Índice do artigo
A importância do CPO nas organizações
Como todas as funções executivas, os CPOs têm uma importância extremamente relevante na Gestão de uma Organização.
- Ele desempenha um papel estratégico e responde por até 60% do spend da
empresa, exceto a folha de pagamento e impostos. - Ele é o responsável pelos custos diretos, indiretos, capex, serviços e projetos.
- Possui uma participação direta no resultado P&L do negócio, ou seja do lucro.
- Pelo construção do relacionamento e alianças estratégicas com os fornecedores.
- Por garantir a continuidade da operação e abastecimento com qualidade, custos, prazos e demais requisitos necessários além das metas.
- Pela melhoria do caixa e seu fluxo.
- Atuando fortemente na mitigação dos riscos que envolvem a agenda ESG e a reputação da marca.
- Pelas negociações estratégicas envolvendo centenas, bilhões de Reais ou Dólares anuais.
- Captura de oportunidades e projetos especiais, gestão de categorias com profundidade e inteligência de mercado.
- Contribuindo com inovação e com a transformação digital.
- Transformação da área para o Nível Best in Class e o Procurement 4.0.
- Desenvolvimento e retenção de profissionais de Compras qualificados.
- Guardião do compliance e da ética.
Os CPOS deixam a sua marca numa empresa e muitos se tornam CEO.
Em sua agenda devem constar 20 pontos de atenção pelo menos:
- Dedique tempo na compreensão e alinhamento com todos do C-Level e demais
lideranças. - Reserve tempo para se reunir com os executivos e entender suas estratégias e necessidades específicas para o sucesso do negócio.
- Construa relacionamentos duradouros.
- Antecipe a agenda executiva e tenha apetite por mudanças.
- Planeje e controle a execução da estratégia de Procurement.
- Não delegue a sua visão, compartilhe e defina a agenda. Busque o Buy in de todos os executivos.
- Construa sua marca – através de um Value Proposition claro e com resultados mensuráveis
- Obtenha ganhos rápidos. Identifique e entregue iniciativas de ganhos rápidos e garanta que você se baseie em fatos para ajudar a construir credibilidade.
- Equilibre esforço, entrega de valor e risco em todas as decisões.
- Sua meta será implementar mudanças, portanto, certifique-se de ter os recursos certos para executar bem.
- Avalie bem a sua equipe quanto à habilidade, engajamento e aspiração.
- Desenvolva sua equipe não poupe esforços para que todos tenham a mesma chance de realizar suas entregas conforme os objetivos
- Tome as decisões difíceis sobre os recursos de baixo desempenho e sistemas legados – não espere!
- Comunique e gerencie expectativas.
- Defina as métricas importantes. Comunique de forma clara e frequente.
- Substitua as comunicações de transmissão por sessões direcionadas individuais.
- Gerencie as expectativas e o que é realisticamente alcançável.
- Seja um Aliado do CEO e mostre todo valor da sua área.
- Seja o Protagonista da Transformação.
- Seja Front Office CPO!
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.