As fases de implantação do Spend Analysis

As fases de implantação do Spend Analysis

Como você viu nos artigos 1, 2 e 3, através do Spend Analysis é possível identificar:

  • Os fornecedores mais críticos da empresa em volume financeiro e físico
  • Os itens responsáveis pelo maior volume de gastos da empresa
  • Sazonalidade, tendências de preço e volume de compras num período
  • Erros na codificação de itens (SKUs)
  • Cesta de moedas (Real, Dólar, Euro, etc.)
  • Origem e destino das compras (logística)
  • Gastos Negociáveis x Não Negociáveis

Diferente do que muitos pensam, empresas de qualquer porte ou setor podem implantar a metodologia de Spend Analysis e colher seus resultados.

Entretanto, para fazer essa análise de gastos deve-se respeitar algumas etapas e seus respectivos processos a seguir.

1º DIAGNÓSTICO DE GASTOS

  • Gerar Base de Dados de Compras
  • Sanear a Base de Dados (gastos negociáveis x não negociáveis)
  • Categorizar e Sub Categorizar a Base de Dados
  • Avaliar a Base de Dados por Categorias e Sub Categorias (tendências e sazonalidades)

2º MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES

  • Analisar as práticas de compras da empresa (Spot, Contrato, Urgências, etc.)
  • Identificar Oportunidades por Categoria ou Sub Categoria (brainstorming)
  • Avaliar Riscos e Ações de Mitigação por Categoria ou Sub Categoria (brainstorming).

3º ESTRATÉGIA DE COMPRAS

  • Estudar a complexidade do Mercado Fornecedor
  • Conhecer o Plano de Negócios da Empresa
  • Gerar Curva ABC (80/20), Matriz Kraljic, Matriz Beroe, entre outras
  • Definir estratégia por Categoria e Sub Categorias.

4º PREVISÃO DE RESULTADOS

  • Estimar a Redução de Custo por Categoria e Sub Categoria
  • Definir Critérios para Estratégia
  • Priorizar Categorias e Sub Categorias
  • Estabelecer o Baseline de cada Categorial, Sub Categoria, Produto ou Serviço.

5º PLANEJAMENTO & EXECUÇÃO

  • Identificar e envolver os principais Stakeholders
  • Estabelecer a participação e responsabilidades de cada Stakeholder
  • Definir Cronograma de Execução das Estratégias
  • Implantação das Estratégias de Compras.

6º FEEDBACK & CONTROLE

  • Definir marcos de Avaliação de Resultados
  • Diligenciar o Desenvolvimento da Estratégia de Compras
  • Mapear inconsistências na Estratégia
  • Corrigir inconsistências na Estratégia
  • Registrar Resultados
  • Comunicar Resultados.

É muito importante ressaltar que toda e qualquer implantação estratégica em Compras deve estar associada ao Plano de Negócios da empresa.

Cabe ao Comprador aferir se a estratégia de aquisição de produtos e contratação serviços está alinhada com o Plano de Negócios da empresa para aquele determinado período.

O Comprador precisa conhecer o Plano de Negócios da sua organização e se antecipar na busca pelas melhores soluções no mercado fornecedor, validá-lo ou recomendar melhorias.

Para isso, algumas perguntas sobre o Plano de Negócios precisam ser respondidas:

  • Quais produtos e serviços que se deseja vender?
  • Por quanto tempo se deseja vender esses produtos e serviços?
  • Qual volume desejado para venda desses produtos e serviços?
  • Em que mercados (geográficos) deseja-se vender esses produtos e serviços?
  • Qual a margem esperada na venda desses produtos e serviços?
  • Quais clientes serão atendidos por esses produtos e serviços?

Mediante essas respostas o Comprador percebe onde a empresa está e onde deseja chegar, e a partir desse ponto, deve buscar meios eficientes para suportar o Plano de Negócios.

Uma vez que você percebe o seu papel estratégico no negócio da empresa e age com esse propósito nas interações com o mercado, consequentemente gera os melhores resultados e é reconhecido.

Pense nisso!

Forte abraço do seu Mentor de Carreira em Compras.

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

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Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

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