Entrevista com Renato Pinheiro

Entrevista com Renato Pinheiro

Entrevista com Renato Pinheiro – Gerente Comercial Atendimento & Cotações – Americanas Empresas Digital

PERGUNTA 1

BNG: Um dos maiores desafios das empresas é conseguir traduzir para a realidade corporativa a mesma simplicidade e agilidade das compras On Line para pessoa física, como a Americanas Empresas está atendendo essa necessidade?

RENATO PINHEIRO: Temos um site bastante completo com atendimento especializado (SAC / pós-venda B2B), mas também temos um portal corporativo com soluções especiais.

Neste site, os clientes têm acesso ao catálogo de produtos vendidos e entregues pela Americanas e também à solução de pagamento faturado (desde que aprovado na análise de crédito).

Além disso, temos um time de Key Accounts que conduz o relacionamento ajudando em toda jornada de ativação do cliente neste portal, fazendo o onboarding e identificando oportunidades que possam ser desenvolvidas para facilitar a vida do comprador.

PERGUNTA 2

BNG: Outra questão que os Profissionais de Compras trazem, é a impossibilidade de negociação em compras realizadas nesse tipo de plataforma, independente do volume a ser adquirido.

Como negociar com fornecedores através da plataforma das Americanas Empresas?

RENATO PINHEIRO: Temos um time de Key Accounts que pode e deve ser acessados para este tipo de demanda. Para grandes negociações, nosso time faz o atendimento “off-line” através do e-mail: cotacoesempresas@americanas.io.

Recebemos todas as demandas de grandes cotações por este canal. O time atende com agilidade e também conduz todo processo de homologação e cadastro junto com cliente, tirando dúvidas e auxiliando o comprador na jornada de cadastro.

PERGUNTA 3

BNG: Independente do tamanho da empresa, toda Política de Compras é pautada pelo atendimento às regras de Ética e Integridade, e dentro desse contexto, precisamos garantir que todas as transações comerciais sejam feitas com fornecedores qualificados nessa disciplina.

Como garantir atendimento a esse requisito, uma vez que a Americanas Empresas agrega milhares vendedores?

RENATO PINHEIRO: Temos uma política de compliance rígida para validação de todos os lojistas parceiros que vendem no nosso marketplace, assim, garantimos a qualidade de todos os parceiros que vendem com a gente.

PERGUNTA 4

BNG: Desde que iniciado esse processo de ampliação da plataforma das Americanas Empresas para o universo corporativo, que casos de sucesso você poderia compartilhar com a gente?

RENATO PINHEIRO: Temos uma carteira de clientes bem robusta e fizemos vários projetos dentro desta carteira. Preços negociados, desenvolvimento de portfólio e serviços específicos para atender as empresas no home office, premiações, etc. Contrato de itens de suprimentos (temos uma solução bastante agressiva para fornecimento de papel A4, por exemplo).

Um bom exemplo de parceria é com o Grupo Globo, cliente da Americanas Empresas desde abril de 2021. No link abaixo é possível entender mais detalhes da parceria:

https://www.infomoney.com.br/patrocinados/ecommerce-b2b/de-alfinete-a-foguete-globo-destaca-agilidade-no-processo-de-digitalizacao-das-suas-compras/

PERGUNTA 5

BNG: Já que estamos falando de tecnologia e inovação em Procurement, como você está percebendo essa tendência de Compras corporativas On Line?

RENATO PINHEIRO: Já é uma realidade e todos nós precisamos pensar em como acelerar ainda mais essa digitalização da relação B2B para indiretos.

Tecnologia traz um processo mais fluido e seguro para todas as pontas envolvidas (fornecedores e clientes).

Do ponto de vista do cliente, digitalizar o canal de compras é ganhar tempo para investir energia em tarefas mais estratégicas.

Além de ter acesso a todos os dados para acompanhar todo processo de compras de forma mais eficaz.

PERGUNTA 6

BNG: Que dica você daria para o Profissional de Compras diante atual das mudanças na forma de comprar corporativamente?

RENATO PINHEIRO: Sempre passar suas necessidades para nosso time de atendimento, trocar sobre as oportunidades e “dores”. Pensar sempre em como deixar o processo mais fluido. Usar a tecnologia a favor. Temos soluções de atendimento e tecnologia que com certeza irão facilitar a vida do comprador. Nosso papel é dar toda informação e atendimento para deixar o comprador cada vez mais livre para se dedicar a tarefas mais estratégicas dentro da sua rotina.

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

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Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

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