O que Colocar no Título do LinkedIn?

O que Colocar no Título do LinkedIn

O perfil do LinkedIn não é apenas um currículo online como era rotulado por muitos a tempos atrás.

O perfil profissional do LinkedIn é sem dúvida a melhor ferramenta para quem está buscando oportunidades, networking, candidatos, conteúdo e etc.

O LinkedIn é uma rede profissional gratuita onde você pode expor toda sua experiência e conhecimento.

O Brasil é o quarto país que mais utiliza a plataforma no mundo com aproximadamente 56 milhões de usuários na data deste post.

E como chamar a atenção dos recrutadores em meio a tanta concorrência?

Um título bem montado vai ajudar muito a se destacar perante aos outros usuários da rede e quando não personalizamos o próprio LinkedIn se encarrega de montá-lo.

Observe que muitos perfis vão ter títulos da seguinte maneira:

  • Vendedor na Pão Quente
  • Comprador no Supermercado Compre Mais

O LinkedIn pega o que a pessoa faz e onde ela trabalha e junta em um título, isso é muito comum na rede, porque muitos usuários não sabem que podem personalizar.

A empresa em que você trabalha e ou a instituição de ensino já tem um campo à direita (conforme imagem) e não precisamos fazer uma propaganda no nosso título do LinkedIn.

Título do LinkedIn

ENTÃO O QUE COLOCAR NO TÍTULO DO LINKEDIN?

Não tem uma receita de bolo, porém tem algumas dicas para ajudar a montar o título do LinkedIn da melhor forma possível.

1. Objetivo na rede

Podemos colocar o que buscamos na rede como por exemplo um cargo específico, o meu objetivo na rede é de encontrar um cargo de comprador sênior e focar meus esforços nesse sentido em todo o meu perfil, inclusive no título.

2. Cargo Atual

Podemos colocar o cargo atual, que assim como objetivo na rede direciona de forma mais específica o que estamos buscando na rede como por exemplo comprador pleno.

3. Experiência profissional

Aproveitando o mesmo exemplo de comprador poderíamos acrescentar ao nosso objetivo e cargo atual a nossa experiência, desta forma potencializamos o nosso título como por exemplo: Comprador Pleno | Suprimentos e ou Comprador Sênior | Supply Chain

4. Histórico Acadêmico

Podemos também incluir nossa formação acadêmica, cursos técnicos e profissionalizantes, se você tem uma graduação em Logística ou áreas afins incluí no título deixando o ainda mais completo como por exemplo: Comprador Pleno | Logística | Suprimentos e ou Comprador Sênior | Logística | Supply Chain

5. Palavras-Chave

As palavras-chave funcionam muito bem nos mecanismos de buscas e no LinkedIn não é diferente, podemos utilizá-las no título assim como em todo o perfil, veja bem em “todo o perfil”.

Se conseguir fazer uma junção do seu objetivo, experiência e formação acadêmica meio que de forma automática vai puxar palavras-chave, porque essas palavras fazem parte do seu perfil em todos campos.

Quando colocamos nossas rotinas de experiência profissional automaticamente vem palavras-chave relacionadas, por isso devemos descrever bem essas rotinas.

Quando redigimos o “Sobre” que é o resumo do LinkedIn também vai puxar automaticamente palavras-chave pois é o resumo de sua carreira, assim como a formação acadêmica e cursos relacionados.

Conclusão

Se conseguir mesclar objetivo, formação acadêmica e experiência profissional a chance de ter um bom título de perfil no LinkedIn aumenta muito.

Exemplo abaixo:

  • Consultor, mentor, instrutor de cursos são meus objetivos
  • Administrador, minha formação
  • Gestor de Suprimentos minha experiência profissional

Título do LinkedIn 2

O que não colocar no título do LinkedIn

O mesmo cuidado em montar o título do LinkedIn com as palavras certas, temos que tomar para não inserir as erradas.

Algumas dicas:

1. Procurando emprego ou desempregado

Você não é um desempregado, você está desempregado. Observou a diferença? O desempregado é um estado, você é um profissional em transição de carreira.

Pense junto comigo se vamos começar a correr e precisamos de um tênis corrida o que digitamos no mecanismo de pesquisa: Tênis de corrida!

2. Abreviações

Colocar abreviações também não é muito legal, pois a pessoa que está lendo talvez desconheça o termo, isso acontece muito em profissionais mais técnicos, lembra-se que o que é óbvio para você talvez não seja para o outro.

3. Adjetivos

Quem se auto elogia, não merece crédito já ouviu essa expressão? Se você é o melhor na sua área, as pessoas vão saber e se for premiado por isso, poste o prémio passa autenticidade e confiança.

Se quiser saber mais sobre mentoria em perfis do LinkedIn veja também os outros artigos do site e me siga no LinkedIn

Consultor, Mentor, Coach - Alex Silva Consultoria | + posts

Consultor, Mentor e Coach, Bacharel em Administração e Pós-graduado em Logística e Supply Chain pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Compras, Gestão da Qualidade e Administração e Negócios pela UNIP - Universidade Paulista, Pós-Graduando MBA em Coaching e Carreira com Ênfase em Gestão de Pessoas pela Universidade Metropolitana com uma experiência de vinte e três anos na área de Suprimentos e Administrativo.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img
Alex Silva
Alex Silva
Consultor, Mentor e Coach, Bacharel em Administração e Pós-graduado em Logística e Supply Chain pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Compras, Gestão da Qualidade e Administração e Negócios pela UNIP - Universidade Paulista, Pós-Graduando MBA em Coaching e Carreira com Ênfase em Gestão de Pessoas pela Universidade Metropolitana com uma experiência de vinte e três anos na área de Suprimentos e Administrativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui