Soft Skills

Olá a todos!

Gostaria de falar com vocês sobre soft skills ou competências comportamentais, pois é um assunto que vem mudando com muita rapidez, principalmente quando tratamos da transformação digital que está invadindo as áreas de Procurement.

Já tem sido batido e repetido que o comprador tem que assumir uma posição mais estratégica e essas competências também têm mudado aos longos destes últimos anos, mas seguem três que eu considero super importantes:

Seja questionador/curioso: não existe mais o “sempre foi assim”! Questione o requisitante, questione o fornecedor, sempre dá para mudar para melhor. Em time que está ganhando se mexe sim! Mas estude e se inteire do assunto e ajude fazendo as perguntas de forma a colaborar com o processo!

Seja comunicativo: não digo isso no sentido de ser super extrovertido ou aquele que “fala pelos cotovelos”, mas entenda que está na Comunicação, na escuta genuína e na fala assertiva, o seu poder de entender as necessidades das várias áreas que interagem no processo de Procurement e, principalmente, seu requisitante.

Seja empático: após questionar assertivamente e ouvir genuinamente, coloque-se no lugar do outro. Seu requisitante teve um problema e precisa de uma atenção especial naquela contratação? Finanças pediu mais um documento? Antes de reclamar, vamos tentar entender os motivos dos outros e talvez, entendendo melhor a situação, surja uma oportunidade de ajudá-los mais do que esperavam.

Um grande abraço e até a próxima!

 

 

 

 

Head de Compras e Facilities Dentsu International - Brasil | + posts

Especialista na implantação, desenvolvimento e otimização da área de Compras, com foco na formação de pessoas, inovação de processos e sistemas e qualificação de fornecedores.

Gestão de equipes de Compras para áreas de TI, serviços corporativos e técnicos além de equipamentos de manufatura. Ampla experiência em negociações estratégicas (com aplicação de técnicas de Strategic Sourcing) obtendo resultados premiados local e globalmente.

 

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img
Érica Riera
Érica Riera
Especialista na implantação, desenvolvimento e otimização da área de Compras, com foco na formação de pessoas, inovação de processos e sistemas e qualificação de fornecedores. Gestão de equipes de Compras para áreas de TI, serviços corporativos e técnicos além de equipamentos de manufatura. Ampla experiência em negociações estratégicas (com aplicação de técnicas de Strategic Sourcing) obtendo resultados premiados local e globalmente.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui