LÍDER x LIDERADO – Qual é o seu papel no mundo corporativo?

LÍDER x LIDERADO – Qual é o seu papel no mundo corporativo?

Todos nós exercemos diversos papéis ao mesmo tempo, tanto na vida pessoal (filho, irmão, marido, namorado, pai, amigo), como também na vida profissional (colaborador, assistente, analista, coordenador, gerente, diretor, líder, liderado, colega, chefe).

Essa gama de papéis que temos costuma trazer uma série de conflitos, dúvidas e ansiedades, já que do outro lado sempre existe uma pessoa com opiniões diferentes.

Neste artigo, vamos focar em dois papéis do mundo corporativo, líder e liderado, e em como conciliar conflitos entre esses papéis.

O nosso papel de líder infere muitas responsabilidades, principalmente neste momento atual de pandemia, no qual a falta de contato físico, de olho no olho, e a falta da possibilidade de bater um papo junto a um cafezinho, traz uma dificuldade adicional para as já várias responsabilidades desse papel, podendo complicá-lo.

Conforme o artigo do site Mundo do Marketing, atualmente existem 15 comportamentos e atitudes característico de um líder ágil:

15 Comportamentos e Atitudes da Liderança Ágil:

  • Ser simples em sua forma de pensar e agir;
  • Ter visão sistêmica do seu negócio e sempre buscar melhorá-lo;
  • Ter foco e capacidade de estimular seu time;
  • Permitir os erros e aprender com eles;
  • Estimular o melhor das pessoas por meio de um ambiente construído com confiança e transparência;
  • Estabelecer conexões genuínas;
  • Entender as necessidades: suas, das pessoas, do seu cliente e do seu negócio;
  • Ser o exemplo por meio de suas atitudes e comportamentos;
  • Zelar pelo bem das pessoas;
  • Ser flexível e adaptável;
  • Tornar possível o autogerenciamento;
  • Comunicar sua perspectiva para as pessoas e cocriar com a perspectiva delas;
  • Estimular a colaboração e não a competição;
  • Ter sua atuação como coach;
  • Ser capaz de entregar valor para seu time, seu cliente e seu negócio.”

Referência: (https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/karen-monterlei/39043/os-15-comportamentos-da-nova-lideranca.html)

Acredito que, hoje em dia, para ser um bom líder, precisamos estabelecer com o time uma relação de extrema confiança, transparência, sentimento de equipe, autonomia, protagonismo e resiliência.

Esses comportamentos, junto a uma rotina de gestão, com indicadores chaves, fazerá com que todos alcancem as metas definidas.

Afinal, o trabalho em equipe é a chave para atingir o objetivo final de forma sustentável.

E o papel do liderado?

Nesse papel, temos que exercer praticamente todos os mesmos comportamentos do líder, alguns com menos responsabilidade, ou até mesmo nem exercê-los, mas acredito que a principal característica de um liderado é a confiança.

Ele precisa acreditar no líder, na autonomia que lhe é dada, nas mensagens e na transparência, pois caso não exista essa certeza, não existirá a confiança, e a relação entre líder e liderado não será duradora, podendo inclusive ser prejudicada e influenciar o trabalho do dia-a-dia.

Essa frase do Simon Sinek resume a relação de confiança e união necessária entre o líder e o liderado.

Entretanto, como já mencionei, estamos falando de uma relação entre pessoas, e como em qualquer relação, há sentimentos pessoais que podem interferir nessa relação.

Quando falamos de vida pessoal, umas das alternativas para problemas de relacionamento é a terapia, com um psicólogo que vai te ouvir e entender o seu passado e presente para te orientar a superar situações difíceis ou problemáticas.

A terapia pode inclusive ajudar com alguns aspects da vida profissional, mas, nesse caso, o ideal é fazer mentoria ou coaching. Aliás, mentoria e coaching são serviços bem diferentes e que exigem profissionais diferentes para te auxiliar.

Para ilustrar a diferença entre mentoria e coaching, segue o link de um artigo da Adriana Gattermayr: https://www.linkedin.com/pulse/mentoria-n%25C3%25A3o-%25C3%25A9-coaching-e-vice-versa-adriana-gattermayr/?trackingId=KVw5j5u7SHK%E2%80%A6

A mentoria talvez seja a solução mais factível para os problemas do dia-a-dia no mundo corporativo e pode te ajudar a resolver várias dúvidas, pois fundamentalmente você vai ter como mentor um profissional da sua área que vai poder te orientar e te mostrar os caminhos a serem percorridos de acordo às experiências e aprendizagens dele.

Para finalizar, é importante que você, independente do seu papel, esteja sempre disposto a apreender e reaprender, fazendo cursos técnicos ou acadêmicos, participando de grupos de benchmarking, lendo livros e artigos, e fazendo coaching ou mentoria.

Tenha também a convicção de que esse processo de constante aprendizado e evolução depende única e exclusivamente de você – você tem que ir atrás e exercer melhor os seus papéis, quer seja na vida pessoal ou profissional!

Esse texto é uma mera reflexão que pode ter aceitação, como também críticas, comentários, argumentações (espero ter muitas), mas o mais importante é que se tenha o respeito das opiniões, por mais divergentes que possam ser.

Em tempo: se estiverem interessados em fazer mentoria, fico à disposição para conversar, esclarecer dúvidas, fazer uma análise e orientação inicial. Contem comigo!

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um...

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um software de E-procurement 01 - Full...

As 10 competências essenciais do profissional de compras

As 10 competências essenciais do profissional de compras No último Fórum Econômico Mundial realizado em...

Procurement e o 5G?

Procurement e o 5G? O 5G permite que as empresas executem operações com mais eficiência,...

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos Conheça as tendências inovadoras em tecnologia...

Revenue Management – Gestão de Rentabilidade – Receitas

Revenue Management - Gestão de Rentabilidade - Receitas Pesquisas que integram preços e gestão de...

ESG em Procurement?

ESG em Procurement? Afinal, como devemos abraçar e fazer acontecer? 15 tópicos importantes para...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui