As commodities em 2023 e a cadeia de suprimentos

As commodities em 2023 e a cadeia de suprimentos

No começo de 2022, a economia mundial vivenciou uma retomada e as commodities apresentaram um considerável “boom”, mas, logo no segundo semestre, diversos países voltaram a mergulhar em um oceano de incertezas decorrentes de fatores como a invasão russa à Ucrânia, que alavancou os preços dos produtos energéticos, metálicos e agrícolas.

Além disso, a desaceleração da economia chinesa, provocada pela rígida política de covid zero, voltou a desequilibrar o mercado global de commodities, em especial para o setor de minérios e petróleo.

Aos poucos, o governo chinês cedeu à pressão de subsequentes protestos contra o isolamento e a demanda chinesa por commodities voltou a crescer.

Com isso, 2023 começou com um pouco mais cenário favorável, embora as melhorias ainda sejam percebidas a passos lentos e com um pé atrás.

A elevação da confiança do mercado, em partes, está relacionada à mudança nas projeções para as economias dos Estados Unidos e Europa.

Por outro lado, a produção siderúrgica e a crise no setor imobiliário ainda mantêm a demanda reticente.

Vale lembrar que a Ucrânia ainda está inserida numa realidade bem delicada e sem previsão de solução, o que deve continuar a gerar um relevante desequilíbrio entre oferta e demanda de petróleo.

Agronegócios

Após encolher aproximadamente 4% em 2022, o agronegócio deve surpreender positivamente no Produto Interno Bruto (PIB) de 2023.

O Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), calcula que o PIB do setor avançará 8% este ano, sendo o único a crescer de forma expressiva no período, quando a produção de riqueza no país deve ficar praticamente estagnada.

Se o número se confirmar, será o maior crescimento desde 2017, quando a alta foi de 14,2%.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) calcula que o Brasil deve romper este ano a barreira das 300 milhões de toneladas de grãos, firmando-se como o terceiro maior produtor mundial de cereais, atrás da China e dos Estados Unidos.

A safra esperada para este ano deve ser recorde, o que justifica uma expectativa positiva como a do IBGE para a produção agrícola que aponta que a produção de grãos, cereais e leguminosas deve alcançar 293,6 milhões de toneladas em 2023, o que significará uma alta de 11,8% no comparativo com 2022.

Impactos na cadeia de suprimentos

Com as altas das commodities, as empresas que atuam no setor de agronegócios devem adequar seu posicionamento dentro da cadeia de suprimentos.

Manter os procedimentos de compras e logística no mesmo padrão que foi praticado nos anos anteriores pode não ser uma decisão estratégica.

É necessário aprimorar a gestão de compras para garantir a eficiência e os resultados de uma empresa que adquire commodities. Com as altas do setor, a competitividade entre fornecedores alcança patamares mais elevados.

Dessa forma, contar com uma equipe de colaboradores esteja capacitada para estabelecer boas negociações, dentro do prazo de entrega e condições de cada demanda fará toda a diferença para os negócios.

Os procedimentos internos e os critérios de gestão de compras devem ser estruturados para potencializar resultados.

Na Procurement Garage, somos experts em gestão de compras de commodities. Entre em contato com os nossos especialistas e alavanque a estratégica para sua empresa em compras.

Fontes

  1. https://www.gazetadopovo.com.br/economia/crescimento-que-vem-do-interior-agro-da-impulso-aos-estados-que-mais-crescem-em-2023/
  2. https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2023/02/5076252-agronegocio-se-recupera-com-expectativa-de-crescimento-em-2023.html
  3. https://valorinveste.globo.com/mercados/internacional-e-commodities/noticia/2023/02/27/apos-boom-reabertura-da-china-deve-determinar-precos-de-commodities-em-2023.ghtml
  4. https://portalibre.fgv.br/noticias/aumento-das-exportacoes-em-2023-importancia-da-china
  5. https://exame.com/invest/mercados/goldman-ve-commodities-nas-alturas-em-2023-devido-a-escassez/
  6. https://forbes.com.br/forbes-money/2022/12/o-que-esperar-da-economia-brasileira-em-2023/
+55 11 4040-7391 | comercial@procurementgarage.com | Website | + posts

A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística.

Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Importância do Saneamento de Cadastros de Materiais e Serviços

Importância do Saneamento de Cadastros de Materiais e Serviços Devemos...

Inovação aberta em compras: a importância da colaboração e parcerias estratégicas

Inovação aberta em compras: a importância da colaboração e...

Soft Skills: A Diferença Entre Estagnação e Realização

Soft Skills: A Diferença Entre Estagnação e Realização Eu tenho...

A importância do Compliance em Compras

A importância do Compliance em Compras Antes de iniciar esta...

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de Compras!

Os Desafios na Coordenação e Gerenciamento de Equipes de...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui