Transparência nos processos de BID: lembre-se, estamos em um jogo infinito!

Transparência nos processos de BID: lembre-se, estamos em um jogo infinito!

Quem nunca se deparou com situações, tanto na vida pessoal quanto profissional, onde existiram dúvidas entre ser 100% transparente ou “esconder o jogo”.

Imagino que você, profissional de Compras, passa por esse dilema diariamente em suas relações de negócios. Não podemos negar, acontece!

Um processo importante dentro do universo de Compras é o BID, ou seja, processo de concorrência para seleção de fornecedores de um produto ou serviço.

É importante mencionar que, dentro da preparação, estruturação, aplicação, condução e finalização desse processo existem passos estruturados como: análise interna, análise externa, lançamento no mercado, implementação, coleta de resultado e controle.

Se engana quem pensa que um processo de BID acaba quando o vencedor é declarado, sob a perspectiva de relação de negócios com os participantes que não foram vencedores.

Na verdade, ele é apenas um marco dentro da relação de negócios com a cadeia de fornecedores.

A transparência e profissionalismo na condução do processo será determinante, tanto para a implementação e sustentação dos negócios em questão, quanto para a imagem do profissional e da empresa no mercado.

Pude atestar isso dentro dos vários processos que tive a oportunidade de participar e conduzir e, mais recentemente, em um BID para fornecimento de produtos químicos de limpeza.

As regras do jogo são estabelecidas no Edital de concorrência. Nele é importante que, as condições técnicas, comerciais, compliance e de performance, estejam claras.

Com esse ponto de partida bem feito, boa parte do sucesso do processo está garantido. Notem, já estamos falando em transparência.

Quando partimos para coleta de dados, cotações e negociação, essa mentalidade deve seguir, chances iguais devem ser dadas a todos, feedbacks equilibrados e com base em dados devem nortear as interações.

Por fim, com base nos critérios estabelecidos previamente, o vencedor é declarado. Pensa que acabou aí?

Não, esse próximo passo, vai determinar se realmente você está preocupado com o futuro e se está consciente do jogo infinito que estamos participando.

Normalmente, mandamos uma comunicação agradecendo a participação e informando aos participantes que, não foram escolhidos, que o processo acaba ali.

O que pode ser feito diferente, sabendo que a relação com esses fornecedores deve continuar e, que aquele processo foi somente um marco nesse “jogo” infinito?

A resposta é: fornecer informações valiosas para que ele saia melhor e mais bem preparado desse processo.

Por exemplo: informe que posição ele ficou dentro dos critérios avaliados e porque, quais foram as diferenças entre o fornecedor imediatamente a frente dele e o imediatamente atrás dele, dê visibilidade de quando será o próximo processo e, que outras oportunidade podem surgir.

Lembrem-se, se por um acaso e por algum motivo, o ganhador do processo, não cumprir com o acordo ou desistir, o segundo assume e assim sucessivamente.

Essa informação sobre a robustez e transparência do processo, se espalhará no mercado, e os processos conduzidos por vocês e pela empresa que você representa ganharão credibilidade e, a chance de sucesso e engajamento da cadeia de suprimentos em seus processos e com sua empresa, aumenta com isso.

Segundo Simon Sinek, um autor que gosto muito: “o verdadeiro valor de uma empresa, é medido pelo desejo que outros tem de contribuir para que ela continue a ter sucesso, não apenas durante o tempo em que eles (os membros da empresa) ainda estão aqui, mas bem além de sua presença”.

Nesse sentido, a transparência e senso de que o jogo não acabou ali, são fundamentais. Pensa que acabou?

Não. Falamos bastante até aqui, somente, sobre transparência em relação aos fornecedores participantes do processo, mas o que fazer em relação aos demais participantes?

Ou seja, seus colegas de empresa. Profissionais que vão lhe apoiar nesse processo e que, também, serão impactados por ele.

Bem, o princípio é o mesmo: transparência! Desde a construção do processo, passando pela tomada de decisão, apresentação dos resultados e feedback da participação deles.

Isso será fundamental para a parte mais difícil, na minha opinião: a implementação.

Além disso, isso dará uma sensação de pertencimento a todos e, nos seus processos futuros, eles estarão prontos para ajudar de forma engajada.

Por fim, transparência não é sinônimo de ingenuidade, mas sim de integridade e inteligência.

Supervisor de Compras | Website | + posts

Suprimentos/Compras - Profissional com sólida experiência na cadeia de suprimentos da indústria de máquinas agrícolas e automotiva. Mais de 19 anos trabalhando para empresas multinacionais americanas, japonesas, francesas e chinesas.

Vivencia Internacional - Experiência internacional desenvolvida na China, onde as designações principais foram de ajudar a estruturar o time de compras local, liderar um projeto de desenvolvimento de fornecedores e análise de viabilidade econômica de importação de componentes.

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1 COMENTÁRIO

  1. Excelente artigo. Integridade e transparência são de extrema importância em todos os âmbitos.
    Parabéns Leonardo Bortolini!

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