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Práticas de compras eficientes podem aumentar a vantagem competitiva da sua organização?
- Se deve entrar em um setor específico
- Se deve aumentar a capacidade em um setor específico
- Desenvolvimento de estratégias competitivas
- O número de fornecedores disponíveis para cada produto ou serviço essencial que a organização precisa
- A distinção de seu produto ou serviço
- O tamanho relativo e a força do fornecedor
- O custo de mudar de um fornecedor para outro
Poder do comprador
- O número de compradores no mercado
- A importância de cada comprador individual para a organização
- O custo para o comprador de mudar de um fornecedor para outro
- O objetivo fundamental de todas as atividades de sourcing e compras é utilizar o mercado externo e os fornecedores de maneira otimizada para obter uma vantagem competitiva.
Abrace a inovação
Cada vez mais, os profissionais de compras estão sendo solicitados a não apenas possuir as habilidades necessárias para reduzir custos, satisfazer metas de responsabilidade social – ESG, gerenciar relacionamentos com fornecedores e gerenciar riscos, mas agora espera-se que sejam inovadores para obter uma vantagem competitiva.
A contribuição do setor de compras para a inovação pode ocorrer na fase de desenvolvimento do produto, pois 70 a 80% do custo de um produto ou serviço é determinado durante a fase de projeto ou especificação, o que tem impacto direto na vantagem competitiva da organização no mercado.
Além disso, a inovação dentro do departamento de compras pode melhorar toda visibilidade do Spend via um E-Procurement BSM
Essas ferramentas tornaram-se mais vitais do que nunca para a aquisição eficiente de bens e serviços, com alta produtividadee redução do TCO.
Processos de Compras eficientes e eficazes podem proporcionar melhorias rápidas, mas tangíveis, no P&L e aumentar a agilidade do processo de aquisição.
Os fornecedores são fundamentais para o sucesso de uma organização, mas a falta de confiança entre comprador e vendedor é mais comum do que nós (profissionais de compras) gostamos de admitir.
Além disso, você não pode aumentar a participação e fidelização de fornecedores sem incorporar práticas de otimização de fornecedores.
Como a maioria das empresas compra 80% de seus bens e serviços em 20% de seus fornecedores, é fundamental que cada departamento de compras encontre tempo para promover relacionamentos reais com seus principais fornecedores para obter benefícios sustentáveis.
Minimize as práticas de compras Maverick
Ter visibilidade de gastos para todas as atividades de compra oferece a capacidade de reduzir os custos e melhorar o relacionamento com as partes interessadas e buscando melhorias contínuas.
Reconheça o Procurement como um influenciador em toda a organização:
O Procurement não pode ser eficiente se gerenciar custos em um ambiente altamente descentralizado.
Esse estilo de gestão reduz a vantagem competitiva da organização e aumenta os custos operacionais.
Portanto, cada vez mais, os líderes de compras estão sendo convidados para a mesa do C Level porque os executivos entendem que as compras estão evoluindo de uma função de back-office para uma operação comercial respeitada que é fundamental para a vantagem competitiva de uma organização.
Os CPOs podem ter forte impacto na lucratividade de uma empresa. Um estudo da PG mostrou que as organizações que possuem departamentos de compras de alto desempenho relatam margens de lucro de 17,12% superior, em oposição a 3,38% para aquelas com organizações de compras de baixa maturidade.
Seguir essas etapas transformará seus processos de Compras em uma vantagem competitiva para toda a organização.
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.