Como criar um perfil campeão no LinkedIn

Como criar um perfil campeão no LinkedIn

O perfil campeão no LinkedIn é um perfil completo com alguns critérios que a própria ferramenta solicita e avisa.

Como por exemplo:

Escreva um resumo para destacar sua personalidade ou experiência profissional, pois perfis que incluem um resumo recebem até 3,9 vezes mais visualizações.

Qual instituição de ensino você frequentou, pois perfis que incluem uma instituição de ensino recebem até 2,2 vezes mais visualizações.

Adicione competências para demonstrar seus conhecimentos, pois os perfis com pelo menos uma competência recebem até 4x mais visualizações.

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com 830 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

O Brasil está em quarto lugar em número de usuários cadastrados na plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos, China e da Índia. Segundo dados da companhia, há cerca de 56 milhões de brasileiros usando o LinkedIn.

No meio de tanta gente, a importância de saber gerenciar o perfil é fundamental, então vem comigo aprender a se destacar.

1 – Url

O LinkedIn cria a url com seu nome e sobrenome e alguns caracteres tipo letras e números, que além de ficar esteticamente feio, prejudica as pesquisas para te encontrar na rede.

A url personalizada ajuda muito o mecanismo de busca, pois deve conter o seu nome e sobrenome e ou alguma palavra chave que escolher.

Dica: no botão pesquisar do aplicativo do LinkedIn no celular tem a opção de gerar um Qr code, que temos a opção de salvar e mandar para nossos contatos e ou colocar no currículo com atalho para nosso perfil.

2 – Título

O título tem que representar seu objetivo na rede e o que você fez ou faz hoje.

Se trabalha em compras por exemplo e seu objetivo for permanecer nessa área de atuação o título tem que ser condizente.

Dentro do setor de compras, poderíamos destacar palavras-chave tais como: compras, suprimentos, supply chain, negociação, strategic sourcing

Poderíamos destacar também cargos tais como: comprador, comprador sênior, coordenador de compras, gerente de suprimentos, especialista em compras…

Nesse sentido imagina um título:

  • Comprador Sênior | Suprimentos | Negociação
  • Gerente de Suprimentos | Strategic Sourcing | Gestão de Estoque
  • Coordenador de Compras | Supply Chain | Logística

Dica: Use sempre está barra em pé | com espaço antes e depois, passará uma sensação de ordem e organização.

3 – Foto de Capa ou Banner

A imagem de fundo tem que ter uma relação direta com o que você faz e o objetivo na rede.

Tem que haver uma sinergia entre a imagem de fundo, a url personalizada, o título e a foto de perfil.

A foto de fundo tem que passar pelo seu objetivo na rede, para quem está vendo seu perfil identificar logo à primeira vista.

Por exemplo, se trabalha com Suprimentos e ou Compras, a imagem tem que estar relacionada com seu ramo, conforme anexo abaixo.

capa linkedin - Blog Na Garage

Observe que ao bater o olho na foto identificamos o setor que a pessoa trabalha e o objetivo.

Uma ótima ferramenta para fazer suas capas é o Canva.

4 – Foto perfil

Foto de perfil é algo complicado para comentar, pois é muito pessoal e temos que tomar todo cuidado ao comentar a respeito. Então vamos fazer o seguinte, vou dar umas dicas e você verifica se serve para o perfil, ok.

Dicas de foto de perfil:

  • Escolha um fundo liso e de preferência claro, para destacar a pessoa e não o ambiente;
  • Um local iluminado faz toda diferença e se for luz natural então, nem se fala;
  • Prefira roupas do seu cotidiano, por exemplo se trabalha de camisa polo tire a foto dessa forma. Gosto de trabalhar de social, então use social, pois quando usamos roupas que estamos acostumados a foto fica mais natural e passa autenticidade;
  • Homens, se for tirar foto de terno por exemplo, não pegue aquela foto de casamento ou batizado, pois vai ficar evidente que não é uma foto profissional, pois esse evento sempre tem muita coisa polindo o cenário tipo: luzes, arranjos de flores, taças de bebida…
  • Mulheres, cuidado com os excessos: maquiagem, brincos e colares, roupas extravagantes, queremos passar uma imagem profissional e às vezes menos é mais;
  • Se for tirar uma foto em casa, peça para alguém tirar, pois é mais fácil de corrigir detalhes, tipo: postura, enquadramento, sorriso;
  • Evite selfie, pois vai ficar aparecendo aquele braço curvo, característico e a postura geralmente é comprometida;
  • Podemos optar por uma foto profissional de estúdio e não se preocupar tanto com os detalhes, porém tem um custo.

