Baseline, TCO, índice de mercado e descontos?

Baseline, TCO, índice de mercado e descontos?

BASELINE

Ao calcular as reduções associadas às compras à vista ou à aquisição de bens ou serviços sem informação histórica comparável sobre as despesas, a organização de aquisições ou o prestador de serviços pode calcular uma linha de base de despesas calculando a média de três propostas/quotas de fornecedores.

Algumas organizações consideram a proposta mais baixa como base de referência, mas isto tende a distorcer o custo global como artificialmente baixo.

A redução é então calculada como a diferença entre o preço final negociado e a linha de base das despesas.

Uma vez que a maioria das organizações tem uma parte do número de compras à vista e deve obter o ganho financeiro dessa antecipação em relação ao prazo de pagamento médio ou da meta estipulada, uma política de cálculo de reduções à escala da empresa utilizando este método é fundamental para que uma organização de aquisições e/ou um prestador de serviços possam cumprir os objetivos de redução de custos.

Total Cost of Ownership (TCO)

Quando um bem ou serviço adquirido tem um preço inicial mais elevado mas um custo total de propriedade mais baixo, incluindo manutenção, custos de processo, serviços de valor acrescentado, redução da mão-de-obra, diminuição da procura e/ou do consumo, logística, sucata e outros fatores, o benefício líquido global é normalmente considerado uma redução de custos.

Índice de Mercado

Quando os preços de mercado de bens e serviços estão disponíveis e com tendência a aumentar, a redução de custos baseia-se na diferença entre o preço final negociado para um bem ou serviço e as taxas de mercado prevalecentes para esse bem ou serviço, em média, durante os 12 meses anteriores.

Se ocorrer qualquer redução no índice de preços de mercado, a diminuição reconhecida devido a este preço de mercado mais baixo é considerada uma forma de evitar custos.

Descontos

Quando um comprador recebe um desconto de um fornecedor com base em determinadas condições, tais como um compromisso de volume adicional, esses descontos só podem ser contabilizados como uma redução se o desconto for negociado pelo fornecedor do serviço e não fizer já parte do contrato e o preço negociado líquido do desconto for inferior ao custo de base.

Se existir um desconto verdadeiramente documentado, o impacto e a determinação de uma redução de custos deve incluir a diferença entre o desconto real e o desconto recentemente negociado, de forma positiva ou negativa, conforme o caso.

Lembre se você deve calcular sempre o SAVING menos o PENALTIES (aumento de custos) e o resultado será o SAVING REAL além do calculo do TCO e Cost Avoidance mas este ultimo fica para um próximo artigo.

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Compras Sustentáveis: Foco na aquisição com Critérios Socioambientais!

Compras Sustentáveis: Foco na aquisição com Critérios Socioambientais! Apesar de...

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...
spot_imgspot_img
Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui