precisa do produto ou serviço com urgência.
Compare os prazos de entrega de diferentes fornecedores.
4 – Garantia
A garantia é importante se você precisar de reparos ou substituições no futuro.
Compare os períodos de garantia de diferentes fornecedores além do que está e não está coberto.
5 – Reputação do fornecedor
Pesquise a reputação do fornecedor antes de fazer uma compra, cheque sempre as referências.
6 – Suporte ao cliente
Certifique-se de que o fornecedor ofereça um bom suporte ao cliente caso você tenha alguma dúvida ou problema.
7 – Prazos de pagamentos
Cheque se os fornecedores oferecem opções de pagamento que sejam convenientes para você. Busque sempre o território negativo.
8 – Aderência a RFP
Muito importante analisar se as propostas estão realmente aderentes a sua RFP, se for necessário dê um novo prazo para todos reverem as mesmas para atender a sua solicitação
9 – Isonomia, Compliance e Transparência
Certifique-se que o tratamento dado a todos é realmente igualitário.
Seja sempre full compliance e transparente no processo informando o cronograma do passo a passo aos participantes.
Avalie também os critérios relacionados ao ESG.
10 – Compare bem os dados
Assegure-se de comparar os dados de diferentes fornecedores e em relação a todos os seus critérios e requisitos incluindo certificações.
11 – Organizando os dados
Uma vez que você tenha coletado dados de fornecedores, você precisa organizá-los de forma que sejam fáceis de comparar.
Você deve criar um Mapa Comparativo amigável com um gráfico para facilitar a visualização dos dados.
12 – Envolva os Clientes internos na avaliação técnica principalmente
Converse com o cliente interno e pegue o feedback sobre a proposta técnica e qual é o ranking do ponto de vista dele.
13 – Seja paciente e tenha atenção aos detalhes
Pode levar algum tempo para coletar todos os dados necessários e criar um mapa comparativo completo.
Muita atenção aos detalhes, eles fazem toda a diferença.
Dessa forma você terá um excelente Mapa Comparativo.
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.