Seleção e Priorização de Fornecedores: Análise Multicritério

Seleção e Priorização de Fornecedores: Análise Multicritério

A condução ou gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos pode vir a fornecer importante fonte de vantagem competitiva. A área de suprimentos é hoje entendida e cobrada como uma das responsáveis pelos resultados da empresa.

Dentro desse contexto, avaliar um grupo de fornecedores e selecionar um ou mais deles ganha nova dimensão. Essa atividade, antes considerada como simples, pois era fundamentada em poucas alternativas, passa a ser entendida como uma tarefa complexa, tendo em vista os vários critérios devem ser considerados no processo de tomada de decisão.

A tomada de decisão relativa à efetivação das compras de materiais e contratação de serviços nas organizações exige a análise de uma série de critérios, que vão desde os mais simples e corriqueiros, como o atendimento a requisitos e especificações técnicas até os mais complexos envolvendo aspectos culturais, acordos globais de fornecimento, entre outros.

Uma decisão pode se tornar bastante difícil graças a uma série de fatores: sua complexidade intrínseca, eventuais incertezas inerentes à própria situação, necessidade de atender a múltiplos objetivos, que nem sempre apontam para a mesma direção, entre outros.

Diante deste cenário, torna-se essencial a existência de uma metodologia de apoio à tomada de decisão.

Os métodos multicritério são métodos científicos que consideram a subjetividade dos decisores e têm a “finalidade de possibilitar a transparência e a sistematização do processo referente aos problemas de tomada decisão”.

Torna-se importante ressaltar que o sucesso das decisões depende não somente da técnica aplicada, mas também da habilidade do decisor e da relação entre os interesses envolvidos e o peso das considerações que são feitas.

A Análise de Decisões não é, portanto, a ciência objetiva de encontrar a melhor decisão. É um processo que procura ajudar as pessoas a compreender e resolver problemas difíceis, levando em consideração seus valores pessoais, desejos, informações disponíveis e o ambiente de incertezas aceitáveis.

Referência:

Seleção e Priorização de Fornecedores Aplicada a Indústria Siderúrgica: Análise Multicritério pelo Método Todim / Alexandre Caldas Grangeiro – Rio de Janeiro: Faculdades Ibmec, 2010.

Independent Business Consultant | + posts

Professional with years of experience in commercial negotiation and solid experience in procurement, budgeting and sales of materials and services;
Strong knowledge of contract management of large commercial and negotiation;
Consolidated experience in supply chain, passing through areas of import of equipment and spare parts, supplies of raw materials and consumables in general;

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img
Alexandre Grangeiro
Alexandre Grangeiro
Professional with years of experience in commercial negotiation and solid experience in procurement, budgeting and sales of materials and services; Strong knowledge of contract management of large commercial and negotiation; Consolidated experience in supply chain, passing through areas of import of equipment and spare parts, supplies of raw materials and consumables in general;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui