Comece pelo Pra Quê

Índice do artigo

Comece pelo Pra Quê

Para que existe a área de Compras na sua empresa? Para que você trabalha? Para que o Comprador faz o que faz todos os dias?

Antes de responder, preste atenção nas perguntas!

Não estou perguntando Por Quê, isso talvez seja fácil de responder. A questão aqui é mais profunda.

Minha provocação é no sentido de descobrir o PARA QUÊ da sua função como Profissional de Compras.

Você já pensou sobre isso?

Trabalhar de segunda a sexta debruçado em centenas de requisições de compras baseando-se somente no POR QUÊ de cada pedido, mantém o Comprador limitado a seguir os processos e as políticas de Compras.

E isso é fundamental, com certeza! Não podemos fugir das regras.

Porém, trabalhar nessa linha retilínea com início, meio e fim restringe o pensamento crítico e qualquer possibilidade de resultados diferentes.

Quando o Comprador se permite questionar o PRA QUÊ de uma demanda específica, seja um material, produto ou serviço, ele espontaneamente desafia seu inconsciente e o status quo da sua própria função na empresa.

E isso acontece porque o PRA QUÊ de uma solicitação de compras tem sua natureza específica. O PRA QUÊ está relacionado à uma necessidade, um problema, uma dor, um desejo da área requisitante.

O PRA QUÊ permite ao Comprador fazer um diagnóstico preciso por trás dos critérios que definem o pedido em si.

Uma vez identificado o PRA QUÊ, as possibilidades se ampliam exponencialmente e as alternativas de mercado, sejam de fornecedores, produtos e serviços surgem naturalmente. Talvez não seja nem mesmo necessário fazer a compra, a solução pode estar dentro de casa!

Ou pode ser o contrário… é possível que esse diagnóstico aponte para uma solução única e restrita que demandará do Comprador uma estratégia de abordagem diferenciada.

Compradores com a capacidade de questionar o PRA QUÊ, estão dispostos a aprender. Em geral, são percebidos como colaboradores participativos e que agregam valor ao processo de aquisição e contratação.

Junto aos fornecedores, são capazes de negociar fora das quatro linhas da proposta comercial, buscando soluções fora do padrão e que trazem melhores resultados para a empresa.

O hábito do PRA QUÊ inspira o Comprador, torna o O QUÊ uma consequência, sem tirar a essência do POR QUÊ da função de comprar e sem desviar-se do COMO, que são exatamente os processos e as políticas de Compras.

No momento em que o Comprador compreende seu PRA QUÊ, ele passa a pensar e agir estrategicamente, deixando de agir operacionalmente e, realmente, tendo senso de dono das requisições pelas quais é responsável.

Pense nisso e tenha a partir de agora um PARA QUÊ, um propósito, na sua carreira em Compras.

Forte abraço do seu Mentor de Carreira.

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Compras Inclusivas

Compras Inclusivas Se sua empresa está engajada em práticas ESG...

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente Quando...

Tendências de compras 2025

Tendências de compras 2025 À medida que avançamos para um...

15 Dicas para Lidar com Conflitos e com Clientes Difíceis

15 Dicas para Lidar com Conflitos e com Clientes...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui