Mulheres em Procurement

Índice do artigo

Mulheres em Procurement

Desbravar o território do Procurement como mulher é encarar uma jornada repleta de desafios em um ambiente historicamente dominado pelo sexo masculino, principalmente nos cargos de gestão.

Entretanto, apesar das adversidades, a determinação e as conquistas alcançadas demonstram de maneira inequívoca que as mulheres estão não somente dispostas a enfrentar esse mundo, mas também a deixar sua marca nele.

A imagem comumente evocada pelo universo do Procurement inclui negociações intensas, viver em um ambiente de fortes pressões por resultados, tomadas de decisões firmes e uma abordagem direta, traços que frequentemente são associados ao estereótipo masculino.

Nesse contexto, as mulheres que ingressam nesse meio precisam confrontar o desafio constante de provar que possuem voz, conhecimento técnico e expertise que podem competir de igual para igual com seus colegas homens.

É uma batalha árdua, pois, em muitas situações, enfrentam o ceticismo e a subestimação, sendo compelidas a demonstrar repetidamente suas habilidades para serem reconhecidas e respeitadas – haja paciência, para enfrentar isso, não é?

Contudo, a resiliência e a determinação femininas não cedem espaço. Cada vez mais, mulheres têm se destacado e se sobressaído perante as adversidades do mundo do Procurement.

Elas trazem para esse ambiente uma abordagem singular, pautada em habilidades de comunicação refinadas, excelência na gestão de relacionamentos e uma visão estratégica perspicaz.

Além disso, a diversidade de perspectivas que as mulheres adicionam à área resulta em soluções mais criativas, abrangentes e adaptáveis.

A mudança, ainda que lenta e gradual, está claramente em andamento. Mulheres estão alcançando posições de liderança em todas as esferas do Procurement, provando de maneira inquestionável que não apenas conseguem sobreviver em um ambiente tradicionalmente masculino, mas também prosperar com excelência.

Conforme as empresas reconhecem cada vez mais os benefícios intrínsecos de uma equipe diversificada, a inclusão de mais mulheres nesse campo é promovida, permitindo a criação de ambientes de trabalho enriquecedores e inovadores.

Assista ao vídeo Procurement de Salto – Verena Pagano entrevista Érica Riera

Em síntese, trilhar o caminho do Procurement como mulher é enfrentar uma série de desafios singulares, principalmente para quebrar as barreiras e subir para um primeiro degrau de gestão.

Mas, à medida que a igualdade de gênero assume um papel central na sociedade contemporânea, o universo do Procurement está passando por uma transformação gradual em um espaço no qual as mulheres não apenas encontram seu lugar, mas também contribuem de maneira inestimável para a construção de um ambiente mais inclusivo, diversificado e, principalmente, com muito foco em resultados!

Head de Compras e Facilities Dentsu International - Brasil | + posts

Especialista na implantação, desenvolvimento e otimização da área de Compras, com foco na formação de pessoas, inovação de processos e sistemas e qualificação de fornecedores.

Gestão de equipes de Compras para áreas de TI, serviços corporativos e técnicos além de equipamentos de manufatura. Ampla experiência em negociações estratégicas (com aplicação de técnicas de Strategic Sourcing) obtendo resultados premiados local e globalmente.

 

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img
Érica Riera
Érica Riera
Especialista na implantação, desenvolvimento e otimização da área de Compras, com foco na formação de pessoas, inovação de processos e sistemas e qualificação de fornecedores. Gestão de equipes de Compras para áreas de TI, serviços corporativos e técnicos além de equipamentos de manufatura. Ampla experiência em negociações estratégicas (com aplicação de técnicas de Strategic Sourcing) obtendo resultados premiados local e globalmente.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui