O papel estratégico e os desafios do mercado de consultorias

O papel estratégico e os desafios do mercado de consultorias

A evolução do mercado impulsionou as frentes de atuação das consultorias.

Aquele perfil de consultores com graduações e títulos de instituições renomadas, que tinham uma habilidade especial para apurar e analisar zilhões de informações e que apresentavam relatórios detalhados acompanhados de recomendações, são figuras corporativas do passado.

Os consultores que ganham holofotes hoje em dia são executivos que atuam como verdadeiros parceiros de negócio, fomentam inovações e implementam soluções.

Para serem assim reconhecidos pelas empresas em que prestam serviço, trazem na bagagem mais do que diplomas de primeira linha.

São profissionais com grande experiência em liderar empresas, que já desenvolveram grandes negócios ou são especialistas em potencializar projetos, joint ventures, fusões e outras estratégias de crescimento empresarial.

De acordo com dados da Plataforma Statista, publicados na Forbes Tech em dezembro de 2022, esse novo papel transformador de negócios fez com que o volume de US$ 130 bilhões em vendas de serviços de consultoria em 2021 pulasse para US$ 900 bilhões em um ano.

Com isso, estima-se que mercado mundial de consultoria deve crescer a um ritmo médio de 10% ao ano, o que elevaria as cifras de vendas para US$ 1,3 trilhão em 2026.

Provavelmente boa parte desse crescimento seja oriundo de frentes de atuação que não contavam com suporte de consultorias há uns cinco ou seis anos atrás.

São serviços que impulsionam o mercado de consultorias e a criação de novos negócios como a transformação digital, as pautas da agenda ESG (do inglês, ambiental, social e governança) e as demandas do capitalismo de stakeholders – que consiste em uma estrutura para que as organizações possam desenvolver a geração de valor a longo prazo, com foco nas demandas de todas as partes interessadas e no fomento do bem-estar social.

Há mais de 161 mil empresas de consultorias em operação no Brasil, cada uma com suas especialidades.

Estão presentes nos mais diversos segmentos e modelos de negócios, desde o mercado financeiro até indústrias, distribuidores e afins.

E, dessa forma, aos poucos a cadeia de suprimentos global está se reorganizando e fazendo com que todos os players percebam a necessidade de contar com a expressiva contribuição das consultorias para acompanhar a evolução dos negócios e manter sua relevância e competitividade no mercado.

Essa movimentação tem gerado mudanças em setores estruturais como energia e logística também tiveram que se readequar.

Aqui na Procurement Garage, que estamos mergulhados na cadeia de suprimento de regiões como América Latina, México e Europa, temos vivenciado essa realidade de perto, principalmente na inserção de novas tecnologias como inteligência artificial, automatização e robôs e outras soluções para agilizar processos operacionais e viabilizar a implementação de ações mais estratégicas.

Dentro desse contexto, ganhar agilidade, eficiência e potencial de execução tem sido primordial.

Para isso, as empresas precisam estruturar suas organizações com base em três pilares: transformação digital, agenda ESG e pessoas.

E é justamente aí que as consultorias têm tido mais abertura para atuar e liderar a implementação de projetos específicos.

Imagine uma indústria de grande porte que expande sua atuação para outro país ou região.

Pense no tempo que seria necessário para a equipe entender a cultura local, treinar a mão de obra formada por pessoas da região, criar relacionamento com fornecedores e investidores e assim por diante.

Não seria mais eficiente se essa indústria pudesse contar com o suporte de consultorias especializadas que tivessem toda essa expertise e conhecimento?

Claro que sim. Reduziriam tempo, recursos e riscos.

Essa é a atuação das grandes consultorias que estão inseridas em operações globalizadas.

É mais fácil encarar crises econômicas quando especialistas assumem ondas necessárias de disrupção e elevam o patamar de maturidade das empresas.

Consultorias são mobilizadores do mercado, fazem a ponte entre empresas e contribuem como peça-chave para o reposicionamento estratégico de empresas dentro da cadeia de suprimentos global.

E tudo isso faz sua empresa alavancar resultados e se destacar da concorrência.

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