Índice do artigo
Sole Sourcing ou Single Sourcing
Um dos dilemas do Profissional de Compras é quando se depara com uma requisição de compra onde o Serviço ou Produto só pode ser adquirido em um único fornecedor.
Mas em que circunstâncias essa forma de contratação é considerada Sole Sourcing ou Single Sourcing?
Sole Sourcing é quando apenas um fornecedor pode fornecer certa commodity, tecnologia, produto, bem e/ou executar um serviço solicitado.
Essa modalidade acontece seja por exclusividade na representação de um produto/serviço no país, expertise técnica para provisão do produto/serviço, capacidade fabril para entrega na data de necessidade, disponibilidade do produto em estoque ou da mão-de-obra pra execução de um serviço, produto/serviço patenteado, entre outros fatores.
Ou seja, Sole Sourcing é caracterizado quando apenas um fornecedor está disponível para atender aquela requisição.
A contratação por Single Soucing é determinada quando um fornecedor específico é escolhido propositalmente pela empresa, mesmo quando outros fornecedores estão disponíveis e qualificados para prover o serviço ou produto.
Essa situação ocorre quando há alguma exigência do departamento requisitante devido à confiança restrita na qualidade do produto/serviço/fornecedor, criticidade do produto/serviço restringindo a oferta, exigência do cliente final por uma marca específica, obrigatoriedade legal, parceria estratégica entre a empresa compradora e o fornecedor, etc.
Em ambos os casos é muito importante que o Profissional de Compras compreenda em quais cenários está inserida a sua requisição. Mesmo sendo restrita a contratação, isso não impede que você obtenha melhores condições de compra através de uma preparação devida antes da negociação.
Porém, é muito importante observar os seguintes cenários:
No caso de Sole Sourcing, é necessário que você colete evidências de mercado que sustentem a contratação do fornecedor sem o devido processo de concorrência pautado na Política de Compras da empresa, ou seja, cotar com pelo menos 3 fornecedores e gerar o mapa de comparação de propostas e seleção de fornecedor.
O mesmo serve para o Single Sourcing. Caberá ao Comprador ter o registro da decisão da empresa por um fornecedor em detrimento de outros devidamente capacitados.
Isso porque, em processos de auditoria interna ou externa caberá ao Profissional de Compras comprovar a lisura e a integridade do processo de contratação ou aquisição.
Fique esperto!
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.