A Experiência do Fornecedor

A Experiência do Fornecedor

Grande parte dos executivos já conhece os conceitos de experiência do cliente, experiência do funcionário e experiência do usuário.

Não há dúvida de que todos eles são significativamente importantes para o sucesso das empresas.

Mas quantos já ouviram ou pensaram em Experiência do Fornecedor? E por que todo profissional de compras deveria se preocupar com a experiência do fornecedor?

O cliente final verá o resultado da má experiência do fornecedor.

 

Supplier Experience: Conceito

Hoje, num contexto de produção, os produtos são produzidos em cadeias de abastecimento globais e complexas.

As empresas são muito dependentes do desempenho das suas compras e fornecedores de várias maneiras, por exemplo:

Custos – As compras de fornecedores podem cobrir até 80% da estrutura de custos da empresa.

Qualidade – os fornecedores desempenham um papel fundamental no cumprimento da qualidade das entregas ao cliente final.

Faltas e atrasos nas entregas dos fornecedores podem causar sérios problemas.

Sustentabilidade –  uma parte significativa do impacto ambiental e social das empresas provém dos fornecedores e os desvios de sustentabilidade na supplychain podem causar sérios problemas à competitividade das empresas.

Tecnologia  – os fornecedores estão desenvolvendo e fornecendo tecnologias cruciais que são difíceis de substituir.

A pandemia de Covid-19 mostrou-nos quão vulneráveis ​​podem ser as empresas quando os fornecedores não conseguem entregar os componentes essenciais.

Portanto, é importante pensar por que seus fornecedores o atenderiam em detrimento de outras empresas de maneira geral e, principalmente, em situações de emergência e nas inovações.

As empresas clientes, precisam resolver o desafio de como poderiam melhorar seu relacionamento com os fornecedores e se tornarem seus clientes preferenciais.

Isto não deve apenas estar na agenda de compras, mas sim ser priorizado por toda empresa – pois o cliente final será impactado!

Mesmo assim, a importância dos fornecedores para o desempenho global de uma empresa é muitas vezes ignorada, ou até totalmente esquecida.

Muitos problemas relacionados com a SCM poderiam ser evitados através da adoção de uma visão holística na gestão e desenvolvimento bidirecional de relações com fornecedores, tanto a nível operacional como estratégico.

Problemas nas relações cliente fornecedor são:

  • Falta de cooperação estratégica, falta de objetivos comuns e sem governação aberta
  • Processos manuais demorados e transparência operacional inexistente
  • Má comunicação e interação entre organizações
  • Pensamento tipo silo
  • Falta de compreensão em relação às iniciativas de sustentabilidade da cadeia de abastecimento

Para resolver estes problemas e melhorar o desempenho global da empresa é fundamental reconhecer o valor dos fornecedores.

Por este motivo nas células de SRM em Compras, o SupEx precisa estar na agenda como uma das prioridades.

Revista Supplier Experience
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