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A Experiência do Fornecedor
Grande parte dos executivos já conhece os conceitos de experiência do cliente, experiência do funcionário e experiência do usuário.
Não há dúvida de que todos eles são significativamente importantes para o sucesso das empresas.
Mas quantos já ouviram ou pensaram em Experiência do Fornecedor? E por que todo profissional de compras deveria se preocupar com a experiência do fornecedor?
O cliente final verá o resultado da má experiência do fornecedor.
Hoje, num contexto de produção, os produtos são produzidos em cadeias de abastecimento globais e complexas.
As empresas são muito dependentes do desempenho das suas compras e fornecedores de várias maneiras, por exemplo:
Custos – As compras de fornecedores podem cobrir até 80% da estrutura de custos da empresa.
Qualidade – os fornecedores desempenham um papel fundamental no cumprimento da qualidade das entregas ao cliente final.
Faltas e atrasos nas entregas dos fornecedores podem causar sérios problemas.
Sustentabilidade – uma parte significativa do impacto ambiental e social das empresas provém dos fornecedores e os desvios de sustentabilidade na supplychain podem causar sérios problemas à competitividade das empresas.
Tecnologia – os fornecedores estão desenvolvendo e fornecendo tecnologias cruciais que são difíceis de substituir.
A pandemia de Covid-19 mostrou-nos quão vulneráveis podem ser as empresas quando os fornecedores não conseguem entregar os componentes essenciais.
Portanto, é importante pensar por que seus fornecedores o atenderiam em detrimento de outras empresas de maneira geral e, principalmente, em situações de emergência e nas inovações.
As empresas clientes, precisam resolver o desafio de como poderiam melhorar seu relacionamento com os fornecedores e se tornarem seus clientes preferenciais.
Isto não deve apenas estar na agenda de compras, mas sim ser priorizado por toda empresa – pois o cliente final será impactado!
Mesmo assim, a importância dos fornecedores para o desempenho global de uma empresa é muitas vezes ignorada, ou até totalmente esquecida.
Muitos problemas relacionados com a SCM poderiam ser evitados através da adoção de uma visão holística na gestão e desenvolvimento bidirecional de relações com fornecedores, tanto a nível operacional como estratégico.
Problemas nas relações cliente fornecedor são:
- Falta de cooperação estratégica, falta de objetivos comuns e sem governação aberta
- Processos manuais demorados e transparência operacional inexistente
- Má comunicação e interação entre organizações
- Pensamento tipo silo
- Falta de compreensão em relação às iniciativas de sustentabilidade da cadeia de abastecimento
Para resolver estes problemas e melhorar o desempenho global da empresa é fundamental reconhecer o valor dos fornecedores.
Por este motivo nas células de SRM em Compras, o SupEx precisa estar na agenda como uma das prioridades.