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Entrevista com Alexandre Grangeiro
Blog na Garage entrevistou o Alexandre Grangeiro – Coordenador de Supply Chain da Origem Energia.
Pergunta 1
BNG: Tendo experiência em Vendas e Compras, quais são as maiores diferenças e semelhanças?
Alexandre Grangeiro: Falamos de atividades muito próximas, que possuem relacionamento direto, com princípios e fundamentos comuns. Ambas apresentam forte viés estratégico, exigem conhecimento de mercado, forte skill em negociação, entre outras similaridades no seu dia a dia.
Vendedores tem, em geral, necessidade de maior conhecimento técnico específico e uma postura mais agressiva, mais arrojada e de maior intensidade em busca da venda.
Área de Compras requer um perfil mais analítico e uma necessidade de conhecer e interagir, mesmo que de uma forma macro, com todos os processos da empresa.
Pergunta 2
BNG: Conte para nós como sua experiência em Vendas tem te ajudado em Procurement.
Alexandre Grangeiro: A experiência em vendas ajuda a ampliar o entendimento do processo e buscar soluções a eventuais entraves em negociações específicas. Contribui na avaliação da melhor estratégia, no decorrer do processo de negociação e na busca de alternativas que possam tornar o negócio mais vantajoso para as partes.
O profissional de compras, assim como o vendedor, precisa ser persuasivo e usar seu poder de influência de forma positiva. Me vi, por diversas vezes, vendendo soluções e alternativas de fornecimento e serviços aos meus clientes internos nas empresas por onde passei.
Pergunta 3
BNG: Com um CV rico em experiências em indústria de base, transportes e Petróleo e Gás, e um conteúdo cativante no LinkedIn, como os soft skills podem fortalecer o crescimento de um profissional de Procurement?
Alexandre Grangeiro: Primeiramente obrigado pelas palavras.
Acredito que o desenvolvimento de soft skills são fundamentais no nosso aprimoramento profissional. Não sei se mais importantes, mas posso citar alguns, os quais venho pessoalmente buscando desenvolver. São eles:
Comunicação: A boa comunicação é a chave para o sucesso profissional.
Gestão do tempo: Extremamente importante para lidar com a crescente demanda por atividades.
Flexibilidade e Adaptabilidade: Fundamental, atualmente. Precisamos estar sempre abertos às tendências e nos adaptar às diferentes situações e desafios que nos são propostos.
Lidar com pressão: Cada dia mais presente.
Trabalho em Equipe: Engajar e mobilizar todos os agentes envolvidos é fundamental para o sucesso das atividades.
Pergunta 4
BNG: Como você vê o novo boom de Oil and Gas no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro?
Alexandre Grangeiro: Acredito que esse é um movimento extremamente saudável e fundamental para o crescimento do setor energético do país.
A entrada de novos players, principalmente no mercado de exploração e produção (E&P) traz ânimo novo e investimentos, aumentando as perspectivas e gerando mais oportunidades profissionais.
Pergunta 5
BNG: Faça uma análise das oportunidades e desafios que podem aparecer em 2023. Com toda sua bagagem, apostaria em algo que não está sendo dito no LinkedIn, por exemplo?
Alexandre Grangeiro: O ano de 2023 deve ser mais um ano difícil, com a entrada de um novo governo e a necessária adaptação do mercado a um novo conjunto de regras.
Ainda assim, acredito que algumas indústrias possam seguir em expansão trazendo boas perspectivas no âmbito profissional.
Minha perspectiva é otimista e acredito num crescimento em relação aos anos anteriores.
Em termos pessoais, vejo um ano bastante propício para estudo, preparação, aprimoramento e para adquirir novas habilidades.
Pergunta 6
Quais são seus conselhos para os jovens que tem a intenção de construir uma carreira em Supply Chain?
Alexandre Grangeiro: Meu conselho principal é de que estude bastante. O conhecimento é a base fundamental da carreira.
Procure se atualizar, se aconselhar com seus mestres e mentores e ficar atento as novas tendências e técnicas. Conheça seu negócio e explore os dados de sua empresa.
Em outra linha, desenvolva o aspecto relacional. Invista nas relações com o mercado, fornecedores, parceiros e pares bem como com seus clientes internos e stakeholders. Desenvolva uma imagem de credibilidade e de parceria estratégica!!!!!
Profissional com +de 16 anos de carreira desenvolvida nas áreas de Supply Chain e Procurement em diferentes indústrias tais como Aerospace, Oil&Gas, Química e Tintas. Sólida experiência em Gestão de Equipes, Negociação, Geração de Savings, TCO, Strategic Sourcing, Desenvolvimento de Fornecedores Locais e Internacionais, Auditorias e Comércio Exterior.
Vivência em processos de importação e atuação em empresas de diferentes portes e segmentos, como aerospace, petróleo e gás, química e coatings.