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Comece pelo Pra Quê
Para que existe a área de Compras na sua empresa? Para que você trabalha? Para que o Comprador faz o que faz todos os dias?
Antes de responder, preste atenção nas perguntas!
Não estou perguntando Por Quê, isso talvez seja fácil de responder. A questão aqui é mais profunda.
Minha provocação é no sentido de descobrir o PARA QUÊ da sua função como Profissional de Compras.
Você já pensou sobre isso?
Trabalhar de segunda a sexta debruçado em centenas de requisições de compras baseando-se somente no POR QUÊ de cada pedido, mantém o Comprador limitado a seguir os processos e as políticas de Compras.
E isso é fundamental, com certeza! Não podemos fugir das regras.
Porém, trabalhar nessa linha retilínea com início, meio e fim restringe o pensamento crítico e qualquer possibilidade de resultados diferentes.
Quando o Comprador se permite questionar o PRA QUÊ de uma demanda específica, seja um material, produto ou serviço, ele espontaneamente desafia seu inconsciente e o status quo da sua própria função na empresa.
E isso acontece porque o PRA QUÊ de uma solicitação de compras tem sua natureza específica. O PRA QUÊ está relacionado à uma necessidade, um problema, uma dor, um desejo da área requisitante.
O PRA QUÊ permite ao Comprador fazer um diagnóstico preciso por trás dos critérios que definem o pedido em si.
Uma vez identificado o PRA QUÊ, as possibilidades se ampliam exponencialmente e as alternativas de mercado, sejam de fornecedores, produtos e serviços surgem naturalmente. Talvez não seja nem mesmo necessário fazer a compra, a solução pode estar dentro de casa!
Ou pode ser o contrário… é possível que esse diagnóstico aponte para uma solução única e restrita que demandará do Comprador uma estratégia de abordagem diferenciada.
Compradores com a capacidade de questionar o PRA QUÊ, estão dispostos a aprender. Em geral, são percebidos como colaboradores participativos e que agregam valor ao processo de aquisição e contratação.
Junto aos fornecedores, são capazes de negociar fora das quatro linhas da proposta comercial, buscando soluções fora do padrão e que trazem melhores resultados para a empresa.
O hábito do PRA QUÊ inspira o Comprador, torna o O QUÊ uma consequência, sem tirar a essência do POR QUÊ da função de comprar e sem desviar-se do COMO, que são exatamente os processos e as políticas de Compras.
No momento em que o Comprador compreende seu PRA QUÊ, ele passa a pensar e agir estrategicamente, deixando de agir operacionalmente e, realmente, tendo senso de dono das requisições pelas quais é responsável.
Pense nisso e tenha a partir de agora um PARA QUÊ, um propósito, na sua carreira em Compras.
Forte abraço do seu Mentor de Carreira.
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.