Olá a todos!
Gostaria de falar com vocês sobre soft skills ou competências comportamentais, pois é um assunto que vem mudando com muita rapidez, principalmente quando tratamos da transformação digital que está invadindo as áreas de Procurement.
Já tem sido batido e repetido que o comprador tem que assumir uma posição mais estratégica e essas competências também têm mudado aos longos destes últimos anos, mas seguem três que eu considero super importantes:
– Seja questionador/curioso: não existe mais o “sempre foi assim”! Questione o requisitante, questione o fornecedor, sempre dá para mudar para melhor. Em time que está ganhando se mexe sim! Mas estude e se inteire do assunto e ajude fazendo as perguntas de forma a colaborar com o processo!
– Seja comunicativo: não digo isso no sentido de ser super extrovertido ou aquele que “fala pelos cotovelos”, mas entenda que está na Comunicação, na escuta genuína e na fala assertiva, o seu poder de entender as necessidades das várias áreas que interagem no processo de Procurement e, principalmente, seu requisitante.
– Seja empático: após questionar assertivamente e ouvir genuinamente, coloque-se no lugar do outro. Seu requisitante teve um problema e precisa de uma atenção especial naquela contratação? Finanças pediu mais um documento? Antes de reclamar, vamos tentar entender os motivos dos outros e talvez, entendendo melhor a situação, surja uma oportunidade de ajudá-los mais do que esperavam.
Um grande abraço e até a próxima!