Hard & Soft Skills para Procurement

Estamos em constante transformação em todas as áreas, onde a IA, transformação digital vem se em uma crescente, processos cada vez mais globais, e para as pessoas que atuam em Procurement, não evoluiu se atualizar com as novas tecnologias e ficar obsoleto para o mercado.

Hoje, não basta apenas ter habilidades técnicas (hard skills) para identificar fornecedores, negociar preços e gerenciar contratos, etc, as habilidades interpessoais e comportamentais (soft skills) que permitam a comunicação eficaz, trabalhar em equipe de forma colaborativa, inteligência emocional são na maioria dos casos os diferenciais do mercado.

Compartilho aqui uma visão macro de um processo de cadeia de valor, as tecnologias que estão apoiando as áreas de Procurement a acelerar seus processos, através de estratégias da organização, governança dos processos, mas para isso tudo a base para realizar todo este trabalho os soft skill são a base para manter o processo estabilizado.

O que estou dizendo que não adianta ter habilidades técnicas se as comportamentais não atendem as necessidades, aquela famosa frase “Não adianta bater a meta deixando um rastro de sangue.

Hard & Soft Skills em Procurement

Hard & Soft Skills para Procurement

Colaboração

Essencial para conectar diferentes setores e stakeholders, maximizando a troca de informações e identificação de oportunidades.

Trabalho em equipe

Garante alinhamento em objetivos e estratégias, distribuindo responsabilidades e enfrentando desafios coletivamente.

Liderança

Além de guiar equipes, envolve influenciar stakeholders e fornecedores, com visão estratégica e capacidade de motivar.

Resiliência

Capacidade de adaptar-se a adversidades como negociações difíceis ou interrupções na cadeia de suprimentos.

Ética

Garante práticas de compra transparentes e justas, evitando conflitos de interesses e mantendo a integridade.

Inteligência emocional

Fundamental em negociações, permite entender e gerenciar emoções próprias e dos outros, facilitando acordos mutuamente benéficos.

As soft skills, como habilidades interpessoais e emocionais, são vitais no ambiente de trabalho porque facilitam a comunicação eficaz, a colaboração e a adaptação a mudanças e são fundamentais para a construção de relacionamentos saudáveis, gestão de conflitos e liderança inspiradora onde as soft skills na minha visão tão ou mais valiosas que as habilidades técnicas para o sucesso profissional e seu crescimento dentro da área de Procurement.

José Herculano Santos
Gestão de Contratos e Fornecedores | + posts

Responsável pela CLM (Contract Lifecycle Management) e SRM ( Supplier Relationship Management), onde lidero a equipe com o objetivo de garantir a saúde financeira dos contratos por meio de uma gestão integrada e eficiente em todo o ciclo de vida dos contratos, avaliação de riscos de fornecedores.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Governança para as Compras Sustentáveis em 3 passos

Governança para as Compras Sustentáveis em 3 passos À medida...

Compras Sustentáveis: Foco na aquisição com Critérios Socioambientais!

Compras Sustentáveis: Foco na aquisição com Critérios Socioambientais! Apesar de...

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...
spot_imgspot_img
José Herculano Santos
José Herculano Santos
Responsável pela CLM (Contract Lifecycle Management) e SRM ( Supplier Relationship Management), onde lidero a equipe com o objetivo de garantir a saúde financeira dos contratos por meio de uma gestão integrada e eficiente em todo o ciclo de vida dos contratos, avaliação de riscos de fornecedores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui