O que é LinkedIn e para que serve?

O que é LinkedIn e para que serve?

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, fundada em 2003 por Reid Hoffman o LinkedIn possui hoje mais de 756 milhões de membros em mais de 200 países em todo o mundo.

O Brasil está em terceiro lugar em número de usuários cadastrados na plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia, são aproximadamente 60 milhões de brasileiros usando o LinkedIn.

PARA QUE SERVE?

A rede social LinkedIn conecta profissionais de todo o mundo para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos.

A missão do LinkedIn é conectar pessoas com foco no crescimento de suas carreiras profissionais.

A plataforma oferece vagas e oportunidades de empregos em diversos setores e segmentos. Em outras palavras junta o útil ao agradável.

Segue 5 dicas para deixar seu perfil mais atraente para os recrutadores

Como tirar melhor proveito do LinkedIn? com essas 5 dicas abaixo, tenho certeza que seu perfil vai se destacar!

1 – Url

O LinkedIn cria a url com seu nome e sobrenome e alguns caracteres tipo letras e números, que além de ficar esteticamente feio, prejudica as pesquisas para te encontrar na rede.

A url personalizada ajuda muito o mecanismo de busca, pois deve conter o seu nome e sobrenome e ou alguma palavra chave que escolher.

Dica: no botão pesquisar do aplicativo do LinkedIn no celular tem a opção de gerar um Qr code, que temos a opção de salvar e mandar para nossos contatos e ou colocar no currículo com atalho para nosso perfil.

2 – Título

O título tem que representar seu objetivo na rede e o que você fez ou faz hoje.

Se trabalha em compras por exemplo e seu objetivo for permanecer nessa área de atuação o título tem que ser condizente.

Dentro do setor de compras, poderíamos destacar palavras-chave tais como: compras, suprimentos, supply chain, negociação, strategic sourcing

Poderíamos destacar também cargos tais como: comprador, comprador sênior, coordenador de compras, gerente de suprimentos, especialista em compras…

Nesse sentido imagina um título:

Comprador Sênior | Suprimentos | Negociação

Gerente de Suprimentos | Strategic Sourcing | Gestão de Estoque

Coordenador de Compras | Supply Chain | Logística

Dica: Use sempre está barra em pé | com espaço antes e depois, passará uma sensação de ordem e organização.

3 – Foto de Capa ou Banner

A imagem de fundo tem que ter uma relação direta com o que você faz e o objetivo na rede.

Tem que haver uma sinergia entre a imagem de fundo, a url personalizada, o título e a foto de perfil.

A foto de fundo tem que passar pelo seu objetivo na rede, para quem está vendo seu perfil identificar logo à primeira vista.

Por exemplo, se trabalha com Suprimentos e ou Compras, a imagem tem que estar relacionada com seu ramo, conforme anexo abaixo. Observe que ao bater o olho na foto identificamos o setor que a pessoa trabalha e o objetivo.

Uma ótima ferramenta para fazer suas capas é o Canva.

capa linkedin post - Blog Na Garage

4 – Foto perfil

Foto de perfil é algo complicado para comentar, pois é muito pessoal e temos que tomar todo cuidado ao comentar a respeito. Então vamos fazer o seguinte, vou dar umas dicas e você verifica se serve para o perfil, ok.

Dicas de foto de perfil:

  • Escolha um fundo liso e de preferência claro, para destacar a pessoa e não o ambiente;
  • Um local iluminado faz toda diferença e se for luz natural então, nem se fala;
  • Prefira roupas do seu cotidiano, por exemplo se trabalha de camisa polo tire a foto dessa forma. Gosto de trabalhar de social, então use social, pois quando usamos roupas que estamos acostumados a foto fica mais natural e passa autenticidade;
  • Homens, se for tirar foto de terno por exemplo, não pegue aquela foto de casamento ou batizado, pois vai ficar evidente que não é uma foto profissional, pois esse evento sempre tem muita coisa polindo o cenário tipo: luzes, arranjos de flores, taças de bebida…
  • Mulheres, cuidado com os excessos: maquiagem, brincos e colares, roupas extravagantes, queremos passar uma imagem profissional e às vezes menos é mais;
  • Se for tirar uma foto em casa, peça para alguém tirar, pois é mais fácil de corrigir detalhes, tipo: postura, enquadramento, sorriso;
  • Evite selfie, pois vai ficar aparecendo aquele braço curvo característico e a postura geralmente é comprometida;
  • Podemos optar por uma foto profissional de estúdio e não se preocupar tanto com os detalhes, porém tem um custo.

5 – Faça um Sobre (Resumo)

A seção do LinkedIn é fundamental para destacar suas habilidades de Soft Skills (habilidades comportamentais competências subjetivas difíceis de avaliar) e Hard Skills (conhecimentos técnicos adquiridos pela experiência, em cursos de formação específica). Mostre para os recrutadores suas virtudes.

Espero que essas dicas tenham ajudado, se quiser saber mais sobre LinkedIn, veja os outros artigos

 

Consultor, Mentor, Coach - Alex Silva Consultoria | + posts

Consultor, Mentor e Coach, Bacharel em Administração e Pós-graduado em Logística e Supply Chain pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Compras, Gestão da Qualidade e Administração e Negócios pela UNIP - Universidade Paulista, Pós-Graduando MBA em Coaching e Carreira com Ênfase em Gestão de Pessoas pela Universidade Metropolitana com uma experiência de vinte e três anos na área de Suprimentos e Administrativo.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de Compras!

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de...

IA-Gen aplicado ao mundo de Suprimentos!

IA-Gen aplicado ao mundo de Suprimentos! IA Generativa em Procurement:...

Governança para as Compras Sustentáveis em 3 passos

Governança para as Compras Sustentáveis em 3 passos À medida...

Compras Sustentáveis: Foco na aquisição com Critérios Socioambientais!

Compras Sustentáveis: Foco na aquisição com Critérios Socioambientais! Apesar de...
spot_imgspot_img
Alex Silva
Alex Silva
Consultor, Mentor e Coach, Bacharel em Administração e Pós-graduado em Logística e Supply Chain pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Compras, Gestão da Qualidade e Administração e Negócios pela UNIP - Universidade Paulista, Pós-Graduando MBA em Coaching e Carreira com Ênfase em Gestão de Pessoas pela Universidade Metropolitana com uma experiência de vinte e três anos na área de Suprimentos e Administrativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui