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Principais dimensões na estruturação de sua área
Todo processo de implantação, ampliação ou reestruturação de uma área é único por natureza, mas considera alguns pilares ou dimensões principais em comum.
Por serem únicos, não existe uma fórmula padrão ou uma sequência definida de ações.
Na prática, é coordenar ou concatenar três processos-chave de qualquer negócio: estratégia, pessoas e operações ou processos.
Os processos-chave podem ser definidos individualmente, em conjunto ou ainda, como ocorre na maioria dos casos, tratados em paralelo, sendo constantemente revisitados durante seu desenvolvimento e efetiva execução.
Vamos avaliá-los de forma individualizada:
Estratégia
Define a direção e o modo como se aponta ou se encaminha nesta direção. Define ainda os alvos e desdobra as metas. Distribui responsabilidades e recursos.
Pessoas
Entendido como o mais importante em relação aos demais, visa alinhar os interesses dos colaboradores com os da organização, definindo e alocando a pessoa certa ao lugar certo, medindo e avaliando seu desempenho e, eventualmente, sua capacidade de desenvolvimento.
Operações ou Processos
Responsável pelo fazer, pelo dia a dia. É a estratégia em ação. Define indicadores e com eles eventuais ajustes ou erros viram aprendizado.
É o PDCA em ação e influencia diretamente as decisões e definições estabelecidas anteriormente.
Os três pilares descritos estão intimamente interligados e, por isso, recomenda-se que sejam revisitados e reavaliados durante a implantação e no decorrer de sua operação.
A dimensão estratégica deve considerar as pessoas e a realidade operacional. As pessoas são escolhidas, treinadas e promovidas, levando-se em consideração os planos estratégicos e o desenvolvimento dos processos.
As operações estão diretamente vinculadas a direção e objetivos estratégicos e às habilidades das pessoas.
Os três pilares estão intimamente ligados e precisam ser trabalhados de forma integrada. O nível ou grau de integração e consistência entre eles é o que define o nível de maturidade de uma organização e sua capacidade de estruturação para enfrentamento dos desafios de mercado.
Referência:
- BOSSIDY, Larry; CHRARAN, Ram.
- Execução: a disciplina de atingir resultados – Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Professional with years of experience in commercial negotiation and solid experience in procurement, budgeting and sales of materials and services;
Strong knowledge of contract management of large commercial and negotiation;
Consolidated experience in supply chain, passing through areas of import of equipment and spare parts, supplies of raw materials and consumables in general;