Índice do artigo
MAKE OR BUY – Fazer ou Comprar?
A análise de decisão de fazer ou comprar é parte integrante do planejamento estratégico de uma organização que pode ajudar a permanência no negócio de forma lucrativa durante a incerteza da demanda do mercado, o declínio da capacidade da organização e as dificuldades com os fornecedores e obtenção de certos insumos como embalagem por exemplo.
Esse processo também chamado de verticalização é muito comum em grandes empresas mas também se aplica a outras de médio e até pequeno porte.
As decisões de fazer ou comprar requerem uma análise profunda e bastante técnica.
Inicialmente deve-se coletar e organizar todos os dados sobre os requisitos do produto e analisá-los em relação às alternativas disponíveis, incluindo a compra ou fabricação interna do produto.
Como funcionam as decisões de fazer ou comprar?
Essa análise visa economizar custos, reduzir o TCO e lidar com contratempos de fornecedores e garantir o fornecimento dentro dos padrões estabelecidos.
Você deve considerar não só os fatores relacionados a fabricação, mas como também:
- Armazenamento;
- Logística;
- Descarte de produtos residuais;
- Custos de monitoramento;
- Retrabalho.
O custo do produto naturalmente, impostos ou seja todo CVM (Custo da Mercadoria Vendida).
- Custo de desmobilizar
- Gestão de Operações terceirizada
- Eventuais investimentos em Capex e sua depreciação
- Gestão da Qualidade etc. etc.
- Plano de Contingência
Muito importante, obviamente que todo o processo precisa ser encarado como um Projeto multidisciplinar.
A seleção dos potenciais fornecedores deve ser minuciosa e extremamente criteriosa.
Não é uma decisão simples de se tomar e precisa de um bom Gerenciamento de Riscos antes de ser tomada. Prós e Contras, análise SWOT etc.
Quer saber mais?
Fale com a Procurement Garage.
A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística.
Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.