Carreira T em Compras, como funciona e quais os benefícios?

Carreira em T em Compras, como funciona e quais os benefícios?

Devido à forte competitividade do mercado de trabalho, ampliar as habilidades e competências e explorar novos conhecimentos é crucial para manutenção e promoção na carreira.

Cada vez mais as empresas vêm valorizando profissionais antenados, “multidisciplinados” e automotivados.

Dentro desse cenário, a Carreira em T passa a ser uma tendência na construção da vida profissional.

A Carreira em T refere-se aos profissionais com uma vasta gama de conhecimentos, que conseguem ser simultaneamente especialistas em determinados assuntos e generalistas em outros.

Ou seja, trata-se de um profissional multifuncional que possui habilidades que não se limitam à sua área de atuação e são capazes de trafegar por competências de outras áreas.

Em geral, profissionais com esse perfil estão mais preparados para interagir com outros setores na busca de soluções alternativas para problemas complexos, adaptar-se a diferentes culturas organizacionais, participar de novas iniciativas internas e assumir responsabilidades fora das suas atribuições gerais.

Conceito de Carreira em T

O conceito de Carreira em T foi difundido Tim Brown – CEO da IDEO – empresa de design da Califórnia, popular por suas práticas colaborativas e inovadoras no ambiente de trabalho.

Segundo Brown, a parte vertical do “T” significa a especialização do profissional, ou seja, sua formação somada com as competências técnicas primordiais para a execução da sua função.

A parte horizontal do “T” está relacionada ao conhecimento que o profissional tem sobre a sua área, sobre o mercado (competências gerais) e as habilidades não técnicas (soft skills).

No universo de Suprimentos, podemos entender a Carreira em T da seguinte forma.

Na parte vertical do “T” podemos inserir competências como: Técnicas de Compras (Strategic Sourcing, Spend Analysis, TCO, Cost Breakdown, etc.), Logística, Negociação, Tributos e Taxas, Comunicação, Excel Avançado, Idiomas, Ética e Integridade.

Já na parte horizontal, podemos elencar muitas outras habilidades complementares (técnicas e comportamentais) que trazem um diferencial para a carreira do profissional de Compras, por exemplo:

  1. Gestão do Tempo
  2. Gerenciamento de Contratos
  3. Gestão de Processos
  4. Gestão de Estoque
  5. Gestão de Riscos
  6. Gestão de Categoria
  7. Gerenciamento da Qualidade
  8. Metodologia Lean
  9. Matemática Financeira
  10. Inteligência de Mercado
  11. Comércio Internacional
  12. Power Bi, Programação, E-Procurement e outras tecnologias
  13. Pensamento Analítico e Inovação
  14. Criatividade e Iniciativa
  15. Liderança e Influência social
  16. Inteligência Emocional, etc.

Mais para desenvolver sua Carreira em T, você precisa primeiramente fazer uma autoavaliação.

Faça uma lista das suas competências obtidas através de cursos, treinamentos, graduação, MBA, e etc., as habilidades adquiridas pela sua experiência e também seus soft skills.

Em seguida, defina sua especialidade.

Dependendo da empresa, os Compradores são organizados conforme a natureza da compra, como por exemplo: diretos e indiretos, produtos e serviços, matéria-prima e materiais acabados, entre outras categorias.

Caso você seja um comprador generalista, pense em que tipos de Compras você possui mais experiência e conhecimento.

Conforme descrito anteriormente, a Carreira em T é baseada na sua especialidade e nas competências complementares.

Por isso, conhecer suas habilidades principais é crucial.

Essas são as habilidades que precisam ser mantidas em alto nível.

Não é porque estão desenvolvidas que devem ser esquecidas. Muito pelo contrário!

Você deve prosseguir no aprimoramento contínuo da suas especialidades. Isso poderá torná-lo uma autoridade no assunto, cada vez mais essencial para sua empresa e ser atraído por outras no mercado.

É importante também que você defina quais são os seus objetivos profissionais no curto, médio e longo prazo, isso vai definir a prioridade de cada nova competência a ser desenvolvida.

Somado a isso, pesquise sobre as competências que a sua empresa (ou a empresa que sonha trabalhar), reconhece como diferencial no profissional de Compras.

Mediante esse painel de competências e habilidades, você está pronto para desenvolver um plano de aprendizado contínuo para pouco a pouco estar com sua parte vertical do “T” cada vez  mais robusta, e a parte vertical, mais longa.

É por isso que desenvolver um conjunto de conhecimentos e habilidades em forma de “T” pode ser considerada uma das formas mais valiosas que você pode fazer para a gestão da sua carreira e seu desenvolvimento pessoal.

Gostou da Dica? Deixe seu Comentário. Vamos conversar.

Forte abraço do seu Mentor de Carreira em Compras.

Assista a Live: Como se tornar um Especialista de Categorias e alavancar a carreira

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A Importância do Autogerenciamento para o Profissional de Supply Chain

A Importância do Autogerenciamento para o Profissional de Supply...

Como gerenciar riscos na cadeia de suprimentos

Como gerenciar riscos na cadeia de suprimentos Gerenciar riscos na...

Procurement e Purchasing – Quais são as diferenças?

Procurement e Purchasing - Quais são as diferenças? Saiba por...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui