As 5 Formas de Reconhecimento Profissional

As 5 Formas de Reconhecimento Profissional

Ninguém tem dúvida da importância de ser reconhecido, seja na vida pessoal ou na vida profissional.

Todos gostam e precisam ser reconhecidos.

Reconhecimento gera motivação, engajamento e empoderamento. Profissionais quando se sentem admirados e encorajados, contribuem ainda mais para os resultados da empresa e, naturalmente, se destacam.

Reconhecer é oferecer os seus colaboradores uma visão positiva do trabalho que eles desempenham.

A valorização profissional vai muito além da promoção ou de aumento salarial.

Hoje, mais do que nunca, sabemos da importância de um time diverso e por isso é necessário conhecer cada colaborador individualmente para o devido reconhecimento profissional.

É preciso que gestores comuniquem suas expectativas para todos igualmente, mas também devem se preocupar em adaptar sua linguagem para que cada funcionário perceba seu papel no contexto global da empresa, e para o atingimento dos resultados.

Cada colaborador é único, tem seus próprios sonhos, objetivos, caprichos e experiências.

Portanto, a liderança precisa identificar qual a linguagem mais adequada e eficiente para reconhecer seu time, mas tão importante quanto isso, deve saber como valorizar seus colaboradores individualmente.

Daí surge a ideia das 5 Linguagens do Reconhecimento:

De acordo com o livro “As Cinco Linguagens do Amor” de Gary Chapman, existem cinco linguagens básicas pelas quais o amor é expressado e compreendido, ou seja, cada pessoa possui uma maneira específica de identificar, receber e dar amor.

Fazendo um analogia para a carreira, cada profissional tem uma forma particular de sentir-se reconhecido.

1ª Linguagem do Reconhecimento: PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

São sentenças expressas em elogios, como: “Parabéns pelo ótimo trabalho!”, como também palavras de incentivos: “Vai dar tudo certo”, “Você consegue!”.

Existem pessoas que se sentem altamente valorizadas quando escutam afirmações como estas e muitas outras.

Porém, assim como frases positivas podem tornar algumas pessoas valorizadas, o contrário podem desmotivá-las, fazer com que se sintam mal e sem vontade de realizar seu trabalho.

Dito isso, é fundamental perceber o impacto das palavras no seu ambiente de trabalho, pois palavras mal dias, ou até mesmo meias palavras, podem prejudicar não só as pessoas que lhe rodeiam, mas também a você mesma (o).

2ª Linguagem do Reconhecimento: QUALIDADE DO TEMPO

Diz respeito à dedicação de um tempo de qualidade, atenção exclusiva, desde conversas triviais ou pautadas em um tema específico.

Esse tempo pode se resumir a um almoço, jantar ou até mesmo um cafezinho, desde que focado na pessoa.

As pessoas que valorizam a Qualidade do Tempo, desejam que estamos com elas de corpo e alma, sem desvios ou ameaças externas.

Elas sente-se reconhecidas quando nos aproximamos e dedicamos parte do nosso dia a elas, de preferência pessoalmente.

Provavelmente com a correria do dia-a-dia talvez seja essa a forma de reconhecimento mais escassa nos dias de hoje, sem falar na concorrência com as redes sociais e a tecnologia.

3ª Linguagem do Reconhecimento: PRESENTES

Essa é forma de reconhecimento onde o que menos importa é o valor financeiro.

Pessoas que valorizam o ato de serem presenteadas, estão mais apegadas ao valor simbólico do que é presenteado.

Elas se sentem imensamente gratas, felizes e realizadas quando percebem a importância e o significado que elas têm nas vida de outrem através de uma pequena lembrança material.

Para as pessoas que se sentem reconhecidas por meio dessa linguagem, o fundamental é saber que o presente está sendo dado de coração, com a intenção realmente de agradar e deixar uma marca, fazendo com que elas se sintam lembradas, mesmo quando estão distantes, afastadas ou ausentes.

4ª Linguagem do Reconhecimento: GESTOS DE SERVIÇO

Para pessoas que valorizam a colaboração, o que você faz por ela conta muito mais do que elogios e presentes.

Serviços simples como: trazer um cafezinho, buscar folhas na impressora, entre outros, demonstram para essas pessoas o quão importantes elas são para você, e, principalmente que você agiu dessa forma na intenção verdadeira de vê-la realizada.

Logo, é importante ficar atenta (o) para pessoas que entendem essa ação de serviço espontâneo como uma forma de valorização, e como você pode agir para valorizá-las  e motivadas.

5ª Linguagem do Reconhecimento: TOQUE FÍSICO

Provavelmente essa seja a forma de reconhecimento mais complicada de ser expressada no ambiente de trabalho, devido a inúmeros fatores, como por exemplo: cultura, religião e  preconceitos, a final de contas estão incluídos nessa linguagem beijos, abraços, aperto de mãos, entre outros gestos.

Algumas pessoas têm a necessidade de sentir fisicamente o seu afeto por elas, por isso, fazem questão de receber esse tipo de gesto para que se sintam valorizadas.

Por isso é muito importante, antes de tomar a iniciativa, identificar se a outra pessoa também deseja ou permite receber esse tipo de expressão afetiva, caso contrário, algumas situações constrangedoras podem ocorrer.

Agora que você já conhece as 5 Linguagens do Reconhecimento Profissional, numere de 1 a 5 aquelas com que mais de identifica, sendo 1 aquela de maior identificação e 5 de menor identificação:

  • (   ) PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO
  • (   ) QUALIDADE DO TEMPO
  • (   ) PRESENTES
  • (   ) GESTOS DE SERVIÇO
  • (   ) TOQUE FÍSICO.

Normalmente, líderes reconhecem seus colaboradores da mesma forma como gostam de ser reconhecidos, afinal de contas “só podemos dará aquilo que temos em nós mesmos”. Mas essa fórmula definitivamente não funciona.

Para avançar nessa questão crucial da gestão de pessoas, pense em 3 colaboradores que trabalham diretamente com você e identifique suas linguagens predominantes.

Veja se a forma como valorizou-os recentemente gerou os resultados esperados.

A partir dessa avaliação, oriente sua linguagem de reconhecimento e turbine a motivação do seu time.

Pense nisso!

Forte abraço do seu Mentor de Carreira e Compras

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso em Procurement

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso...

Desmistificando a Matriz Kraljic em Compras

Desmistificando a Matriz Kraljic em Compras: Um Guia Essencial...

Storytelling em Procurement! A Arte de Encantar e Persuadir em suas Negociações

Storytelling em Procurement! A Arte de Encantar e Persuadir...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui