O que é Premiação e quais são suas etapas?

O que é Premiação e quais são suas etapas?

Confira o que é Premiação e como ela se estrutura no processo de compras dentro de uma empresa.

Entender o que é premiação é um ponto importante em todo projeto de sourcing de uma empresa. Ela corresponde ao processo de fechamento, onde o comprador faz todas as tarefas de apresentação do projeto, coleta de aprovações e comunicação aos fornecedores.

O pacote de Premiação costuma ser enviado via sistema para que os colaboradores aprovem. Cada empresa trabalha com diferentes valores e alçadas de aprovação. Por exemplo: um projeto com valor de R$ 10 mil passaria apenas pela aprovação da coordenação.

Já um projeto acima de R$ 50 mil passaria pela coordenação e pela gerência. Estes critérios, no entanto, são particulares a cada organização.

Quais as tarefas da Premiação?

Para entender melhor o que é premiação, vamos mostrar cada tarefa desta fase do projeto de sourcing:

  • Apresentação Geral do Projeto

É um documento em que o comprador apresenta cada etapa do Strategic Sourcing. Dessa forma, nele estão descritas informações importantes, como planejamento, cálculo do Baseline, RFI, RFP, estratégias de negociação e valor negociado.

  • Resumo de Valores

Corresponde a uma planilha que mostra os valores de todas as rodadas de negociação, bem como o Baseline e o cálculo do Saving.

  • Equalização

A equalização é a planilha utilizada durante a negociação para verificar se as propostas são homogêneas e equalizadas tecnicamente.

  • Proposta Técnica e Comercial

O fornecedor deve enviar sempre dois arquivos em PDF correspondentes à proposta técnica e à proposta comercial. Estes dois documentos também são inseridos no pacote de Premiação para que os aprovadores tenham evidências dos números colocados na Apresentação Geral do Projeto, Resumo de Valores e Equalização.

Organize todos os documentos das fases da premiação em pastas numeradas. Essa organização deve facilitar a localização dos documentos para os aprovadores.

Conclusão

Passe o feedback aos seus fornecedores somente depois de todos os envolvidos terem aprovado o seu pacote de Premiação. Isso porque, até a decisão final, os responsáveis poderão pedir novas rodadas de negociação ou alguma alteração de fornecedor.

 

 

Dono do canal Negociado | + posts
spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui