Índice do artigo
Eu sempre quis trabalhar com Procurement, Supply Chain e Logística.
Mas por que Procurement?
1 – Procurement é emocionante
Compras definitivamente não é um trabalho rotineiro no qual você passa horas atrás de sua mesa fazendo a mesma coisa todos os dias.
Cada novo dia em Procurement não é igual ao anterior. No ambiente de negócios dinâmico de hoje, você terá sempre novos desafios.
Não existe Tédio!
2 – Procurement promove Exposição
O Procurement lhe dará a oportunidade de conhecer pessoas que você nem imagina que conheceria.
Você conhecerá Diretores de Vendas, Gerentes de Desenvolvimento de Negócios e até mesmo C-Level.
3 – Procurement é global
Trabalhar em compras é uma profissão global. Você pode comprar coisas do mercado global ou local.
Você pode se deslocar facilmente pelo mundo trabalhando em diferentes cargos e empresas, ainda dentro da profissão de compras.
A grande coisa sobre compras é que é a mesma em todo o mundo. Se você mudar de uma empresa para outra ou de um país para outro, não encontrará muitas diferenças.
Se houver, será de acordo com o nível de maturidade da empresa.
4 – Compras é a nova vantagem competitiva
Talvez a principal fonte de vantagem competitiva para as empresas modernas seja o gerenciamento eficaz de suprimentos.
Se você estiver trabalhando em uma empresa de manufatura, varejo ou até mesmo serviços, perceberá que produzir produtos mais rapidamente e colocá-los no mercado mais rapidamente significa muito.
Isso diferenciará as empresas de sucesso das outras.
5 – Procurement é estratégico
Cerca de 60 a 75% dos custos das empresas hoje são gastos com materiais necessários para a produção, então os profissionais de compras passaram a ter um papel maior em suas empresas e acesso direto ao C-Level, pois impactam nas decisões estratégicas.
Decisões como quais materiais adquirir ou de onde obter os materiais necessários, com quais fornecedores ter relacionamentos de longo prazo e alianças.
6 – Compras é um desafio
Se você é o tipo de pessoa que gosta de desafios, compras é a profissão certa para você.
Isso inclui centenas de fornecedores de materiais, serviços, componentes e peças necessários para as operações.
Ao fazer isso, você precisa gerenciar efetivamente o risco de aumento da volatilidade do mercado e a oferta local e internacional.
O conjunto adicional de habilidades necessárias são habilidades do tipo CEO, como pensamento estratégico, liderança, compreensão de mercados, inovação e pensamento criativo, previsão de mudanças e gerenciamento de riscos e ESG, habilidades de comunicação eficaz e colaboração interna
7 – Compras é uma profissão em rápido crescimento
50% das organizações estão procurando contratar este ano, um aumento de 6% em relação ao ano passado.
O Procurement como plano de carreira não termina em ser gerente ou diretor de compras, mas pode levá-lo a ser CEO de uma empresa e temos bons exemplos como Tim Cook (CEO da Apple) ou Mary Barra (CEO da General Motors).
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.