5 – Setor

O setor que estamos inseridos na plataforma é de extrema importância para o mecanismo de busca.

Por exemplo: se trabalhamos com compras, o setor correto é Logística e Cadeia de Suprimentos.

Agora imagina a seguinte situação, começamos a trabalhar como comprador em uma construtora, o setor mudará para construção civil e não tem nada a ver com suprimentos/compras.

Se não apontarmos para o LinkedIn qual o nosso setor ele vai puxar o do nosso emprego atual.

6 – Faça um Sobre (Resumo)

A seção do LinkedIn é fundamental para destacar suas habilidades de Soft Skills (habilidades comportamentais competências subjetivas difíceis de avaliar) e Hard Skills (conhecimentos técnicos adquiridos pela experiência, em cursos de formação específica).

Mostre para os recrutadores suas virtudes.

7 – Formação Acadêmica

Nesta seção devemos colocar os cursos acadêmicos de maior relevância, tais como: Bacharel, mestrado, doutorado, PHD, pós graduação e MBA e ou cursos técnicos certificados pelo MEC como por exemplo curso técnico em Logística.

8 – Licenças e Certificados

Inclua todos aqueles cursinhos menores que não cabem na formação acadêmica.

Cursos específicos a sua formação e ou atividade de trabalho e objetivo, assim como cursos de desenvolvimento pessoal.

9 – Competências

Pode incluir até 50 competências nesta seção, uma dica preenche primeiro todos os campos possíveis com o máximo de informação, com isso o próprio LinkedIn sugere competências com base no seu perfil.

Também é interessante reorganizar as competências deixando as três mais importantes para seu perfil visível, uma vez que o LinkedIn destaca apenas três.

Para reorganizar é só ir no lápis do lado para editar, depois clicar nos três pontinhos e reorganizar na ordem que achar melhor e os três primeiros serão destacados.

10 – Recomendações

Este item tem um peso muito grande dentro do perfil do LinkedIn, pois trata-se de indicações de seus contatos.

Uma dica, faça primeiro para seus contatos mais próximos e depois que eles agradecerem peça para retribuir a gentileza, geralmente funciona.

São detalhes e observações simples que fazem toda a diferença no perfil e no mecanismo de busca do LinkedIn, pois queremos ser encontrados e receber propostas, oportunidades, seguidores e um perfil bem montado faz toda a diferença.

Veja mais posts relacionados ao LinkedIn no Blog.

Se quiser aprender mais sobre métricas do LinkedIn como SSI, tem um curso na Udemy ou se preferir algo mais específico faço mentoria em perfis.

Consultor, Mentor, Coach - Alex Silva Consultoria | + posts

Consultor, Mentor e Coach, Bacharel em Administração e Pós-graduado em Logística e Supply Chain pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Compras, Gestão da Qualidade e Administração e Negócios pela UNIP - Universidade Paulista, Pós-Graduando MBA em Coaching e Carreira com Ênfase em Gestão de Pessoas pela Universidade Metropolitana com uma experiência de vinte e três anos na área de Suprimentos e Administrativo.

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Alex Silva
Alex Silva
Consultor, Mentor e Coach, Bacharel em Administração e Pós-graduado em Logística e Supply Chain pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Compras, Gestão da Qualidade e Administração e Negócios pela UNIP - Universidade Paulista, Pós-Graduando MBA em Coaching e Carreira com Ênfase em Gestão de Pessoas pela Universidade Metropolitana com uma experiência de vinte e três anos na área de Suprimentos e Administrativo.

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