Índice do artigo
Como tirar melhor proveito do Linkedin
Como tirar melhor proveito do LinkedIn? Com essas 10 dicas abaixo, tenho certeza que seu perfil vai se destacar!
1- Url
O LinkedIn cria a url com seu nome e sobrenome e alguns caracteres tipo letras e números, que além de ficar esteticamente feio, prejudica as pesquisas para te encontrar na rede.
A url personalizada ajuda muito o mecanismo de busca, pois deve conter o seu nome e sobrenome e ou alguma palavra chave que escolher.
Dica: no botão pesquisar do aplicativo do LinkedIn no celular tem a opção de gerar um Qr code, que temos a opção de salvar e mandar para nossos contatos e ou colocar no currículo com atalho para nosso perfil.
2- Título
O título tem que representar seu objetivo na rede e o que você fez ou faz hoje.
Se trabalha em compras por exemplo e seu objetivo for permanecer nessa área de atuação o título tem que ser condizente.
Dentro do setor de compras, poderíamos destacar palavras-chave tais como: compras, suprimentos, supply chain, negociação, strategic sourcing…
Poderíamos destacar também cargos tais como: comprador, comprador sênior, coordenador de compras, gerente de suprimentos, especialista em compras…
Nesse sentido imagina um título:
Comprador Sênior | Suprimentos | Negociação
Gerente de Suprimentos | Strategic Sourcing | Gestão de Estoque
Coordenador de Compras | Supply Chain | Logística
Dica: Use sempre está barra em pé | com espaço antes e depois, pois passará uma sensação de ordem e organização.
3- Foto de Capa ou Banner
A imagem de fundo tem que ter uma relação direta com o que você faz e o objetivo na rede.
Tem que haver uma sinergia entre a imagem de fundo, a url personalizada, o título e a foto de perfil.
A foto de fundo tem que passar pelo seu objetivo na rede, para quem está vendo seu perfil identificar logo à primeira vista.
Por exemplo, se trabalha com Suprimentos e ou Compras, a imagem tem que estar relacionada com seu ramo, conforme anexo abaixo. Observe que ao bater o olho na foto identificamos o setor que a pessoa trabalha e o objetivo.
Uma ótima ferramenta para fazer suas capas é o Canva.
4- Foto perfil
Foto de perfil é algo complicado para comentar, pois é muito pessoal e temos que tomar todo cuidado ao comentar a respeito. Então vamos fazer o seguinte, vou dar umas dicas e você verifica se serve para o perfil, ok.
Dicas de foto de perfil:
- Escolha um fundo liso e de preferência claro, para destacar a pessoa e não o ambiente;
- Um local iluminado faz toda diferença e se for luz natural então, nem se fala;
- Prefira roupas do seu cotidiano, por exemplo se trabalha de camisa polo tire a foto dessa forma. Gosto de trabalhar de social, então use social, pois quando usamos roupas que estamos acostumados a foto fica mais natural e passa autenticidade;
- Homens, se for tirar foto de terno por exemplo, não pegue aquela foto de casamento ou batizado, pois vai ficar evidente que não é uma foto profissional, pois esse evento sempre tem muita coisa polindo o cenário tipo: luzes, arranjos de flores, taças de bebida…
- Mulheres, cuidado com os excessos: maquiagem, brincos e colares, roupas extravagantes, queremos passar uma imagem profissional e às vezes menos é mais;
- Se for tirar uma foto em casa, peça para alguém tirar, pois é mais fácil de corrigir detalhes, tipo: postura, enquadramento, sorriso;
- Evite selfie, pois vai ficar aparecendo aquele braço curvo característico e a postura geralmente é comprometida;
- Podemos optar por uma foto profissional de estúdio e não se preocupar tanto com os detalhes, porém tem um custo.
5- Setor
O setor que estamos inseridos na plataforma é de extrema importância para o mecanismo de busca.
Por exemplo: se trabalhamos com compras, o setor correto é Logística e Cadeia de Suprimentos.
Agora imagina a seguinte situação, começamos a trabalhar como comprador em uma construtora, o setor mudará para construção civil e não tem nada a ver com suprimentos/compras.
Se não apontarmos para o LinkedIn qual o nosso setor ele vai puxar o do nosso emprego atual.
6- Faça um Sobre (Resumo)
A seção do LinkedIn é fundamental para destacar suas habilidades de Soft Skills (habilidades comportamentais competências subjetivas difíceis de avaliar) e Hard Skills (conhecimentos técnicos adquiridos pela experiência, em cursos de formação específica).
Mostre para os recrutadores suas virtudes.
7- Formação Acadêmica
Nesta seção devemos colocar os cursos acadêmicos de maior relevância, tais como: Bacharel, mestrado, doutorado, PHD, pós graduação e MBA e ou cursos técnicos certificados pelo MEC como por exemplo curso técnico em Logística.
8- Licenças e Certificados
Inclua todos aqueles cursinhos menores que não cabem na formação acadêmica.
Cursos específicos a sua formação e ou atividade de trabalho e objetivo, assim como cursos de desenvolvimento pessoal.
9- Competências
Pode incluir até 50 competências nesta seção, uma dica preenche primeiro todos os campos possíveis com o máximo de informação, com isso o próprio LinkedIn sugere competências com base no seu perfil.
Também é interessante reorganizar as competências deixando as três mais importantes para seu perfil visível, uma vez que o LinkedIn destaca apenas três. Para reorganizar é só ir no lápis do lado para editar, depois clicar nos três pontinhos e reorganizar na ordem que achar melhor e os três primeiros serão destacados.
10- Recomendações
Este item tem um peso muito grande dentro do perfil do LinkedIn, pois trata-se de indicações de seus contatos.
Uma dica: faça primeiro para seus contatos mais próximos e depois que eles agradecerem peça para retribuir a gentileza, geralmente funciona.
São detalhes e observações simples que fazem toda a diferença no perfil e no mecanismo de busca do LinkedIn, pois queremos ser encontrados e receber propostas, oportunidades, seguidores e um perfil bem montado faz toda a diferença.
Consultor, Mentor e Coach, Bacharel em Administração e Pós-graduado em Logística e Supply Chain pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Compras, Gestão da Qualidade e Administração e Negócios pela UNIP - Universidade Paulista, Pós-Graduando MBA em Coaching e Carreira com Ênfase em Gestão de Pessoas pela Universidade Metropolitana com uma experiência de vinte e três anos na área de Suprimentos e Administrativo.