Tecnologia sustentável: leve essa iniciativa para a sua empresa

Tecnologia sustentável: leve essa iniciativa para a sua empresa

Você conhece o conceito “tecnologia sustentável”?

Se a sua empresa está empenhada em ser ESG, preocupada com o meio ambiente, com a sociedade e tem práticas de governança adequadas, vale a pena conhecer este conceito em profundidade.

Por tecnologia sustentável entende-se o uso de teorias e práticas tecnológicas de modo a preservar os recursos naturais e, claro, o meio ambiente como um todo.

São tecnologias que podem incluir uso de energia renovável, como solar e eólica, assim como recursos naturais que ajudam na redução dos impactos ambientais.

É uma forma de consolidar iniciativas que fazem toda a diferença para o meio ambiente, para a redução de custos da sua empresa e, o principal, para a sociedade.

Sabe quando uma empresa reutiliza uma embalagem, diminui o uso de papel ou plástico e utiliza máquinas próprias nesse processo de reaproveitamento de recursos? É disso que estamos falando e muito mais!

Por que tecnologias sustentáveis são importantes?

Poderíamos relacionar aqui diversos motivos, mas vamos nos concentrar no mais importante: o desenvolvimento sustentável de cidades, estados e países.

Se queremos viver em um mundo melhor, ou seja, sem desastres naturais, crises climáticas, problemas na camada de ozônio, eliminar a emissão de carbono, esse é o melhor caminho.

Tecnologia sustentável é mais do que debater conceitos e buscar se enquadrar nos parâmetros ESG.

É ir além, é colocar as ideias em prática e desenvolver as tecnologias (máquinas, softwares, aplicativos e afins) que forem necessárias para isso.

Em paralelo, criar uma tecnologia sustentável significa dar asas a novas fluxos de atividades e contratar profissionais para operá-los, sempre preservando o meio ambiente, claro.

Para as empresas, apostar em inovação, tecnologia e sustentabilidade só traz benefícios.

10 motivos para investir em tecnologia sustentável

Se você não está convencido que é imprescindível investir e apostar em tecnologias sustentáveis, então, confira mais dez razões para isso:

  1. Menos impactos que a sua empresa provoca no meio ambiente;
  2. Redução na emissão de carbono;
  3. Conscientização da sociedade (seu time entenderá a importância de ter práticas mais sustentáveis);
  4. Economia com aquisição de matérias-primas e insumos;
  5. Menor geração de resíduos industriais (nosso planeta não suporta mais acúmulo de lixo!);
  6. Redução de consumo de recursos naturais como fontes de energia e água;
  7. Mesmo com investimentos iniciais em tecnologias, a médio e longo prazo a redução de gastos será evidente;
  8. Fomentar o potencial de inovação para os negócios;
  9. Valor agregado para sua marca (consumidores valorizam empresas ESG)
  10. Desempenho mais estratégico da sua empresa na cadeia de suprimentos (quem não quer fechar negócio com uma empresa que realmente tem foco em ESG? Empresas ESG já representam 36% dos ativos financeiros totais no mundo!)

Conheça algumas tecnologias sustentáveis que fazem sucesso no mercado

Para dar o pontapé inicial para implementar tecnologias sustentáveis, pode ser interessante praticar um pouco de benchmarking e conhecer mais sobre as tecnologias sustentáveis mais difundidas entre empresas que são referências quando o assunto é ESG.

Veja abaixo alguma delas:

Veículos elétricos

São os modelos que não emitem gases e são ecologicamente sustentáveis, pois reduzem a presença de gases poluentes na atmosfera, entre eles, dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO) e óxido de nitrogênio (NOx).

Fazendas verticais

São instalações verticais (parecem “prateleiras”) usadas no agronegócio. Além de gerar economia de energia, reduzem a ocupação do solo, dispensam rotinas de regas excessivas  e isolam altas temperaturas.

Além disso, são plantações que não usam agrotóxicos, geram muita economia de água e mantêm o solo fértil e, em geral, utilizam luzes de LED para simular a luz solar.

Energia renovável

A energia solar é a fonte de energia renovável mais comum atualmente sendo que, a cada ano, se torna mais acessível e ganha novas aplicações.

Investir na exploração de soluções renováveis para reduzir a dependência energética de combustíveis fósseis e gerar energia de forma mais econômica, é uma excelente iniciativa sustentável.

Tratamento de água e outros recursos residuais

Já existem diversas tecnologias para tratar a água residual de usos domésticos e industriais.

São inovações que envolvem a filtração por membrana, células de combustível microbianas, tratamentos biológicos, nanotecnologia e assim por diante. Ainda há muito espaço para estudo e inovação.

Parcerias para criar sistemas de economia circular

Esse conceito vem sendo praticado há muito tempo, mas ainda há espaço para mais ações.

No setor de agronegócios, por exemplo, as embalagens de fertilizantes e outros insumos utilizados pelos produtores, retornam para a indústria para serem aproveitadas.

A oportunidade, nesse caso, surgiu de uma necessidade: os consumidores não davam conta de descartar corretamente tantas embalagens plásticas e a indústria precisava reduzir custos com matérias-primas.

A economia circular consiste em pensar soluções e tecnologias que beneficiem toda a cadeia de suprimentos.

Transformação digital

Quanto mais digital uma empresa se torna, menos recursos utiliza. Vamos a alguns exemplos: gestão de processos e documentos em nuvem (tchau para as impressoras!), uso de luzes de LED e adoção de modelos de trabalho home office ou híbrido (para reduzir deslocamentos e consumo).

Gostou? Quer aprimorar a performance ESG da sua empresa?

O time PG Consulting tem especialistas em ESG para apoiar a criação e a implementação de uma estratégia on demand para sua organização.

Atuar com ESG, em especial na área de Procurement, fomenta a inovação, gera mais negócios, reduz riscos e traz mais competitividade para a sua organização na cadeia de suprimentos.

Venha para PG!

+55 11 4040-7391 | comercial@procurementgarage.com | Website | + posts

A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística.

Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso em Procurement

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui