O Papel do Comércio Internacional em Supply Chain

O Papel do Comércio Internacional em Supply Chain

Já faz um tempo que as informações em todo o mundo são transmitidas em tempo real, talvez com milissegundos de atraso. Isso reforça o senso de urgência, tudo é para ontem. Enquanto se planeja um processo, é exigida uma rápida reação por um problema que surge. Há um fluxo constante de mudança entre tudo. E se nessa mudança tem processos além-mar?

Para uma relação com o outro lado no oceano ou algumas milhas pela costa, o comércio internacional ocupa um lugar de marketing, economia, logística e geopolítica. É um mundo de conteúdo para abordar, onde tudo se entrelaça e todos estes assuntos se encontram em Supply Chain.

No entanto, a estratégia de usar o comércio internacional nos negócios de uma empresa acontece por três motivos: redução de custo, ampliação de mercado e acesso à tecnologia. Seja pela aquisição de bens e serviços no exterior para empresa de mercado local ou para aquelas que interagem com clientes além das fronteiras nacionais, o comércio internacional é uma área de conhecimento cada vez mais popular, pela redução de barreiras da comunicação. E conversa, bem de perto, com todas as etapas do supply chain. Colaborar e partilhar nessa jornada é essencial!

Por isso, quero escrever sobre questões úteis, no que se refere aos assuntos de comércio internacional, para você que lê e passa um tempo aqui. Vou compartilhar temas da minha especialidade como importação, exportação, regulamentação, estratégia de comércio exterior e a tecnologia nesse contexto. Também vai sempre ter uma pitada de opinião, que é para trazer sua interação para uma discussão saudável, misturar pontos de vistas, e trocar ideias. E é para isso que estou aqui. Eu acredito muito no poder da partilha do conhecimento e das experiências.

Então, ao abrir o Blog na Garage, pegue seu café, comente, concorde e discorde. Seja bem-vindo/a!

 

 

Isabela Latini
Master of Economics and Management of Science, Technology and Innovation at ISEG - University of Lisbon, in progress, with academic mobility at the University of Padova, Italy.

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing Como você desenvolve e nutre parcerias...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e COST BREAKDOWN? TOTAL COST OF OWNERSHIP...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça os métodos de Elon Musk! Quer...

As competências essenciais do comprador estratégico – Gestão do...

As competências essenciais do comprador estratégico - Gestão do Tempo No artigo anterior, Comprador Estratégico...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua empresa! Compras ou Suprimentos, mais conhecidos...

Procurement e Purchasing – Quais são as diferenças?

Saiba por que Procurement e Purchasing não são a mesma coisa e como suas...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui