Índice do artigo
Budget: Você precisa de uma “bola de cristal”?
Você já acertou 100% em previsões feitas no seu budget de inflação, reduções de custos e despesas? 95%? Não? Então você também não tem bola de cristal como eu e todos os profissionais de Compras.
Quem nunca se pegou fazendo projeções como um “mestre em economia”, projetando 12 meses de altas e baixas na economia local e mundial?
Fazendo brainstorm de ideias de redução de custos utilizando volumes projetados por Vendas? Mapeando consumo de indiretos, projetando despesas com paradas de manutenção (preventivas e corretivas) e programação de eventos de RH?
Atire a primeira pedra, ou melhor, compartilhe sua fórmula mágica ou bola de cristal!
Pois é meus caros profissionais de compras, eu nunca acertei 100% das minhas projeções, nem 95%.
Aprendi que bom senso e canja de galinha não faz mal a ninguém, mas nesse caso em específico, ser realista e, seguir uma cartilha de passos, também não.
Aqui vão algumas dicas que podem ajudar nesse momento de construção de budget:
- Comece cedo, ou seja, pelo menos 3 meses antes de começar seu novo ano fiscal. Isso faz com que você tenha tempo para coletar informações, mobilizar mais pessoas e revisar o que está sendo feito;
- Olhe os últimos 12 meses e veja que informações se consegue extrair sobre o futuro. Sabemos que o passado não garante ou explica o futuro, mas dá pistas que ajudam a calibrar o que você está projetando;
- Segregue as ações e projeções em grupos ou pilares. Por exemplo: ações comerciais, iniciativas técnicas, eventos, macroeconomia etc. Isso ajuda a entender que recursos você vai precisar na execução, quais são as variáveis de análise mais adequada e quem você deve envolver em cada processo.
- Crie 3 cenários que te permite flutuar com uma margem em relação ao planejado. Cenário Base (Planejado), Best Case e Worst Case.
- Estabeleça marcos de calibração durante o ano fiscal. Isso permite que tu informes a organização o que está acontecendo, o que está de acordo com o projetado e o que teve desvio por algum evento não esperado ou não planejado.
- Por fim, estabeleça uma metodologia de governança clara, simples e direta. Isso vai te ajudar no dia a dia a fazer ajustes de rumo rápidos, mobilizar recursos extras, comunicação assertiva e reporte de resultados sem muita carga operacional.
Como toda regra existe exceção, essas dicas não são garantia de sucesso total, mas garanto que vai te aproximar mais ainda de uma boa projeção de resultados e darão mais credibilidade a tua gestão de compras.
Mar calmo não faz bom marinheiro, mas ter uma boa bússola, farol, GPS e um plano de navegação, ajuda que ele chegue no seu objetivo de forma menos dolorosa.
Suprimentos/Compras - Profissional com sólida experiência na cadeia de suprimentos da indústria de máquinas agrícolas e automotiva. Mais de 19 anos trabalhando para empresas multinacionais americanas, japonesas, francesas e chinesas.
Vivencia Internacional - Experiência internacional desenvolvida na China, onde as designações principais foram de ajudar a estruturar o time de compras local, liderar um projeto de desenvolvimento de fornecedores e análise de viabilidade econômica de importação de componentes.